A Espanha recebe mais de 60 milhões de turistas por ano. Além de sua história e cultura e suas praias belíssimas, um dos grandes atrativos do país é a gastronomia. Então, é hora de saber onde comer em Madri.

Por mais que Barcelona e o País Basco sejam berços dos grandes chefs, Madrid não tem ficado atrás nos últimos anos, com uma comida inventiva e vários restaurantes de tapas modernos, deixando pra trás a ideia de que só existem restaurantes tradicionais, como o próprio El Botín, conhecido por ser o mais antigo do mundo.

madri primavera

Onde comer em Madri

Vamos então, dar uma ajudinha para quem está de viagem marcada e quer saber onde comer em Madri.

A&G – chef considerado um dos melhores da América Latina, Gastón Acurio abriu seu restaurante Astrid & Gastón, em Madri, há alguns anos. Culinária peruana com toques contemporâneos e uma experiência inesquecível.

onde comer em madri

Cafés perto do Parque do Retiro

Capuccino – se a ideia é tomar café da manhã ou uma refeição ligeira, nada melhor que este café super simpático de frente para a Puerta del Alcalá e o Parque del Retiro – o Central Park local.

parque do retiro

onde comer em madri 2

Alta gastronomia em Madri: Diverxo

Diverxo – este é dedicado aos amantes da alta gastronomia. Restaurante mais inventivo dos últimos tempos, comandado pelo exótico chef Dabiz Muñoz. Só de entrar no site já sentimos que seremos surpreendidos.

onde comer em madri 7

onde comer em madri 8

Restaurante argentino em Madri: De María

De María – cadeia de restaurante argentino oferece carnes excelentes, guarnições variadas e sobremesas de cair o queixo, como  a tradicional panqueca de dulce de leche. Meu preferido é o perto do estádio do Santiago Bernarbéu, que tem um serviço exemplar e ambiente acolhedor.

onde comer em madri

onde comer em madri 2

onde comer em madri 3

Bar de tapas moderno: Estado Puro

Estado Puro – gastrobar de tapas comandando pelo jovem chef Paco Roncero – duas estrelas Michelin –  um dos representantes da culinária de vanguarda espanhola com restaurantes também em Ibiza e Shangai. Oferece uma cozinha criativa e proporciona uma experiência e tanto. Destaque para os mini hambúrgueres com mostarda e o foie gras na torradinha com toque de vinho do porto, simplesmente divino. Ele fechou um acordo com rede de hotéis NH e está presente em algumas da suas unidades Collection, como o NH Paseo del Prado, a principal avenida de museus em Madri.

onde comer em madri 3

onde comer em madri 4

Restaurante perto do Palácio Real

Gastroteca de Santiago – uma maravilha de restaurante super pequeno em uma das áreas mais tradicionais de Madri, perto do Palácio Real e da Plaza de Oriente. Impossível não sair dali feliz, com os pratos muito bem elaborados do chef Juan Carlos, que ainda por cima é uma simpatia. Dica imperdível de onde comer em Madri.

onde comer em madri 6

onde comer em madri 7

Cadeia de bar de tapas de qualidade: Lateral

Lateral – precursor do movimento de tapas contemporâneos, se trata de uma cadeia de bares que deu super certo em Madri. Sempre com mesas na calçada, quando a temperatura permite, com ambiente descontraído e tapas bem feitos, como o de solomillo (filé mignon) con brie e as tradicionais croquetas de jamón, além do chope sempre bem tirado (una caña, como se diz por aqui). Mais uma boa dica de onde comer em Madri.

lateral madri

lateral madri 2

Restaurante perto da Calle Serrano

Ten con Ten – bar de tapas contemporâneo e elegante que se tornou um sucesso no bairro de Salamanca. Sem reservar com antecedência é praticamente impossível conseguir mesa. E olha que o lugar é enorme! Com vários ambientes, é possível escolher o bar que às vezes tem DJ, o jardim interno ou ainda o restaurante propriamente dito, com ambiente mais calmo e formal.

ten con ten madri

ten con ten madri 2

Os mercados gastronômicos de Madri

Fora os restaurantes e bares de tapas, Madri oferece alguns mercados gastronômicos tops que se tornaram referência não só para os turistas, mas como para os moradores. Para ler nosso post sobre estes mercados, clique aqui.

madri

E acabamos de conhecer o mais novo espaço gastronômico da cidade, chamado Platea e construído em um antigo cinema em frente à Plaza Colón, um dos símbolos da cidade. O lugar ficou simplesmente o máximo! Foram investidos mais de 60 milhões de euros em  5.800 metros quadrados com  capacidade para 1.100. O resultado são seis estrelas Michelin (Paco Roncero, Pepe Solla e Marcos Morán). Vinte estações de comida e uma oferta diversificada. Um restaurante em cima do chef Ramón Freixa e um bar, coctelería, como chamam os espanhóis, no último andar e de quebra, música ao vivo no palco nos fins de semana. Imperdível!

Platea

El Corte Inglés Gourmet

Para não ficar atrás, a maior rede comercial da Espanha, El Corte Inglés, com lojas de departamento espalhadas por todo o país,  também investiu na área de gastronomia. Na sua loja da Calle Serrano, no bairro de Salamanca, um dos mais elegantes da cidade, foi aberto um novo espaço que reúne um supermercado gourmet e o Street, três restaurantes de chefs renomados. Vale muito a pena! Agora você já sabe onde comer em Madri. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através dos comentários.

calle serrano

Hotéis na Espanha

E se você está indo para a Espanha e quer dicas de hotéis, veja nossas sugestões:

No bairro mais badalado de Madri, Salamanca, a dica é o Hotel Único, muito bem localizado e perto da Calle Serrano. Para saber mais, clique aqui.

hotel unico

Também em Salamanca, se você procura um hotel com bom custo benefício a dica é o Grand Hotel Velazquez.

Já perto do Parque do Retiro, o hotel de luxo Ritz é o primeiro cinco estrelas da cidade. Clique aqui para ler mais sobre nossa experiência.

Ritz noite

Se você é fã de vinho, pode optar pelo Hotel Marquês de Riscal, no norte da Espanha. Leia o post completo aqui.

marques de riscal

Se procura por sofisticação nos arredores de Madri, escolha o Abadia Retuerta L’Domaine, hotel de luxo na beira do Rio Douro. Veja mais aqui no nosso post.

abadia

Já em Barcelona, o conforto e o luxo do Mandarin Oriental Barcelona é ideal para quem procura boa gastronomia, localização e luxo. Veja nosso post clicando aqui.

fachada mandarin

Outra dica é a cadeia de hotéis NH, com vários endereços em Madri, padrão 4 estrelas e preço de 3. Veja mais aqui.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Junho de 2015.

Leia mais:

Marquês de Riscal – hotel de vinho na Espanha

Dicas de Madri

Segovia: uma cidade medieval pertinho de Madri

Las Terrazas de Madri

Salvar

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.