O que fazer em Dubai em 2023: atrações, restaurantes e hotéis

Cosmopolita e cidade dos superlativos, Dubai agrada a visitantes de várias idades e gostos. A pequena vila de pescadores no Golfo Arábico surpreende com tantas atrações, hotéis grandiosos e restaurantes dos melhores chefs do mundo. Mas ao mesmo tempo, convida o turista a se esbaldar pela exuberante paisagem do deserto e preserva a cidade antiga, com o maior mercado de ouro que se tem existência. Dubai é assim: cheia de contrastes e com uma jovialidade de quem nasceu em 1972 e não para de crescer. Um destino extremamente relevante, onde 80% da população é composta por estrangeiros de 200 nacionalidades diferentes. Ou seja, culturas e religiões diversas convivem em harmonia enquanto a língua base é o inglês. Passei uma semana por lá sozinha, me senti totalmente segura e acolhida e pude constatar o nível zero de violência. Te convido então a dar um passeio por Dubai em 2023.

OBS: Estive lá a primeira vez em 2017 (você percebe pelas fotos mais antigas) e volto agora ainda mais impressionada pelo destino.

Aproveite para ler também:

Aliás, se estiver planejando sua viagem para Dubai, aproveite para reservar o seu hotel aqui com o Booking, nosso parceiro!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A geografia de Dubai

Dubai está dividida em sete bairros: Bur Dubai, Deira, Sheikh Zayed Road, Downtown Dubai, Al Barsha, Jumeirah e Palm Jumeirah e Dubai Marina. A cidade de 3 milhões de habitantes é bem espalhada. Portanto, programe-se para gastar cerca de 20 minutos entre um bairro e outro. Ou seja, o ideal é concentrar seus programas por região.

Bur Dubai e Deira ficam às margens do Dubai Creek e são mais antigos e comerciais. Deira, que fica próximo do aeroporto, foi onde Dubai começou.

Deira

Sheikh Zayed Road é a área de negócios de Dubai, com arranha céus que se tornaram referência na cidade.

Dubai Marina é um bairro novo, agitado e onde fica o animado calçadão de Dubai, “The Walk”.

Dubai Marina

Downtown Dubai é uma área super valorizada e onde tem uma concentrações de hotéis de luxo, como, por exemplo, o Ritz Carlton DIFC, o Address Sky View e o Waldorf Astoria. Certamente um dos metros quadrados mais caros do mundo e cheio de atrações turísticas, como o Dubai Mall e o Museu do Futuro.

Al Barsha  é um bairro residencial próximo a Jumeirah Beach.

Jumeirah e Palm Jumeirah (arquipélago artificial em forma de palmeira) contam com resorts e hotéis de luxo inacreditáveis, como, por exemplo, o Atlantis the Palm e o The Royal. Aliás, a água cristalina é realmente impressionante, fazendo até nos lembrar do Caribe. De algumas partes da praia dá até para ver o famoso Burj Al Arab.

Jumeirah Beach

Como se locomover em Dubai e a melhor época para ir

Além do eficiente metrô, Dubai é bem servida de táxi e uber – sendo o segundo a opção mais cara. Não é recomendável viajar para Dubai no verão (junho, julho e agosto), quando a temperatura é altíssima, podendo chegar até a 50 graus. Para você ter uma ideia, até nos pontos de ônibus tem ar condicionado. Fui em Setembro e ainda estava bastante quente, mas sobrevivi, fui à praia e à piscina.

Atrações em Dubai:

Al Seef – uma área recente, à beira-mar, às margens do Dubai Creek, com arquitetura que lembra um bairro histórico. Ligadas a um dos pontos culturais da cidade, as suas margens homenageiam o património dos Emirados com sikkas (becos) estreitas e edifícios cor de areia com antigas torres eólicas.

Al Seef é o destino perfeito para fazer um passeio agradável, com um passeio marítimo repleto de lojas, galerias de arte, pontos de venda e mercados ao ar livre. Desfrute de uma variedade de artesanato dos Emirados e fragrâncias personalizadas, enquanto descobre preciosidades escondidas em cada esquina. Não se esqueça de parar no Museu de Ilusões para tirar fotos com os seus entes queridos em meio a ilusões óticas alucinantes.

Antiga Dubai / Dubai Creek

Certamente a parte moderna de Dubai chama muita atenção e é a mais conhecida do destino. Entretanto, uma vez por lá é imprescindível conhecer a antiga Dubai. Passear pelos souks (mercados) do ouro, de especiarias e de tecidos é um programa que vai muito além de compras. A gente entende a cultura local e vê como vivem e se relacionam alguns dos moradores de Dubai. Dica YMG: se quiser consumir, vai ter que pechinchar, não tem outro jeito. Portanto, sugiro ter paciência e demonstrar o menor interesse possível no que quiser comprar. Além disso, vale pegar o abra  como é chamado o barquinho, e atravessar o rio, chamado de creek. Sem dúvida uma das partes mais interessantes da gigante Dubai. 

Gold Souk e Textile Souk

No Gold Souk, são mais de 600 lojas com todo o tipo de ouro e diamante que você possa imaginar. Além disso, as peças são bem mais baratas do que a gente vê em joalherias do mundo inteiro, já que não há taxas nem impostos. Enquanto isso, o mercado dos tecido oferece lojas de roupas típicas e diversas opções de batas e pashminas.

Os beach clubs – o que fazer em Dubai em 2023

Em Dubai, são muito comuns os beach clubs, já que faz muito calor por lá. A maioria dos hotéis à beira mar têm o seu. Portanto, se você quiser pode reservar um dia da sua viagem para curtir a praia, petiscar e tomar uns drinques. Como o DRIFT, o beach club do One&Only Royal Mirage, com um quilômetro de praia particular, espreguiçadeiras e piscina de borda infinita. Outro bem famoso é o Nikki Beach (com vários endereços mundo afora). O lugar é incrível e super agradável, com um DJ para animar.

Praia do One&Only Royal Mirage

Dubai Frame

A “maior moldura” do mundo com 150 metros de altura, também impressiona pelo visual. Ao entrar, o visitante descobre uma exposição que remonta a Dubai do passado e investiga a do futuro, além de oferecer uma impressionante vista panorâmica da cidade. Certamente rende cliques incríveis!

Dubai Frame

Dubai Mall – o maior shopping do mundo

Inaugurado em 2008 no complexo Burj Khalifa, o Dubai Mall é o maior shopping do mundo! Ou seja, são 1.200 lojas para todos os gostos e bolsos, salas de cinema, praça de alimentação com mais de 150 restaurantes e até hotel. Além disso, é lá também que fica o Dubai Aquarium and Discovery Centre, um dos maiores aquários do mundo. Com o maior painel de acrílico já feito, ele pode ser visto de 3 andares diferentes do shopping. Ao todo, são mais de 33 mil animais aquáticos, de 140 espécies.

Dubai Aquarium

Entretanto, fiquei mesmo impressionada com a diversidade das lojas e com a profusão de lojas americanas, como a de departamentos, Bloomingdales e a de roupa e artigos de casa Anthropologie, entre outras. Vale muito a pena passar pelas inúmeras e lindas lojas de doces também.

Madinat Jumeirah

Simpático complexo que reúne cerca de 40 restaurantes, mercado e três hotéis de luxo. Na verdade é uma versão moderna dos tradicionais souks. Ele foi construído ao redor de um canal artificial e sua arquitetura foi inspirada no estilo das construções típicas árabes. Ou seja, é possível fazer um passeio de abra pelo canal, para admirar o cenário que tem ao fundo o imponente Burj Al Arab. Portanto, um programa bem legal que tinha que constar nesta lista do que fazer em Dubai em 2023.

Safari no deserto – o que fazer em Dubai em 2023

O passeio no deserto na Dubai Desert Conservation certamente é uma experiência emocionante e única e um dos meus programas favoritos! A área preservada abrange vastas extensões de dunas de areia e ecossistemas desérticos intocados. No meu tour de luxo no deserto, organizado pela Platinum Heritage, fui confortavelmente em um Range Rover premium fechado, ideal para enfrentar os terrenos acidentados e tive a oportunidade de explorar a paisagem exótica da região. Entretanto, quem preferir, pode optar por um carro aberto, 4×4, onde os guias especializados conduzem os veículos com habilidade e segurança e proporcionam uma experiência cheia de adrenalina para quem tiver a fim.

A natureza no deserto

Durante o passeio, os guias vão nos explicando sobre a vida selvagem e a importância da conservação do deserto. Afinal, a região abriga uma rica biodiversidade, com plantas e animais que conseguem se adaptar às condições extremas. Começamos por um belo lago de aves migratórias com vista para as dunas impressionantes! Rolou ainda uma apresentação de falcoaria, animal símbolo dos Emirados Árabes, seguida de um pôr do sol de tirar o fôlego, com drinques sem álcool. Tivemos ainda um jantar de 6 passos feito por chef, acompanhado por mocktails elaborados por mixologistas locais. Tudo isso em uma espécie de cabana estilosa, de frente para um lago artificial, em um ambiente bem romântico! 

Eco safari – o que fazer em Dubai em 2023

Em suma, é importante ressaltar que as atividades do safari são conduzidas de forma responsável e sustentável, garantindo a preservação do ambiente natural e respeitando as diretrizes de conservação estabelecidas. A paisagem desértica deslumbrante e a atmosfera única proporcionam um momento de conexão com a natureza e de admiração diante da imensidão do deserto. Saí, portanto, com essa memória como uma das melhores lembranças de Dubai.

O que fazer em Dubai em 2023
Certamente, um passeio imperdível em Dubai

Os museus – o que fazer em Dubai em 2023

Museu do Futuro

Certamente um dos programas imprescindíveis em Dubai é conhecer o Museu do Futuro que tem a arquitetura do prédio, intitulado de “o mais bonito do mundo” toda de aço inox. Aliás, robôs ajudaram na construção do edifício, que leva os visitantes para uma viagem até o ano de 2071. Para saber mais, acesse a matéria completa.

Museu Al Shindagha

O recém-inaugurado museu se propõe a contar a história da população emirati e proporciona aos visitantes uma imersão na cultura local por meio de uma experiência multimídia que leva os visitantes em uma jornada pela história de Dubai.

Os prédios atrações em Dubai

Burj Al Arab Jumeirah o primeiro hotel de sete estrelas do mundo

Mesmo que você não se hospede ou entre neste fantástico hotel, que significa “Torre das Arábias”, ele já é uma atração por si só e não vale sair de Dubai sem fazer uma selfie com esta belezura urbana. Afinal, um dos edifícios-símbolo dos Emirados Árabes construído no formato de uma vela de barco pode ser visto de vários pontos da cidade. Para conhecê-lo por dentro, você pode ir a um dos restaurantes ou então marcar uma visita. É possível comprar um ingresso antecipadamente para o mirante no 124º andar, ou na hora, (sujeito à disponibilidade). E atenção: turistas não conseguem entrar no prédio a não ser com alguma reserva.

Burj Khalifa – o prédio mais alto do mundo

Uma obra prima da arquitetura e engenharia, ele certamente é o um dos cartões postais de Dubai. Com 828 m de altura, este arrojado arranha céu fica ao lado do Dubai Mall e atrai visitantes de todo o mundo, desde a sua inauguração em 2010. A vista inigualável do Burj Khalifa pode ser apreciada não a partir de um, mas de duas plataformas de observação – no At the Top nos 124.º e 125.º andares, bem como numa das plataformas de observação mais altas do mundo (555 m) no 148.º andar. Além disso, você pode apreciar o visual cosmopolita de um dos seus restaurantes, o elegante At.Mosphere. Para comprar ingressos para o prédio mais alto do mundo,clique aqui.

Os restaurantes com vista em Dubai

At.Mosphere – refinado restaurante que fica no Armani Hotel, no 122º andar do Burj Khalifa. O ambiente é belíssimo, o serviço de excelência, e o menu degustação de gastronomia contemporânea irretocável. Aberto do café da manhã ao jantar.

End: Burj Khalifa – 122nd Floor – Downtown Dubai

Cé la Vi – no hotel Address, tem decoração contemporânea e uma vista de cair o queixo para o Burj Khalifa, o prédio mais alto de Dubai.

End: Tower 2 – Level 54, Address Sky View Hotel – Sheikh Mohammed bin Rashid Blvd – Dubai

Sushi Samba – restaurante japonês do hotel St Regis, com uma vista estonteante de Dubai e drinques autorais interessantes.

End: Level 51 – St. Regis – The Palm Jumeirah – Dubai

Onde comer em Dubai

Al Fanar Restaurant & Cafe – restaurante que oferece autêntica cozinha dos Emirados, em ambiente típico e rústico, inspirado no Dubai dos anos 60.

Café Belge – dentro do The Ritz-Carlton, o restaurante tem como inspiração a era dourada da década de 1920 em Bruxelas, com ambiente elegante mas descontraído, e uma área externa agradável.

Gordom Ramsay’s Bread Street – No Atlantis the Royal, o restaurante do famoso chef Gordom Ramsay’s é inspirado no ambiente original do armazém londrino. No cardápio, há uma versão moderna dos clássicos britânicos, como, por exemplo, fish and chips em massa de cerveja artesanal e bife Wellington.

La Mar by Gastón Acurio – No Atlantis The Royal, o conhecido restaurante peruano oferece receitas clássicas do país, como, por exemplo, ceviches e tiraditos, em ambiente contemporâneo.

Nobu – um dos restaurantes japoneses mais famosos do mundo certamente está em Dubai, dentro do Atlantis The Palm. O ambiente é elegante e moderno, e os peixes variados e frescos.

Tasca by José Avillez – o restaurante do premiado chef português José Avillez fica dentro do hotel Mandarin Oriental Jumeira. No menu, pratos da culinária lusitana com toques contemporâneos. Além disso, o ambiente é sofisticada e tem uma vista linda para Dubai, com direito a um terraço com piscina de borda infinita.

Time Out Market – o mercado gastronômico fica dentro do Souk Al Bahar, com 17 opções de restaurantes e estações, três bares e terraço ao ar livre.

Hotéis de luxo em Dubai

Nós, que somos aficionadas por hotéis, recomendamos que você conheça os elegantes hotéis de Dubai, que por si só são verdadeiras atrações na cidade. Dá para almoçar em um e tomar um drinque e jantar em outro. São sempre grandiosos e com uma super estrutura. Ficaria aqui horas escrevendo sobre os hotéis de luxo em Dubai, mas vou me ater aos que me hospedei ou visitei e recomendo demais! Ao longo do texto há outros hotéis mencionados.

Armani Hotel – inaugurado em 2010 por Giorgio Armani no imponente Burj Khalifa. São cerca de oito restaurantes de diferentes tipos de gastronomia.

Atlantis The Palmcertamente o hotel mais famoso da cidade! O resort de luxo fica na famosa Palm Jumeirah, a 35 km do centro da cidade. Ele conta com praia particular, inúmeros restaurantes, um aquário gigante e simplesmente o maior parque aquático do mundo!

Atlantis The Royalinaugurado em Fevereiro, já foi eleito o 47º melhor hotel do mundo, segundo a lista “The World’s 50 Best Hotels.” Na Ilha de Palm Jumeirah, tem design arrojado, 43 andares, e um lobby que impressiona, com uma escultura de 11 metros que representa gotas de água no deserto. Enquanto isso, a gastronomia é representada pelo restaurante La Mar, do premiado chef peruano Gastón Acurio.

One&Only Royal Mirage – com 65 acres de jardim, tem um visual deslumbrante. Além disso, ele é dividido em três hotéis diferentes: The Palace, Arabian Court e Residence & Spa.

One&Only The Palm – resort de luxo irmão do One&Only Royal Mirage, localizado na ilha de Palm Jumeirah, com direito à praia privativa.

Mandarin Oriental Jumeira – resort urbano com vista para as águas azuis do Golfo Pérsico e o horizonte de Dubai. Criado pelo premiado designer de interiores, Jeffrey A. Wilkes, tem 251 quartos elegantes, piscina, bares e restaurantes.

Palazzo Versace Dubai – localizado às margens do Dubai Creek. Tive a oportunidade de almoçar no Vanitas, o restaurante italiano do hotel.

Ritz Carlton DIFC – ótimos restaurantes, piscina no rooftop, spa completo, quarto incrível e um staff muito competente e carinhoso! Além disso, o Ritz Carlton DIFC fica pertinho de várias atrações, como o Dubai Mall e o Museu do Futuro.

Conclusão – o que fazer em Dubai em 2023

A cidade mais ocidentalizada do Oriente Médio que tem vocação para o turismo e agrada em cheio os brasileiros. O forte contraste entre o novo e o antigo, os modernos museus, o exotismo do deserto, os elegantes hotéis, a variedade gastronômica, entre outras dezenas de atividades certamente fazem de Dubai um destino fora de série que você precisa conhecer.

A jornalista Renata Araújo viajou para Dubai a convite do Visit Dubai, órgão de turismo oficial do país, conectada com O Meu Chip e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Outubro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!