Uma data histórica para a gastronomia brasileira. No dia 9 de março no Palácio da Cidade, em Botafogo, foi celebrado o Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2015, o primeiro da América Latina. É a confirmação de que os restaurantes brasileiros ganharam lugar de destaque no cenário gastronômico mundial. E também de que o Brasil ganhou tamanha importância nos últimos anos, que foi merecedor de um guia dedicado a ele.

Lançamento Guia Michelin

Países como o Peru, que tem em Lima sua grande referência culinária reconhecida mundialmente, ainda não tem uma versão do Guia Michelin. Isso mostra que o fato do Brasil ter sido escolhido, representa o reconhecimento dos restaurantes e também de todo investimento que tem sido feito aqui nos últimos anos por parte de estrangeiros, principalmente os franceses que estão marcando forte presença no Rio de Janeiro. A festa reuniu as principais personalidades da gastronomia carioca, onde foi oferecido um elegante coquetel, digno de uma comemoração do guia francês: uma noite emocionante!

Lançamento Guia Michelin

Lançamento Guia Michelin

Na cerimônia de lançamento, estavam presentes o governador e o prefeito da cidade. Eduardo Paes inclusive discursou em homenagem aos premiados. Também presentes, a Diretora de Marcas e Relações Externas da Michelin, Claire Dorland-Clauzel, Jean-Philippe Ollier, Presidente Michelin da América do Sul, e Michael Ellis, Diretor Internacional dos guias Michelin. Eles explicaram qual a metodologia do guia ao classificar os restaurantes e as tendências da gastronomia brasileira.Para uma seleção tão criteriosa como essa, os inspetores frequentam os restaurantes de forma anônima mais de uma vez, avaliam a qualidade dos ingredientes, o cozimento, a regularidade no padrão e a criatividade dos chefs.

Lançamento Guia Michelin

 

Lançamento Guia Michelin

Apesar de ser uma visita anônima, os restaurantes percebem quando algum crítico gastronômico frequenta a casa. Foi o que aconteceu com o premiado Le PréCatelan, restaurante excepcional instalado no Sofitel Copacabana. O chef Roland Villard ouviu boatos de que um inspetor Michelin havia jantado lá, e ficou na expectativa durantes meses. O resultado veio em forma de estrela: uma conquistada no Guia Michelin.

Lançamento Guia Michelin

Junto com ele, o francês Olympe de Claude e Thomas Troigros, o restaurante de Roberta Sudbrack, o Oro de Felipe Bronze, todos presentes no evento, receberam uma estrela no guia. E também o Mee, localizado no Copacabana Palace, e o Lasai, de Rafael Costa e Silva, foram agraciados com uma estrela. Ganhar uma estrela do Michelin não é tarefa fácil. No Brasil, nenhum restaurante ganhou a cotação máxima das três estrelinhas. O que chegou mais perto foi o premiado D.O.M, de Alex Atala, localizado em São Paulo. Ainda na capital paulista, o Fasano também ganhou reconhecimento com uma estrela, e o ítalo-caipira Attimo, denominado assim pelo próprio chef Jefferson Rueda, também tem agora uma estrela no guia.

Lançamento Guia Michelin

O Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2015 tem 304 páginas com 188 estabelecimentos, sendo 43 hotéis e 145 restaurantes. Os demais restaurantes indicados são o que o guia classifica como Bib Gourmand, onde é possível encontrar uma excelente cozinha com cardápios completos e uma boa relação custo benefício. Referência desde 1900, quando foi criado, o guia ajuda amantes da gastronomia e viajantes – já que surgiu inicialmente para motoristas em viagens pelas estradas da França, e desde então evoluiu e passou a ser o livrinho de consulta de turistas no mundo inteiro – a buscarem desde uma indicação para uma refeição agradável num bom restaurante, a estabelecimentos escolhidos a dedo para comemoração de alguma data especial.

Lançamento Guia Michelin

A responsabilidade de ter uma estrela é grande, para alguns pode até ser considerado um fardo. Agora vamos ver como esses restaurantes selecionados se comportarão, se irão conseguir manter a classificação e até mesmo superar o grau de excelência conquistado, de forma a continuar presentes nas próximas edições. Afinal, perder uma estrela do Guia Michelin pode ser muito pior do que nunca chegar a conquistá-la!

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros

Abril de 2015.

Leia mais:

Buffet I+d Gastronomia

Almoço no Prosa na Cozinha

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

A culinária espanhola do restaurante Alacena

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.