Novo menu de Roland Villard no Le Pré Catelan

Por Monica Barros

Fomos convidados para provar o novo menu de Roland Villard no Le Pré Catelan, um chef inspirador, criativo e surpreendente! Há muitos anos à frente do excelente Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel, em Copacabana, ele agora nos apresenta seu novo menu, o Villegagnon. Com apresentação exclusiva do próprio Roland Villard, o jantar foi servido enquanto o chef explicava cada uma de suas criações.

 O personagem que inspirou esse novo cardápio é conhecido de todos, já que aprendemos sobre ele ainda na escola: Nicolas Durand de Villegagnon. O processo criativo de Villard é fascinante. Ele imaginou a partir de intensas pesquisas, como teria sido o banquete preparado pela comitiva do Almirante Villegagnon para a inauguração do Forte Coligny no Rio de Janeiro. Villegagnon chegou ao Brasil em 1555 com uma frota de dois navios, numa missão para estabelecer aqui a “França Antártica”. Os pratos servidos na época provavelmente misturaram o que havia disponível em terras brasileiras com a técnica trazida pela Haute Cuisine francesa. Roland Villard quis homenagear a história comum entre França e Brasil recriando esse cardápio tão especial.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O resultado nós conferimos e adoramos. Começando pelo couvert, com um delicado creme de mandioca com crocante de couve e peixe marinado com pimenta de cheiro e batata doce. Para entrada, salada de feijão “manteiguinha” com óleo de pequi e tartare de atum. O crustáceo veio representado por um camarão grelhado com batata baroa e folha de taioba, e emulsão de crustáceos no urucum. Surpreendente e delicioso.

Depois, um filé de robalo com palmito caramelizado e banana da terra acompanhada de caldo de tucupi. Parece redundante falar, mas estava realmente perfeito. Em seguida, nos foi servido um gravite, sorvete de graviola com champanhe. Roland preparou ainda uma carne de caça, pois nos séculos 16 e 17 eram muito presentes na culinária europeia. Provamos um leitão confitado em crosta de caju e ragu de feijão de corda.

Para manter a mescla entre a cozinha francesa e brasileira, o chef preparou o feijão de corda como se fosse um cassoulet, prato muito típico na França que lembra a nossa feijoada (mas utilizando feijão branco). Ele aprimorou ainda mais esse prato com um toque original de leite de coco, conferindo um resultado bastante exótico.

Como todo banquete que se preze, ainda vinha mais pela frente. Para a carne, entrecôte com vinho tinto e açaí, farofa e croquete de cará com queijo azul francês. Novamente, a mistura perfeita de sabores dos dois países. E para terminar de forma magnífica, uma sobremesa arrebatadora, daquelas que a gente não esquece mais. Mil folhas de mousse de cupuaçu, fondant de chocolate com fava de Tonka e o toque especial do sorvete de maracujá para dar o equilíbrio magistral entre o doce e o azedinho da fruta. A Tonka, também conhecida como cumaru, tem sido difícil de encontrar entre os fornecedores locais, tornando esse prato do Le Pré Catelan ainda mais exclusivo.

Um menu impecável do início ao fim, estrelando agora ao lado do consagrado menu Amazônia, que permanece ativo. Roland Villard tem paixão pelo que faz e isso transparece claramente em sua cozinha e seu trabalho. Perfeitamente adaptado a era das redes sociais, ele mantém uma conta no Instagram onde a cada dois dias apresenta uma de suas criações, através de fotos que ele mesmo produz em seu escritório. Com isso, já são cerca de 150 pratos catalogados. Suas fotos são o convite perfeito para conhecer o lindo restaurante que tem vista total da Orla de Copacabana, e provar seus pratos ricamente pensados e preparados.

Já que a Ilha de Villegagnon desapareceu para dar lugar ao aeroporto Santos Dumont, está aí uma ótima oportunidade para conferir no Le Pré Catelan o novo menu de Roland Villard, que nos oferece não só o que há de melhor na gastronomia carioca, mas um pouco de história também.

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Outubro de 2014.

Leia mais:

Quadrifoglio apresenta novo menu

Forneria São Sebastião muda de chef

Amélie, autênticos crepes franceses na Gávea

Jantar no Oro

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Único hotel do Brasil com Safari: Portobello Resort

Que tal conhecer o único hotel do Brasil com safari? O Portobello Resort é um…

22 horas atrás

Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

A trilha na Floresta da Tijuca é um passeio de imersão na natureza que vale…

2 dias atrás

Bühler: hotel charmoso em Visconde de Mauá

Bühler é um hotel charmoso em Visconde de Mauá. Neste post, você vai descobrir tudo…

3 dias atrás

Dia Mundial do Pão: veja onde comemorar

Dia Mundial do Pão. Este alimento que está sempre presente na nossa mesa e nós…

4 dias atrás

Art Rio 2020 inaugura com modelo inédito

A Art Rio 2020 está com um modelo inédito. Mas promente muito entretenimento aos seus…

5 dias atrás

Roda Gigante do Rio tem desconto para cariocas

Roda Gigante do Rio tem desconto para os cariocas aproveitarem para dar uma de turista…

6 dias atrás