o que fazer no porto 4

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto é parada imprescindível para quem visita o país. Uma cidade cheia de atrações.  Este post tem o intuito de ajudar o leitor a saber o que fazer no Porto, que fica a 300 kms de Lisboa. Viagem que pode ser feita carro, avião ou trem e dura cerca de 2:45 minutos.

Saiba também o que fazer em Lisboa

O que fazer no Porto

o que fazer no porto 4

Fundação Serralves

Para começar, o Porto é o berço da cultura em Portugal e endereço de vários museus interessantes. Um deles é a Fundação Serralves, que fica em um parque maravilhoso, com obras ao ar livre, lago e até animais. É um passeio muito gostoso e uma viagem no tempo, caminhar por ali e ver a belíssima casa em estilo art deco dos anos 30. O museu apresenta ainda exposições temporárias de arte moderna.

Conheça o Four Seasons Lisboa, um dos melhores hotéis da cidade.

o que fazer no porto 5

o que fazer no porto 6

o que fazer no porto 7

Seu centro histórico foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua arquitetura, que mistura o clássico com o moderno, realmente impressiona. A Baixa é o chamado centro da cidade, com vários prédios restaurados. Como você vê, há muito  o que fazer no Porto.

o que fazer no porto 8

Onde comer no Porto

Um dos lugares mais procurados por turistas é o Café Majestic, de 1921. Com decoração belle epoque, é parada obrigatória para quem visita a cidade, seja para tomar um café, um drinque ou fazer uma refeição leve.

o que fazer no porto 9

o que fazer no porto 10

Um dos melhores restaurantes do Porto é o DOP, do badalado chef Rui Paula. Você pode optar pelo cardápio à la carte ou por dois tipos de menu degustação. Escolhi o menu “Mar” e adorei!

o que fazer no porto

o que fazer no porto 2

Um restaurante simples porém delicioso e bom custo benefício é o Cantinho do Avillez. Ele oferece menu executivo na hora do almoço e serve uma comidinha bem caseira. Comi um bom e velho bacalhau ao bráz que estava divino e um chope muito bem tirado. Detalhe: em  Portugal, chope se  chama fino.

o que fazer no porto 3

o que fazer no porto 7

Já um restaurante pequeno e charmoso, onde são servidos sanduíches deliciosos é o Brick. Ele fica em frente à Torre dos Clérigos, um dos monumentos mais famosos da cidade. Além de saber o que fazer no Porto, você descobre onde comer lá também.

o que fazer no porto 4

o que fazer no porto 5

E um lugar simpático para tomar um drinque e comer coisas leves é a Champanheria, que até já fizemos post sobre ela. Você pode ver aqui e agora ela conta com mais de um endereço na cidade.

o que fazer no porto 6

Passeios no Porto

Para passear, vale ir até à Rua de Santa Catarina, fechada para carros e cheia de lojas e também passar pela Praça da Batalha, onde fica a histórica igreja de Idilfonso, que acaba de completar 275 anos. Destaque para o belo Teatro Nacional Dom João.

o que fazer no porto

o que fazer no porto 2

o que fazer no porto 3

O Rio Douro e seus arredores

Outro programa que vale a pena é ir até Gaia, do outro lado da cidade, onde ficam várias caves de vinhos produzidos no Douro.

Douro 4

Vinícola Grahams

Conheci a Grahams, uma das mais tradicionais, de 1820.  Lá é possível fazer um tour que conta a história da marca e que no final, dá direito a uma bela degustação. A cave fica em uma localização privilegiada, que proporciona uma vista deslumbrante da cidade. Destaque para o maravilhoso restaurante Vinum, que abre apenas para o jantar e já ganhou vários prêmios.

o que fazer no porto 11

o que fazer no porto 12

o que fazer no porto 13

o que fazer no porto 8

E uma vez por ali, é imprescindível um passeio pelo Douro, região vinícola das mais bonitas da Europa. São inúmeras vinhas que abrem para visita e também restaurantes de alta gastronomia e hotéis com foco no vinho, como a Quinta Nova, em meio à uma paisagem espetacular do Douro.

Douro

hotel quinta nova

Douro 5

Almocei no excelente Castas e Pratos, que fica na antiga estação de trem da Régua. Comi o arroz com carabineiros, eleito o melhor arroz de Portugal e pude comprovar que o título não foi à toa.

Altis Grand Hotel, em Lisboa

Douro 2

Douro 3

Uma ida ao Porto é um passeio belíssimo que vale muito a pena quando se planeja uma viagem a Portugal. E agora você já sabe o que fazer no Porto.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Julho de 2o15.

Leia mais:

Uma bela viagem pelo norte de Portugal

Roteiro de Aveiro, Portugal

Um hotel de luxo na montanha em Portugal

Belmonte, a cidade de Pedro Álvares Cabral

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.