O que fazer na cidade do Porto | Dicas de Portugal

Douro

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto é parada imprescindível para quem visita o país. Uma cidade cheia de atrações.  Este post tem o intuito de ajudar o leitor a saber o que fazer no Porto, que fica a 300 kms de Lisboa. Viagem que pode ser feita carro, avião ou trem e dura cerca de 2:45 minutos.

Saiba também o que fazer em Lisboa

O que fazer no Porto

o que fazer no porto 4

Fundação Serralves

Para começar, o Porto é o berço da cultura em Portugal e endereço de vários museus interessantes. Um deles é a Fundação Serralves, que fica em um parque maravilhoso, com obras ao ar livre, lago e até animais. É um passeio muito gostoso e uma viagem no tempo, caminhar por ali e ver a belíssima casa em estilo art deco dos anos 30. O museu apresenta ainda exposições temporárias de arte moderna.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Conheça o Four Seasons Lisboa, um dos melhores hotéis da cidade.

o que fazer no porto 5

o que fazer no porto 6

o que fazer no porto 7

Seu centro histórico foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua arquitetura, que mistura o clássico com o moderno, realmente impressiona. A Baixa é o chamado centro da cidade, com vários prédios restaurados. Como você vê, há muito  o que fazer no Porto.

o que fazer no porto 8

Onde comer no Porto

Um dos lugares mais procurados por turistas é o Café Majestic, de 1921. Com decoração belle epoque, é parada obrigatória para quem visita a cidade, seja para tomar um café, um drinque ou fazer uma refeição leve.

o que fazer no porto 9

o que fazer no porto 10

Um dos melhores restaurantes do Porto é o DOP, do badalado chef Rui Paula. Você pode optar pelo cardápio à la carte ou por dois tipos de menu degustação. Escolhi o menu “Mar” e adorei!

o que fazer no porto

o que fazer no porto 2

Um restaurante bem simpático e delicioso, além de um bom custo benefício é o Cantinho do Avillez. Ele oferece menu executivo na hora do almoço e serve uma comidinha bem caseira. Comi um bom e velho bacalhau ao bráz que estava divino e um chope muito bem tirado. Detalhe: em  Portugal, chope se  chama fino.

o que fazer no porto 3

o que fazer no porto 7

Já um restaurante pequeno e charmoso, onde são servidos sanduíches deliciosos é o Brick. Ele fica em frente à Torre dos Clérigos, um dos monumentos mais famosos da cidade. Além de saber o que fazer no Porto, você descobre onde comer lá também.

o que fazer no porto 4

o que fazer no porto 5

E um lugar simpático para tomar um drinque e comer coisas leves é a Champanheria, que até já fizemos post sobre ela. Você pode ver aqui e agora ela conta com mais de um endereço na cidade.

o que fazer no porto 6

Passeios no Porto

Para passear, vale ir até à Rua de Santa Catarina, fechada para carros e cheia de lojas e também passar pela Praça da Batalha, onde fica a histórica igreja de Idilfonso, que acaba de completar 275 anos. Destaque para o belo Teatro Nacional Dom João.

o que fazer no porto

o que fazer no porto 2

o que fazer no porto 3

O Rio Douro e seus arredores

Outro programa que vale a pena é ir até Gaia, do outro lado da cidade, onde ficam várias caves de vinhos produzidos no Douro.

Douro 4

Vinícola Grahams

Conheci a Grahams, uma das mais tradicionais, de 1820.  Lá é possível fazer um tour que conta a história da marca e que no final, dá direito a uma bela degustação. A cave fica em uma localização privilegiada, que proporciona uma vista deslumbrante da cidade. Destaque para o maravilhoso restaurante Vinum, que abre apenas para o jantar e já ganhou vários prêmios.

o que fazer no porto 11

o que fazer no porto 12

o que fazer no porto 13

o que fazer no porto 8

E uma vez por ali, é imprescindível um passeio pelo Douro, região vinícola das mais bonitas da Europa. São inúmeras vinhas que abrem para visita e também restaurantes de alta gastronomia e hotéis com foco no vinho, como a Quinta Nova, em meio à uma paisagem espetacular do Douro.

Douro

hotel quinta nova

Douro 5

Almocei no excelente Castas e Pratos, que fica na antiga estação de trem da Régua. Comi o arroz com carabineiros, eleito o melhor arroz de Portugal e pude comprovar que o título não foi à toa.

Altis Grand Hotel, em Lisboa

Douro 2

Douro 3

Uma ida ao Porto é um passeio belíssimo que vale muito a pena quando se planeja uma viagem a Portugal. E agora você já sabe o que fazer no Porto.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Julho de 2o15.

Leia mais:

Uma bela viagem pelo norte de Portugal

Roteiro de Aveiro, Portugal

Um hotel de luxo na montanha em Portugal

Belmonte, a cidade de Pedro Álvares Cabral

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!