Lisboa foi eleita a Melhor Cidade Destino da Europa em 2018. Certamente um lugar encantador que soube se reinventar depois da crise, com projetos modernos e novos espaços culturais. É claro que o You Must Go! tinha que passar alguns dias na “Terrinha” antes do ano acabar. Então, aproveite para nos acompanhar em tempo real pelo Instagram @youmustgoblog! Para ajudar você, que também ama a capital portuguesa, fizemos um roteiro de Lisboa bairro a bairro, com dicas preciosas!

👉Reserve o seu hotel em Lisboa aqui pelo melhor preço.

Roteiro de Lisboa bairro a bairro

Belém

Belém é a parte mais turística de Lisboa. O bairro fica às margens do Rio Tejo e tem alguns dos principais cartões postais da cidade, como, por exemplo, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos. Lá também podemos encontrar o Centro Cultural de Belém.

+5 passeios em Lisboa

Centro Cultural

melhores bairros de lisboa

A famosa Torre de Belém

E, claro, um must go de Belém é comer os Pastéis de Belém. A confeitaria homônima ao doce está no mesmo endereço desde 1837: Rua de Belém, 84. A “receita secreta” é uma herança do Mosteiro dos Jerónimos e se mantém fiel desde então. Portanto, qualquer um que você prove fora daqui chama-se simplesmente “pastel de nata”.

+O que fazer na cidade do Porto

Certamente uma das paradas obrigatórias

Onde ficar?

Altis Belém Hotel & Spa – Endereço: Doca do Bom Sucesso.

Baixa/Chiado

Assim como Belém, a Baixa é também é um lugar bastante turístico. A região é bem movimentada por concentrar muitas lojas e restaurantes, e fica entre a Praça do Comércio e o Rossio. A parte mais central e principal ponto de compras é a Rua Augusta, fechada somente para pedestres. Por lá, vemos desde lojas de souvenirs e doces portugueses a lojas de departamentos como Zara e H&M.

+As 10 praças mais bonitas do mundo

lisboa bairro a bairro

Vista para a Praça do Comércio

Subindo o Elevador da Santa Justa, no fim da Rua do Ouro, chegamos ao Chiado, o bochicho da região central de Lisboa. Uma parte super histórica da cidade, mas revitalizada, com lojas fast fashion e ótimos restaurantes. Além disso, bem perto do Elevador Santa Justa estão as ruínas do Convento do Carmo e, em frente a elas, o Largo do Carmo. Logo ali nas ruínas do  Carmo há o restaurante chamado Topo, com vista belíssima, que merece a visita.

+5 atrações em Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral

lisboa bairro a bairro

Ruas muito agradáveis!

Sabe a estátua de Fernando Pessoa que todo mundo tira foto quando vai a Lisboa? Então, ela fica ao lado do Café À Brasileira (Rua Garrett, 120) e menos de 100 metros da livraria Bertrand (Rua Garrett, 73), a mais antiga livraria em atividade do mundo, datada de 1732.

+Roteiro de Aveiro, em Portugal

Onde ficar?

Pestana CR7 – Endereço: Rua do Comércio, 54

Avenida Liberdade

Subindo em direção ao Convento do Carmo, chegamos à Avenida Liberdade. Um lugar onde o luxo e sofisticação são palavras de ordem. No bairro mais sofisticado de Lisboa estão os melhores hotéis e restaurantes da cidade, como o JNcQUOI (Avenida Liberdade, 182), o lugar do momento!

lisboa bairro a bairro

Avenida Liberdade

As calçadas de mosaico recebem os clientes das principais grifes europeias que estão lá, como Prada, Louis Vuitton e Dolce & Gabbana, por exemplo. As fontes dão um toque a mais de charme. Para uma vista deslumbrante da cidade, vá até o final do Parque Eduardo VII, lugar para ver o tempo passar, comendo e bebendo algo.

melhores bairros de lisboa 3

Vista do Ritz

Onde ficar?

Four Seasons Hotel Ritz Lisboa – Endereço: Rua Rodrigo da Fonseca, 88;

Tivoli Avenida Liberdade – Endereço: Avenida Liberdade, 185

Altis Avenida Hotel – Rua 1º de Dezembro, 120

+Four Seasons Hotel Ritz, um dos melhores hotéis de Lisboa

Príncipe Real

Bem ao lado da Avenida Liberdade e também considerado uma extensão do Chiado, está o Príncipe Real. Ele foi considerado pela revista Time Out, como um dos 10 bairros mais cool do mundo! O “bairro da realeza”, como é chamado, é uma homenagem a Pedro V, o verdadeiro Príncipe Real. Lá estão as lojas mais coloridas e trendys, como o ateliê Lidija Kiolovrat ou ainda a loja-conceito Embaixada. Há ainda uma ótima oferta de restaurantes de autoria, asiáticos, italianos, vietnamitas, indianos…

Além dos melhores lugares para um happy hour, como o clássico Quiosque do Oliveira e o moderno Café Príncipe Real, no terraço do Hotel Memmo Príncipe Real.

Onde ficar?

Memmo Príncipe Real – Endereço: Rua Dom Pedro V, 56J

Alfama

Certamente um dos bairros mais famosos e típicos de Lisboa. Ou seja, espere encontrar ruas estreitas, portas típicas e muitas casas de fado. Aliás, é lá que fica o Castelo de São Jorge, uma fortaleza construída na época dos visigodos, e de onde se tem uma vista linda da cidade. O bairro também abriga o mercado de rua mais popular de Lisboa, a Feira da Ladra, que acontece terças e sábados.

lisboa bairro a bairro

Onde ficar?

Memmo Alfama – Endereço: Travessa das Merceeiras 27

lisboa bairro a bairro

No rooftop do Memmo Alfama

Cais do Sodré

É lá que fica o mercado gastronômico mais concorrido de Lisboa, o Mercado da Ribeira! Foi reinaugurado com curadoria da revista Time Out, em uma armazém moderno, com mais de 40 espaços, sendo 24 restaurantes, 8 bares, áreas comerciais, salas de espetáculos, além de espaço para aulas e workshops de gastronomia. Ou seja, é o lugar ideal para comer bem e comprar típicas delícias portuguesas. Aliás, o bairro também abriga a Estação de Trem Cais do Sodré, que cobre destinos próximos, como Cascais e Estoril.

Bairro Alto

Esta, sem dúvidas, é a parte mais agitada e boêmia da terrinha. À noite, as ruas estreitas ganham mesinhas, ou seja,  um convite para parar em alguma tasca e ouvir um bom fado vadio (aquele cantado por novatos). Suba até o Miradouro de Santa Catarina (atualmente está fechado para obras) e apenas relaxe com uma das vistas mais bonitas do Tejo. Encante-se com a Igreja de Santa Catarina, que além de linda é um Monumento Nacional.

lisboa bairro a bairro

E para uma foto “bem blogueira” da sua viagem, não deixe de ir à Rua da Bica de Duarte Belo, famosa por suas escadinhas e casas antigas coloridas. É lá também que passa o bondinho, chamado de “ascensor elétrico”. A rua não fica exatamente no Bairro Alto, mas sim no seu vizinho minúsculo Bairro da Bica, distante apenas 200m do Miradouro.

melhores bairros de lisboa 2

Certamente um dos cartões postais de Lisboa

Onde Ficar?

Verride Palácio Santa Catarina – Endereço: Rua Santa Catarina, 1

Marvila

Podemos defini-lo com um lugar alternativo e efervescente, que tem sido considerado um lugar interessante a se visitar em Lisboa. No caminho do Parque das Nações, o bairro com antigos armazéns se transformou e recebe hoje galerias de arte e cervejarias artesanais. A Dois Corvos foi a primeira a se instalar na região. Há também a Musa, que junta cerveja com Rock´n´Roll em um espaço com estilo industrial.

lisboa bairro a bairro

Um dos vários bares e cervejarias do bairro

Para conhecer as tendências do bairro, vá ao Collections, um armazém de 3.000m² que foi revitalizado e recebe estúdios e ateliês de moda, design, lojas pop ups e o food truck Ilegítimo.

Alcântara

O bairro residencial recebe o complexo mais descolado do momento, a LX Factory. Uma espécie de complexo industrial, que se transformou em espaço de co-working com várias lojas de decoração, restaurantes, escritórios e oficinas criativas. Com uma programação cultural intensa, é de lá que saem as novidades lisboetas. No terraço do gastrobar Rio Maravilha, podemos tomar um drinque com direito a uma vista incrível do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril.  Além disso, é por ali também que fica o novo museu Matt (de Arte, Arquitetura e Teconologia).

lisboa bairro a bairro

lisboa bairro a bairro

Vista para a Ponte 25 de Abril

Onde ficar?

Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument – Endereço: Rua Jaú, 54

Campo de Ourique

Cada vez mais popular entre os portugueses e assíduos em Lisboa, o Campo de Ourique é um bairro residencial, mas com forte presença do comércio de rua. No Miradouro Amoreiras, que fica no 18º andar da Torre das Amoreiras, temos uma vista de 360º da cidade. Já no Mercado de Campo de Ourique podemos provar os sabores locais, afinal, lá estão tanto opções gourmetizadas como hambúrgueres a barracas de frutas e legumes.

melhores bairros de lisboa

O mercado do bairro

Aliás, é também neste bairro que fica a Casa de Fernando Pessoa, principal escritor português, e que se tornou um centro cultural aberto à visitações.

Portanto, estes são os bairros que consideramos como visita obrigatória em Lisboa. E você, já esteve na cidade? Qual é o seu bairro preferido?

Por Renata Araújo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food em Outubro 2018

Fotos: Renata Araújo e Duda Vétere

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.