Hoje, 22 de abril, comemoramos o Descobrimento do Brasil. O You Must Go faz o caminho contrário dos portugueses e chega a Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral. Uma cidade que nos toca, só de pensar em toda história que ela oferece. Uma vez em Portugal, vale dar um pulinho em Belmonte, onde nasceu nosso descobridor.

5 passeios em Lisboa

a terra de Pedro Álvares Cabral

Além disso, o vilarejo de Belmonte é uma graça

A terra de Pedro Álvares Cabral

Belmonte é uma aldeia histórica que faz parte do distrito de Castelo Branco, no Centro de Portugal. Ela está aos pés da Serra da Estrela, conhecida por ser o lugar de origem do queijo cremosíssimo de mesmo nome, famoso no mundo inteiro, e pela neve em solo lusitano. Belmonte também está a 3h de carro de Lisboa e a 180 Km de Coimbra.

O que fazer na Cidade do Porto

a terra de Pedro Álvares Cabral

Serra da Estrela

a terra de Pedro Álvares Cabral

Na Serra da Estrela

Esta pequena vila do século XII tem aproximadamente 7 mil habitantes e muita história para contar. Com belas paisagens, Belmonte é Patrimônio Cultural e Monumental da Humanidade devido às suas construções da Idade Média e também à resistência dos judeus à intolerância religiosa na Península Ibérica, da qual Portugal faz parte. Enfim, nós já estivemos por lá e separamos para você 5 atrações imperdíveis em Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral.

Belmonte

5 atrações em Belmonte

  • Castelo de Belmonte

O Castelo de Belmonte tem uma história diretamente ligada ao Descobrimento do Brasil, afinal, essas terras pertenciam à família de Pedro Álvares Cabral. Ele é um castelo medieval que fica na parte mais alta de Belmonte, a 650m de altura, no Morro da Esperança. De lá de cima tem-se uma bela vista da aldeia. Um de seus prédios já foi usado como prisão no século XX e hoje, na Torre de Menagem (parte central do castelo) fica o museu arqueológico. Lá também estão as ruínas do antigo Paço, com uma janela em estilo manuelino, indicando que a fortaleza um dia também já foi uma residência.

Roteiro de Aveiro, em Portugal

a terra de Pedro Álvares Cabral

O castelo

  • Igreja de São Tiago e Panteão dos Cabrais

A Igreja e a Capela dos Cabrais (Panteão dos Cabrais) ficam a 40m do Castelo de Belmonte. Juntos, as três construções formam um Monumento Nacional. Tanto na arquitetura da Igreja quanto na da capela estão presentes os estilos gótico, românico e manuelino. Portanto, são considerados um “mosaico arquitetônico”. É lá que também estão enterrados os restos mortais de Pedro Álvares Cabral, que foram trazidos de Santarém em 1961.

Diverlanhoso, um parque de aventura em Portugal

  • Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos é mais uma homenagem ao filho mais ilustre de Belmonte. Ele fica no pátio do Solar dos Cabrais, onde a família Cabral morou. Além disso, na casa principal funcionam a Biblioteca e o Arquivo Municipal.

a terra de Pedro Álvares Cabral

Entrada do museu

O “Achamento do Brasil”, como eles se referem ao Descobrimento, foi a maior conquista dos Descobrimentos Portugueses. Por isso, mais um museu dedicado ao tema. Porém, fora de Lisboa. Ele é bastante interativo e um bom lugar para quem está com crianças.

a terra de Pedro Álvares Cabral

Detalhes do museu

O Museu dos Descobrimentos abre de terça a domingo, com ingressoas a € 5.

  • Torre de São Cornélio

Pouco se sabe ao certo qual foi a verdadeira função da Torre de São Conélio. Uns dizem ter sido um templo, outros uma prisão onde ficou São Cornélio e há quem diga ter sido uma base militar. Mas, o que se sabe é que ela é uma belíssima construção de arquitetura romana que fica no Monte de Santo Antão. Portanto, tinha que estar na nossa lista de 5 atrações em Belmonte.

  • Museu Judaico de Belmonte

Este é o primeiro museu de Portugal dedicado ao povo judeu sefardita e sua história. O museu inaugurou em 2005 e expõe centenas de peças utilizadas por famílias hebraicas, principalmente as de Trás-os-Montes e Beira Interior. Além disso, ele conta a história da comunidade judaica que vive na aldeia desde o início de século XVI.

a terra de Pedro Álvares Cabral

Comunidade judaica vive em Belmonte

Sobre o Centro de Portugal

O Centro de Portugal reúne 100 concelhos (divisões administrativas) de 10 cidades. É uma região muito charmosa com destinos muito procurados como, por exemplo, Fátima, Coimbra, Viseu e Óbidos. Na parte litorânea está Nazaré, com praias famosas entre os surfistas por causa de suas ondas gigantes. Como, por exemplo, a surfista brasileira Maya Gabeira, que escolheu Nazaré para morar.

a terra de Pedro Álvares Cabral

Belmonte: a terra de Pedro Álvares Cabral

Toda a região é muito interessante, com uma gastronomia rica, lugares históricos e ótimos vinhos para provar durante a viagem. Ou seja, um must go português.

Por Renata Araujo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araujo

Abril de 2018


Leia mais:

7 sugestões do que fazer em Bruxelas

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

Como acumular pontos com o novo Clube Multiplus

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.