Mais uma novidade importante para os viajantes: a partir de 2021 os brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa. Com o nome de Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, ETIAS, na sigla em inglês, o documento vai custar 7 euros e poderá ser obtido pela internet.

👉Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Aveiro, em Portugal

Brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa

O objetivo deste novo método é aumentar o controle de entrada de estrangeiros nos países da União Européia. A permissão será exigida para turistas (permanência máxima de 90 dias em um período de seis meses) provenientes de 62 países que não precisam de visto, como é o caso de nós, brasileiros.

Canadá facilita o visto para os brasileiros

Bruges, na Bélgica, é uma das cidades que entrou nesta lista

No formulário eletrônico que deve ser preenchido, além de questões relativas à identidade, o viajante vai precisar informar se já esteve em áreas de conflito, se tem doenças pré-existentes, se possui histórico criminal e que países visitou anteriormente. Basicamente como é feito para tirar o visto dos Estados Unidos, por exemplo. A resposta, positiva ou negativa, tem o prazo máximo de 96 horas após o pedido.

O documento será exigido por todos os países do Espaço Schengen: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça e Liechtenstein.

Brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa

Portanto, em 2020, será preciso um visto eletrônico para ir à França!

Ah! Quem viajar para o Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, não precisará do visto. Além disso, outros países como Turquia, Croácia e Rússia, por exemplo, não exigirão a autorização. Mas, se o voo para lá tiver uma conexão em algum estado Schengen, o documento será necessário.

Dicas para não perder o trem na Europa

O visto eletrônico para a Europa será válido por 3 anos ou até a expiração do passaporte registrado.

Portanto, por mais que ainda falte algum tempo até 2021, agora você já sabe que os brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa.

Fotos: Renata Araújo

Julho de 2018


Leia mais:

Visita à fábrica de biscoitos Kambly, na Suíça

O maior parque de flores do mundo 

O que fazer em Amsterdã

5 museus em Moscou, na Rússia

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.