Comer e Beber 2020

Está sendo um ano certamente atípico, em que gastronomia teve que se reinventar. Nunca tivemos tanto prazer na comida, em meses que não podíamos sair de casa e só nos restava ir para cozinha, aprender e/ou aprimorar os dotes. Ou então, aguardar ansiosamente a campainha por uma comidinha entregue em casa. Foi certamente o ano em que o delivery se aprimorou e chegou para ficar. Além disso, alguns estabelecimentos corajosos, abriram a porta em plena pandemia. Em meio a tudo isso, a revista  mais carioca que existe não baixo a guarda e fez sua tradicional celebração.Claro que o formato foi digital e pela primeira vez, aberto ao público. As lives foram transmitidas diretamente do Loft do 25 no Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer que tem a gastronomia também como eixo principal de atuação. Vamos conhecer agora os Restaurantes premiados da Veja Rio no Comer e Beber 2020 no Rio.

+Reserve aqui o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

+Restaurantes com varanda em Ipanema

Restaurantes premiados da Veja Rio no Comer e Beber 2020 no Rio

Como acontece todos os anos, as categorias foram divididas entre Bares, Comidinhas e Restaurantes. O evento aconteceu com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Veja Rio. A apresentação ficou a cargo da editora chefe da revista, Fernanda Thedim e do jornalista Zeca Camargo. Fernanda afirmou que “este é o momento em que a gastronomia carioca precisa estar unida e que é um orgulho chegar ao 24o premiação”.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Hors Concours

O restaurateur Marcelo Torres, dono do restaurante Xian, no centro, levou o troféu de melhor empreendedor, enquanto o restaurante Ana ganhou melhor delivery. A premiação teve ainda participação musical da cantora Roberta Sá.

Comidinhas

O melhor bolo foi para a Bel Trufas, no Leblon, enquanto o melhor chocolate ficou para a marca Dengo. Já a nova categoria “granola” foi para a chef Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô. Em termos de hambúrguer, o melhor smash, outra inovação, os bifinhos, de 80, 100 gramas, foi para o Shees, em Botafogo. O Empório Jardim levou o prêmio de melhor pão de queijo e a Vero foi o campeã da categoria sorvete. Já o melhor melhor Pão do Rio  foi para a  Slow Bakery, sob comando de Rafa Brito Pereira, que produz seus pães artesanalmente todos os dias, e também ganhou em 2019.

Comer e Beber 2020

Indicados ao melhor vegetariano do Rio

 

Os premiados da Veja Rio

Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô

Bares

O Brewteco, com filial no Leblon e que abre em breve na gávea, levou o troféu de melhor Bar de Cerveja, enquanto o Bar Madri, na Tijuca, foi o vencedor como o melhor boteco. Já o tradicional Galeto Sat’s levou o prêmio estreante de melhor brasa. A carta de drinques vencedora foi do Liz, no Leblon, do mixologista Tai Barbin e o Nosso, ganhou como Gastrobar. O melhor petisco do Comer e Beber 2020 foi polvo com bacon do Velho Adonis. Em tempos de vida ao ar livre, o Quiqui, em São Conrado, venceu na categoria melhor quiosque. Enquanto isso, o ARP, bar do hotel Arpoador, que adoramos, ficou com o merecido prêmio de melhor visual.  Portanto, uma mistura de bares tradicionais com casas jovens, foi o resultado dos premiados da Veja Rio.

+Delivery de drinques no Rio durante a quarentena

Bar Madri - premiados da Veja Rio

Bocata de almôndega do Bar Madri

 

Restaurantes

A última categoria dos premiados da Veja Rio no Comer e Beber 2020, naturalmente foram os restaurantes. O O Elias Gourmet Bar, com vários endereços na cidade, foi o escolhido como o melhor de comida árabe, enquanto o prêmio do melhor restaurante brasileiro ficou com Maria e o Boi, simpática casa, em Ipanema. O vencedor de melhor restaurante de carne, foi o Malta, de quem somos fãs, é reincidente e tem duas filiais, Jardim Botânico e no Leblon.

+Entregas na Barra da Tijuca durante pandemia

novo menu degustação do malta

Segundo andar do Jardim Botânico

novo menu degustação do malta

Marcelo Malta e Renata Araújo

 

Cozinha de autor

Na difícil escolha de melhor cozinha de autor, entre Pedro de Artagão, do Irajá Redux, Rafa Costa e Silva, do Lasai, o Oteque, de Alberto Landgraf, que já tinha sido eleito o chef do ano em 2019 e – também melhor contemporâneo – foi o vencedor. Já o restaurante francês vitorioso foi Emile, no hotel Emiliano, em Copacabana. Uma prova de que restaurantes em hotéis merecem atenção e são tendência na gastronomia mundial.

Restaurante Emile, com seu charmoso jardim vertical

O requintado Cipriani, no Belmond Copacabana Palace, comandado pelo chef Nello Casesse, merecidamente venceu como melhor italiano, enquanto Naga, no Village Mall, foi o vitorioso na categoria melhor restaurante japonês por mais um ano. A novata Ferro e Farinha no Leblon ganhou como melhor pizza e o título de melhor restaurante português ficou para o Gajos D’Ouro, aberto em plena pandemia, que já fomos conferir, viramos fã e fizemos até um IGTV! O vitorioso na categoria de melhor peixe foi o Venga Chirinquito, de frente para a praia de Copacabana.

Campeã da noite

O grande vencedor da noite foi sem dúvida o .Org Bistrô, que levou o melhor vegetariano.  Além disso, a chef Tati Lund, que fa um trabalho brilhante, pesquisa, viaja muito e é ativista das causas ambientais,  foi eleita chef do ano.

Embalagens recicláveis .Org Bistrô

Embalagens “conscientes” do .Org Bistrô

Restaurante com práticas sustentáveis

Renata Araújo e a chef Tati Lund

Comer e Beber 2020

Chef Tati Lund emocionada ao receber o prêmio

 

Texto e fotos:  Renata Araújo, Novembro 2020

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.