Por Carla Fiorito 

A Enoteca Saint Vinsaint é o único restaurante da América Latina a servir, exclusivamente, vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos, o que, além de saborosos, também trazem vantagem para a saúde de quem os bebe, uma vez que produtos químicos estão fora da sua composição. O que na França, por exemplo, é super comum, faz desse pequeno, porém, encantador bistrô dentro da capital paulista, uma verdadeira viagem ao mundo dos sentidos.

Enoteca
Ramatis é o braço masculino da Enoteca, formado em psicologia e pós-graduado em marketing do vinho. O braço feminino tem nome de flor: Lis. Ela, formada em Nutrição e Gastronomia, sonhou anos atrás em abrir um negócio no qual pudesse importar vinhos e também divulgar pequenos produtores brasileiros. Assim nasceu a Enoteca,  um dos lugares mais autênticos da cidade. E sabe por quê? Porque vai muito além da proposta de ser um estabelecimento comercial. Tem alma! A alma de um casal apaixonado pelo que faz e, principalmente, por aquilo que acredita.

Enoteca

Pelo menos uma vez ao ano eles viajam para vivenciar a colheita de uvas em diferentes destinos do Brasil. Trazem de volta experiência e muitos rótulos de amigos e novos produtores que descobrem. Entre os destaques da carta da Enoteca, que hoje conta com cerca de 180 rótulos, estão Domino Vicari, da Praia do Rosa, Era dos Ventos, de Bento Gonçalves e Vinhas da Loucura, de Eduardo Zenker, da cidade de Garibaldi.

Enoteca

Também entre essas pesquisas de campo já enriqueceram o repertório em países como Bulgária e  na Hungria e brincam que nas viagens internacionais, deixam as roupas pra trás e garantem espaço na mala para os vinhos.

Enoteca

A Enoteca só tem quinze mesas e três funcionários e cada objeto da casa foi comprado nas viagens e conta muito da história e estilo do casal.

5

E minha noite de segunda-feira deixava de ser apenas uma noite de segunda-feira. Começava ali uma inesquecível viagem pelas delícias de um senhor menu-degustação… assinado pela própria dona, Lis Cereja.

Enoteca

Pra começar, uma entrada de sabores intensos e marcantes: Terrine Al’Ancienne (de vitela com pato e pistache, acompanhada de brotos orgânicos, piclese mostarda Dijon). Para harmonizar: vinho do Porto branco orgânico;

Enoteca

Em seguida, Carpaccio de pato defumado, molho à base de laranja e gengibre harmonizado com cerveja Red Ale que eles descobriram durante a última viagem que fizeram para Santa Catarina;

Enoteca

Primeiro prato principal: Polvo a galega sobre cama de couscous marroquino com grão de bico e páprica. O prato parece uma pintura de Miró, com uma explosão de sabores! Para acompanhar, um vinho branco de notas florais: Trebbiano D’Abruzzio.

Enoteca

Na sequência, Ovo perfeito com azeite de trufas e lasca de botarga (ovas prensadas de tainha). Acompanhando, um autêntico jerez que, ao primeiro gole, me levou a uma das mais especiais viagens que fiz pela Espanha, anos atrás. O prato tinha sabor tão esplêndido que quando me lembrei de fotografá-lo, já estava pela metade…

Enoteca

Continuando, arroz de pato com coxinha de asa confitada.

Enoteca

E quando parecia não haver mais espaço para a imaginação, e para o meu estômago, eis que Lis surge com bombons de… fois gras! Sim, fois gras com chocolate meio amargo, redução de Jerez Pedro Jimenez, flor de sal e azeite extra virgem desvirginando qualquer preconceito. Pra comer de joelhos, em pé, deitado, sentado…. E tomando mais um jerez, por supuesto!

Enoteca

Mas as recordações e referências dos doces que a avó fazia, não deixaram nossa chef parar por aí e pra fechar com brasilidade meu banquete lá veio ela com um doce de abóbora com cardamomo, açafrão e calda da própria abóbora. A bebida?? Cachaça orgânica do Vale do Rio das Antas.

Enoteca

E fim de papo.

P.S.

Ah claro, já ia me esquecendo de contar: a Lis e o Ramatis se conheceram durante uma degustação de vinhos. Viva Baco!

Enoteca


Fotos: Carla Fiorito

Leia também: 

You Must Go na TV!

Il Borsalino: um tradicional italiano de cara nova

Começa o Festival das Águas trazendo o melhor da culinária tailandesa!

Le Repas – um charme de restaurantes francês em SP

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.