Por Renata Araujo

Há 22 anos, a ex-bailarina Maria Teresa Etrusco, mais conhecida como Tetê, resolveu abandonar Paris e se mudar para a bucólica Paraty com o sonho de abrir uma pousada. Ao ver a fachada colonial de um casarão do século XVII, que havia pegado fogo, não pensou duas vezes, comprou o terreno e depois de cinco anos de obras minuciosas, foi inaugurada a Casa Turquesa, luxo e exclusividade se encontram em Paraty. Não à toa, a pousada faz parte do Circuito Elegante, selo de qualidade de hotéis e restaurantes no Brasil.
onde ficar em paraty
São apenas nove quartos, todos decorados com muito cuidado. Com um toque de sofisticação, mas sem exageros, os quartos seguem sempre uma linha de cor. O meu era azul, bem ao estilo da casa. Eles são todos bem equipados com TV’s LCD, ventilador de teto, ar condicionado, mini-bar, as camas, super confortáveis, com lençóis 300 fios de algodão egípcios e mosquiteiros feitos por artesãos do sul da Bahia.
mtg casa turquesa
Uma pousada bem feminina, onde percebe-se que é regida por uma mulher: exigente e organizada. O projeto é do arquiteto paulista Renato Tavolaro, que já restaurou mais de 40 casas na região e tem experiência neste tipo de trabalho. Tetê fez questão de manter o estilo original do casarão, que foi modernizado sem  perder a personalidade. O cuidado é tanto que não é permitida a entrada com sapatos. Para isso, recebemos simpáticas havaianas na hora do check in, e os sapatos vindos da rua são deixados em cestos, na entrada do hotel.
mtg casa turquesa2
O lugar é ideal para casais que querem descansar, curtir, namorar, já que só é permitida a entrada de maiores de 14 anos. A atenção aos detalhes é visível, um hotel com clima de casa onde se recebe os amigos. Perguntei como a Tetê faz para manter o padrão, sempre tudo em ordem e para treinar a equipe, geralmente a parte mais difícil neste tipo de estabelecimento. Ela confessa que com muita conversa e cobrança, sempre chamando atenção para pequenas distrações e mostrando o que pode ser feito para melhorar.
mtg casa turquesa3
Pelo visto tem dado resultado, porque a pousada vive cheia e são frequentes os hóspedes habituais; tanto brasileiros, quanto estrangeiros.
Muito bem localizada, no centro histórico, quem fica na Casa Turquesa só pega o carro se quiser, já que é possível passear por Paraty a pé e se deliciar nos maravilhosos restaurantes que a cidade oferece, além de fazer passeios de barcos, que aliás, ficam ali bem pertinho do hotel. Quem quiser se aventurar em outro tipo de programação como mergulho em cachoeira, uma ida à Trindade – cidade vizinha – ou a alambiques, é só pedir sugestões à equipe da pousada, que está sempre prestes a ajudar e tem uma lista do que fazer in and out de prontidão.
mtg casa turquesa4
Como uma boa casa de verdade, os espaços da pousada são bem aconchegantes, há uma sala de estar e uma de leitura, com direito a computador e lareira, para os dias mais frios. Para os mais quentes, piscina com hidromassagem ao ar livre. E para o ano todo, adega, bar e gazebo. Lembrando que o wi-fi funciona super bem e que não há estacionamento. Recomenda-se estacionar o carro na Praça da Matriz, a 200m do hotel.
mtg casa turquesa5
O café da manhã é muito bem servido à la carte, com tudo que temos direito e mais um pouco: ovinho quente, pão de queijo delicioso, banana frita, bolinhos, além de uma variedade de pães e frutas. A pousada não tem restaurante propriamente, mas saem refeições leves, como uma boa massinha caseira.
mtg casa turquesa6
Eleita pela revista Quatro Rodas “Pousada do Ano” em 2009 e recomendada por publicações prestigiadas no Brasil e no exterior, como Conde Nast,DeparturesChic and Retraits, a Casa Turquesa, além de ser o lugar ideal para casais em lua-de-mel ou em comemoração de alguma data, pode também ser palco de eventos pequenos, corporativos ou pessoais.
IMG_2047
Um fim-de-semana para relaxar em grande estilo e esquecer dos problemas cotidianos cercado de conforto, bem-estar e bom gosto, afinal, na Casa Turquesa, luxo e exclusividade se encontram em Paraty.
IMG_2086
Para saber mais sobre Paraty, assista nosso vídeo e aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube.

Fotos: Renata Araujo
Leia mais:

Agosto de 2014.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.