Em tempos de coronavírus, muitas exposições e museus renomados fecharam as portas por tempo indeterminado, especialmente na Europa, onde países como, por exemplo, França e Itália foram muito atingidos pelo Covid-19. Aqui no Brasil, alguns espaços culturais estão fechados, como, por exemplo, Inhotim, em Brumadinho, além de museus em São Paulo e no Rio de Janeiro. Então, como a recomendação é ficar em casa, listamos 7 museus com tour virtual para você se distrair! Aproveite também para ver nossas dicas de séries para viajar sem sair de casa e assistir nosso IGTV, com participações de brasileiros fora do país.

7 museus com tour virtual

MOMA, Nova York

Certamente um dos museus de arte moderna mais importantes do mundo. Com um renomado acervo de arte contemporânea, foi reaberto recentemente com uma expansão de mais de quatro mil metros quadrados, que incluem galerias abertas gratuitamente ao público. Na plataforma online do Google Arts & Culture, é possível ver a exposição da artista suíça Sophie Taeuber-Arp, considerada uma das principais modernistas do início do século XX.

+Dicas da Itália para enfrentar a Quarentena
+Filmes sobre viagem e gastronomia

museus com tour virtual

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Museo del Prado, Madri

O Prado é o principal museu da Espanha. Inaugurado no dia 19 de novembro de 1819, possui mais de 20 mil obras de coleções valiosíssimas de artistas, como, por exemplo Caravaggio, El Greco e Rembrandt. Entre as principais obras, destaque para “A Menina”, de Diego Rodríguez de Silva e Velázquez. E a boa notícia é que no site do museu, há uma página especial para explorar as suas coleções! Ou seja, um verdadeiro presente para os amantes de arte.

+Top 5 museus em Madri

Museu do Louvre, Paris

Apenas o maior museu de arte que existe, assim como o mais visitado! O museu reúne mais de 35 mil obras expostas em uma área de mais de 60 mil m². Portanto, as infinitas galerias do Louvre podem ser visitadas on-line, com visão 360º, através do tour virtual. Desde as antiguidades egípcias, passando pelos restos do fosso do Louvre, que originalmente era uma fortaleza, até a Galerie d’Apollon, que foi destruída por um incêndio em 1661 e reconstruída por Le Vau. Além disso, também é possível contemplar as fachadas do museu virtualmente. 

+Eventos, cursos e ações online para ficar em casa
+Emissões de vistos e passaportes suspensos no Rio

hotel boutique perto do louvre 20

Fim de tarde no Louvre

Museu do Vaticano, Vaticano

Com inúmeras obras icônicas, reunidas ao longo dos anos com a curadoria dos papas, o tour virtual permite que internautas façam um passeio 360º por importantes exibições dos Museus do Vaticano, como, por exemplo, as Salas de Rafael, assim como a Capela Sistina de Michelangelo.

+Como conseguir uma audiência com o Papa, no Vaticano

National Gallery of Art, Washington, DC

Criada em 1937, tem um dos acervos mais importantes dos EUA e belos jardins com obras ao ar livre. Sua coleção inclui pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, medalhas e artes decorativas. É lá, por exemplo, que está a única pintura de Leonardo da Vinci nas Américas. No tour virtual, ele apresenta duas mostras. A primeira é uma exposição de moda americana, de 1740 a 1895, com roupas das épocas colonial e revolucionária. Já a segunda, é uma coleção de obras do pintor barroco holandês Johannes Vermeer.

+10 coisas para fazer em Washington DC

museu de graça em Washington DC - museus com tour virtual

Jardins da National Gallery

The Metropolitan Museum, Nova York

O maior museu de NYC tem uma coleção muito vasta. São mais de 2 milhões de obras de arte do mundo inteiro, divididas em 400 galerias. Há fotografias, pinturas de artistas importantes, como, por exemplo, Van Gogh, e esculturas. Para este período que eles permanecerem fechado, organizaram um resumo digital, com vídeos, artigos e recursos on-line do The Met. Você pode aprender sobre pintores contemporâneos como Gerhard Richte, realizar atividades artísticas com a família e até assistir a shows de músicos. Além disso, há também audios guiados, tour 360º pelas salas e toda a coleção do museu.

+Roteiro Gastronômico de Nova York

nova exposição no met

Fachada do museu

British Museum, Londres

Localizado no coração de Londres, este museu conta com um acervo de mais de 8 milhões de peças. No tour virtual, é possível percorrer o Great Court e descobrir a antiga Pedra de Roseta, além de múmias egípcias. Dividido pelos continentes, dá para escolher qual sala acessar, além de categorias, como, por exemplo, ”Arte e Design” e ”Poder e Identidade”. Certamente um passeio bem completo e educativo!

+Roteiro de três dias em Londres

Por Duda Vétere. Março 2020.

Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.