Essa semana começamos a sentir por aqui o real significado da palavra quarentena e parece que a nossa “ficha” quanto à pandemia do COVID-19 está caindo agora. Apesar de todos os alertas das autoridades, ainda é possível ver um movimento nas ruas. Se alguém ainda pensa em viajar para cidades do interior do estado ou até mesmo viagens interestaduais, não deve fazê-lo, já que a recomendação no momento é FICAR EM CASA. Tanto é, que, há várias atrações turísticas fechadas ou suspensas no Brasil devido ao Coronavírus. Lembrando que tudo está mudando rápido, portanto vamos atualizar este post pouco a pouco. Aproveite também para conferir nossas dicas de 15 séries sobre viagem. Além disso,vale ler também sobre cancelamento de viagens e os cuidados com as fake news.

Atrações turísticas fechadas ou suspensas no Brasil devido ao Coronavírus:

Parques Nacionais:

O Governo Federal determinou a suspenção de visitas em todos os Parques Nacionais por uma semana. Entre eles estão: Parque Nacional da Chapada Diamantina – BA; Lençóis Maranhenses – MA; Serra da Canastra – MG; Serra da Capivara – PI; Parque Nacional de Jericoacoara – CE; Pantanal Matogrossense – MT; Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PE, entre outros.

+Dicas da Italia para enfrentar a Quarentena do Coronavírus

Nordeste:

Além do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha que mencionamos acima, o Aeroporto da ilha também estará fechado. E os turistas que ainda estão no local tem até amanhã (20/03) para saírem da ilha.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+Quarentena: filmes sobre viagem e gastronomia

Em Salvador, das atrações turísticas fechada  estão: o Teatro Castro Alves, por tempo indeterminado, por exemplo. A Casa do Carnaval e o Espaço Carybé das Artes também estarão fechados por 15 dias (desde 16 de março). O Museu Geológico da Bahia também encerrou as atividades por 30 dias ( desde do dia 18 de março).

A bela praia em Salvador

Sul:

Das atrações turísticas fechadas  na região, uma delas é o  Beto Carreiro,  até o dia 03/04. E na Serra Gaúcha, grandes eventos como a Páscoa de Gramado e a Festa da Colônia também em Gramado, foram cancelados. Mais atrações turísticas fechadas, como, por exemplo, o Alpen Park em Canela/ O famoso trem da Maria Fumaça, reduzirá sua capacidade em 50%. Já a atração Snowland continua funcionando normalmente, por incrível que pareça.

Em Curitiba, o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, o Museu de História Natural e o Zoológico não funcionarão até o dia 12/04.

Foz do Iguaçu fechou seu parque nacional do Iguaçu (lado brasileiro por uma semana e lado argentino por tempo indeterminado), o Parque das Aves, fechado por uma semana ( a partir de ontem) e o Itaipu Binacional também por uma semana a partir de ontem (18/03).

+Eventos, cursos e ações online para ficar em casa

Sudeste:

Brumadinho, em Minas, suspendeu o funcionamento do Instituto Inhotim e Museu por tempo indeterminado.

Roteiro de Inhotim

Arte e natureza em Inhotim

Poços de Caldas está com a entradas fechadas para turistas a partir de ontem, 18 de março, por tempo indeterminado.

No Rio de Janeiro, há diversas atrações turísticas fechadas, enquanto teatros e museus também encerraram suas atividades por agora. O Bondinho do Pão de Açúcar, por exemplo, está suspenso por pelo menos 15 dias, podendo aumentar o prazo. Trem do Corcovado fechado também até dia 30 de março.

+Emissões de passaportes e vistos suspensos no Rio

as 7 maravilhas do mundo

Cristo Redentor sob a Guanabara visto do Bondinho

Os Museus

Museu do Amanhã, fechado até 22 de março mas também podendo ser prorrogado. Outros museus de portas encerradas por indeterminado são, por exemplo: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu de Arte do Rio (MAR), Instituto Moreira Sales, Casa Roberto Marinho, Museu da Astronomia e Oi Futuro.

+Restaurantes que fazem delivery no Rio, em tempos de coronavírus

Os jardins do Museu do Amanhã

Em Angra do Reis, o acesso à Ilha Grande está restrita somente aos moradores, e estes deverão apresentar documento comprovando residência na ilha.

Na região Serrana, Petrópolis proibiu a entrada de ônibus e vans de turismo. Em Arraial do Cabo também, apenas as empresas 1001 e Salineira ainda estão operando na região. E Cabo Frio suspendeu todos os voos por 30 dias.

+Seguro viagem e Coronavírus: entenda como funciona

São Paulo

Das Atrações turísticas fechadas,  estão os museus públicos de São Paulo como, por exemplo, a Pinacoteca, o MIS (Museu de Imagem e Som), o MAC (Museu de Arte Contemporânea), Museu do Futebol, Museu da Diversidade, entre outros, estarão fechados por 30 dias a contar do dia 17 de março.

+Restaurantes que fazem delivery em São Paulo

Além disso, as nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, decidiram proibir o acesso às praias e determinaram o fechamento de shopping centers, academias, casas noturnas e também igrejas.

Em Holambra, o evento Estufas Abertas que aconteceria nos dias 4 e 5 de abril foi cancelado e os ingressos serão reembolsados.

Finalmente, o Parque da Mônica está suspenso ate dia 18 de abril, o Wet’n Wild está aberto operando com 30% de sua capacidade e o Kidzania está fechado por tempo indeterminado. Nossas últimas atrações turísticas fechadas da lista.

Portanto, reforçamos  que a ordem é não sair de casa, a não ser em casos de emergência. Afinal, quanto antes todos ficarem de quarentena, certamente será mais rápido voltar à vida normal e às nossas tão amadas viagens!

Por Marcella Maia. Março 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.