Atrações turísticas fechadas ou suspensas no Brasil devido ao Coronavírus

Museu do amanha completa 1 ano

Essa semana começamos a sentir por aqui o real significado da palavra quarentena e parece que a nossa “ficha” quanto à pandemia do COVID-19 está caindo agora. Apesar de todos os alertas das autoridades, ainda é possível ver um movimento nas ruas. Se alguém ainda pensa em viajar para cidades do interior do estado ou até mesmo viagens interestaduais, não deve fazê-lo, já que a recomendação no momento é FICAR EM CASA. Tanto é, que, há várias atrações turísticas fechadas ou suspensas no Brasil devido ao Coronavírus. Lembrando que tudo está mudando rápido, portanto vamos atualizar este post pouco a pouco. Aproveite também para conferir nossas dicas de 15 séries sobre viagem. Além disso,vale ler também sobre cancelamento de viagens e os cuidados com as fake news.

Atrações turísticas fechadas ou suspensas no Brasil devido ao Coronavírus:

Parques Nacionais:

O Governo Federal determinou a suspenção de visitas em todos os Parques Nacionais por uma semana. Entre eles estão: Parque Nacional da Chapada Diamantina – BA; Lençóis Maranhenses – MA; Serra da Canastra – MG; Serra da Capivara – PI; Parque Nacional de Jericoacoara – CE; Pantanal Matogrossense – MT; Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PE, entre outros.

+Dicas da Italia para enfrentar a Quarentena do Coronavírus

Nordeste:

Além do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha que mencionamos acima, o Aeroporto da ilha também estará fechado. E os turistas que ainda estão no local tem até amanhã (20/03) para saírem da ilha.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Quarentena: filmes sobre viagem e gastronomia

Em Salvador, das atrações turísticas fechada  estão: o Teatro Castro Alves, por tempo indeterminado, por exemplo. A Casa do Carnaval e o Espaço Carybé das Artes também estarão fechados por 15 dias (desde 16 de março). O Museu Geológico da Bahia também encerrou as atividades por 30 dias ( desde do dia 18 de março).

A bela praia em Salvador

Sul:

Das atrações turísticas fechadas  na região, uma delas é o  Beto Carreiro,  até o dia 03/04. E na Serra Gaúcha, grandes eventos como a Páscoa de Gramado e a Festa da Colônia também em Gramado, foram cancelados. Mais atrações turísticas fechadas, como, por exemplo, o Alpen Park em Canela/ O famoso trem da Maria Fumaça, reduzirá sua capacidade em 50%. Já a atração Snowland continua funcionando normalmente, por incrível que pareça.

Em Curitiba, o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, o Museu de História Natural e o Zoológico não funcionarão até o dia 12/04.

Foz do Iguaçu fechou seu parque nacional do Iguaçu (lado brasileiro por uma semana e lado argentino por tempo indeterminado), o Parque das Aves, fechado por uma semana ( a partir de ontem) e o Itaipu Binacional também por uma semana a partir de ontem (18/03).

+Eventos, cursos e ações online para ficar em casa

Sudeste:

Brumadinho, em Minas, suspendeu o funcionamento do Instituto Inhotim e Museu por tempo indeterminado.

Roteiro de Inhotim
Arte e natureza em Inhotim

Poços de Caldas está com a entradas fechadas para turistas a partir de ontem, 18 de março, por tempo indeterminado.

No Rio de Janeiro, há diversas atrações turísticas fechadas, enquanto teatros e museus também encerraram suas atividades por agora. O Bondinho do Pão de Açúcar, por exemplo, está suspenso por pelo menos 15 dias, podendo aumentar o prazo. Trem do Corcovado fechado também até dia 30 de março.

+Emissões de passaportes e vistos suspensos no Rio

as 7 maravilhas do mundo
Cristo Redentor sob a Guanabara visto do Bondinho

Os Museus

Museu do Amanhã, fechado até 22 de março mas também podendo ser prorrogado. Outros museus de portas encerradas por indeterminado são, por exemplo: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu de Arte do Rio (MAR), Instituto Moreira Sales, Casa Roberto Marinho, Museu da Astronomia e Oi Futuro.

+Restaurantes que fazem delivery no Rio, em tempos de coronavírus

Os jardins do Museu do Amanhã

Em Angra do Reis, o acesso à Ilha Grande está restrita somente aos moradores, e estes deverão apresentar documento comprovando residência na ilha.

Na região Serrana, Petrópolis proibiu a entrada de ônibus e vans de turismo. Em Arraial do Cabo também, apenas as empresas 1001 e Salineira ainda estão operando na região. E Cabo Frio suspendeu todos os voos por 30 dias.

+Seguro viagem e Coronavírus: entenda como funciona

São Paulo

Das Atrações turísticas fechadas,  estão os museus públicos de São Paulo como, por exemplo, a Pinacoteca, o MIS (Museu de Imagem e Som), o MAC (Museu de Arte Contemporânea), Museu do Futebol, Museu da Diversidade, entre outros, estarão fechados por 30 dias a contar do dia 17 de março.

+Restaurantes que fazem delivery em São Paulo

Além disso, as nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, decidiram proibir o acesso às praias e determinaram o fechamento de shopping centers, academias, casas noturnas e também igrejas.

Em Holambra, o evento Estufas Abertas que aconteceria nos dias 4 e 5 de abril foi cancelado e os ingressos serão reembolsados.

Finalmente, o Parque da Mônica está suspenso ate dia 18 de abril, o Wet’n Wild está aberto operando com 30% de sua capacidade e o Kidzania está fechado por tempo indeterminado. Nossas últimas atrações turísticas fechadas da lista.

Portanto, reforçamos  que a ordem é não sair de casa, a não ser em casos de emergência. Afinal, quanto antes todos ficarem de quarentena, certamente será mais rápido voltar à vida normal e às nossas tão amadas viagens!

Por Marcella Maia. Março 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!