O Natal está chegando e, portanto, é hora de escolher o que servir na ceia. Então, que tal surpreender a sua família e preparar delícias criadas por chefs do Rio? Falamos com quem entende do assunto e nos revelaram 5 receitas de pratos natalinos, salgados e doces!

? Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

5 receitas de pratos natalinos

Baklava, do chef executivo do Grupo 14Zero3, Elia Schramm.

“As oleaginosas sempre estiveram presentes no Natal da minha família, por isso, escolhi uma receita com nozes e castanha”, conta o chef. Então, anota aí:

+Restaurantes que abrem dia 25 no Rio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Baklava, um doce, portanto, tradicional desta época

Ingredientes

-240 ml água

-200 g açúcar

-1 fava de baunilha

-120 ml de mel

Ferver por 15 minutos. Não deixar passar de 100 graus.

-200 g nozes

-250 g castanha

-10 g canela

Montagem

Em uma GN (forma), colocar 8 folhas de massa phyl, pincelando manteiga clarificada entre elas. Em seguida, dispor o recheio e finalizar com mais 8 camadas de massa phylo, também pincelando manteiga clarificada. Assar 35 minutos a 180 graus.

Brandade de Bacalhau, do chef Didier

O chef francês, que já passou por diversos restaurantes em seu país natal e nos Estados Unidos, também foi por 10 anos o chef executivo do Grupo Troisgros. Aliás, recentemente Didier abriu o seu próprio restaurante na Lagoa, e divide conosco essa receita que faz parte da sua ceia.

+Onde encomendar ceias de Natal no Rio

Brandade na Ceia, certamente um prato delicioso

Ingredientes

(Serve até seis pessoas)

2 kg de bacalhau dessalgado

2 cabeças de alho

1 cebola branca

2 ramos de tomilho

2 ramos de alecrim

3 folhas de louro

1 litro de leite

1 litro de água

300 ml de azeite extra virgem

300 g de batata Asterix (casca rosa)

15 g alho picado

Preparo

Ferva o leite e a água com as ervas e cebola cortada em tiras. Acrescente o bacalhau em postas e as batatas. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Tire o bacalhau e reserve, deixando esfriar. Deixe as batatas no leite por mais 20 minutos ou até ficarem bem cozidas. Tire do fogo e amasse as batatas dentro do leite. Refogue o alho picado no azeite. Acrescente o bacalhau e as batatas amassadas com leite. Então, cozinhe até ficar seco, sem parar de mexer com uma espátula.

Molho Branco

½ litro de leite integral

100 g de roux ( 50g de farinha de trigo +50 g de manteiga em temperatura ambiente

25 g de mostarda de Dijon

5 g de ciboulette

1 g de tabasco

30 g de suco de limão

½ noz de moscada ralada

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo do molho

Aqueça o leite e acrescente o roux. Deixe cozinhar até engrossar. Além disso, finalize com noz de moscada, sal e pimenta. Coloque em uma vasilha e cubra com o plástico PVC. Deixe esfriar. Depois de frio, acrescente a mostarda, o limão, tabasco e a cibolette e misture bem com o fouet.

Finalização

Misture o bacalhau e o molho branco em um refratário e leve ao forno apenas para aquecer. E entaõ, servir quente com torradas e decorar com salsa picada

Coxinha de bacalhau, do chef Álvaro André, do Tasca Filho D’Mãe

Que tal uma entrada bem brasileira, mas com um toque português? O chef Álvaro André divide conosco essa receita que é um sucesso e faz parte do cardápio do restaurante no Vogue Square, na Barra da Tijuca.

+5 novos bares e restaurantes do Rio de Janeiro

Coxinha de Bacalhau

Ingredientes

(Para seis porções)

300g de lascas de bacalhau

300g de farinha de trigo

300g de caldo de bacalhau

50g de cebola picada

1 ovo

Farinha de rosca

Sal, salsinha e azeitona preta portuguesa a gosto

Preparo

Cozinhe o bacalhau. Retire-o da fervura em água e desfie. Separe o caldo. Junte a farinha ao caldo de bacalhau e acrescente o sal. Leve ao fogo e mexa até que a massa fique homogênea, soltando do fundo da panela. Refogue na cebola o bacalhau já desfiado. Finalize colocando salsinha, azeitonas e acertando sal. Então, monte a coxinha e depois passe no ovo e em seguida na farinha. Fritar por imersão.

Pain Perdu de Brioche, do chef Ignácio Peixoto, do Bagatelle

O Pain Perdu é uma versão francesa da nossa rabanada, feita com brioche, e que pode ser uma boa e diferente sugestão para a sua Ceia. Portanto, anota aí:

+Os 10 melhores restaurantes de hotéis no Rio

receitas de pratos natalinos

Uma rabanada diferente para o Natal

Ingredientes

200g brioche (pode-se usar pão de rabanada)

150g creme de avelã

50g avelã sem casca

50g morango

50g mirtilo(ou qualquer fruta vermelha)

Folhas de manjericão a gosto.

1 ovo

50ml leite

50g manteiga sem sal

Modo de preparo

Bater o ovo e o leite com um garfo ou batedor até ficarem homogêneos.  Molhar o brioche nessa mistura, levar a uma frigideira em fogo médio com a manteiga derretida. Então, grelhar dos dois lados até ficar dourado. Secar com papel toalha e reservar.

Creme inglês

Ingredientes:

1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de creme de leite

4 gemas

200g açúcar

1/2 fava de baunilha

Modo de preparo

Juntar em uma tigela as gemas e o açúcar e bater com um batedor até ficar esbranquiçado. Misturar o leite, o creme de leite e a baunilha e levar ao fogo baixo, mexendo sempre sem deixar ferver. Retirar do fogo quando surgirem bolhas, sem formar nata. Enquanto isso, ir adicionando esse leite as gemas batidas aos poucos, mexendo muito bem com o batedor. Quando estiver todo o leite incorporado, voltar ao fogo baixo e ir mexendo por 5 minutos até engrossar. Retirar e levar a geladeira coberto com filme plástico. Deixar gelar bem antes de usar.

Montagem

Montar o brioche grelhado, o creme de avelã misturado a avelã por cima. Encaixar as frutas delicadamente. Salpicar as folhas de manjericão por cima. Finalizar com o creme inglês gelado em volta. *dica: pode usar sorvete de baunilha no lugar do creme inglês.

Rabanada, do chef Claude Troisgros

Esta é uma das receitas que estão no seu recém lançado livro “Claude Troisgros – Histórias, Dicas e Receitas”. O tradicional doce português é quase unanimidade nos lares cariocas, portanto, Claude dá um toque brasileiro colocando a cachaça.

+Ceias de Natal nos restaurantes e hotéis do Rio

receitas de pratos natalinos 4

Rabanada, certamente um clássico que não pode faltar!

Ingredientes

1 pão para rabanada dormido há dois dias.

1 ovo batido

Óleo para fritar

Para a marinada

2,5 litros de leite

3 colheres (de sobremesa) de baunilha

200g de leite condensado

1 colher (de sopa) de cachaça envelhecida

Para a mistura de açúcar:

500g de açúcar

2 colheres (de sopa) de canela em pó

1 pitada de sal

Preparo

Corte o pão em fatias de 2cm e deixe reservado. Misture todos os ingredientes da marinada. Mergulhe nela cada fatia de pão até encharcar bem. Esprema um pouco com as mãos, para tirar o excesso do caldo. Enquanto isso, passe no ovo já batido. Na frigideira com óleo, doure cada um dos lados. Retire da fritura e passe na mistura com canela. Então, espere pelo menos 15 minutos para servir.

Sugestão do chefe

Sirva a rabanada com sorvete de doce de leite ou de creme. Além disso, você também pode experimentar essa receita com outros pães brancos dormidos ou até com panetone. Na França, por exemplo, há uma versão chamada pain perdu, feita com brioche e servida com calda de baunilha ou creme de confeiteiro.

Então, gostou das receitas de pratos natalinos dos chefs? Agora é só escolher a que você mais gostou e reproduzir em casa! Depois conta para a gente como foi.

Por Mariane Serra, Renata Araújo e Duda Vétere em Dezembro 2018

Fotos: Mariane Serra, Victor Farias, Rodrigo Azevedo, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.