21 vinícolas na América do Sul
Nesta época do ano, nas estações de outono e inverno, fazer viagens enogastronômicas certamente são uma ótima opção! Principalmente na América do Sul, na Argentina e Chile, onde temos excelentes vinícolas, além de paisagens belíssimas. Somos fãs deste tipo de viagem, e de fato existem muitos destinos e opções para você escolher. Portanto, listamos abaixo 21 vinícolas na América do Sul que merecem a sua atenção!
Aproveite para ler também:
- 10 viagens de inverno na América do Sul
- Don Julio: o melhor restaurante argentino do mundo
- 7 restaurantes imperdíveis em Buenos Aires
- 5 hotéis imperdíveis em Santiago
- Roteiro de Santiago: passeios, restaurantes e hotéis
- Boragó, o melhor restaurante do Chile
Vinícolas na América do Sul
Argentina
Mendoza
A menos de 2h de Buenos Aires, a região é responsável por 70% da produção de vinhos argentinos! São mais de 1.000 vinícolas registradas, divididas em três grandes regiões: Valle do Uco, Lujan de Cuyo e Maipú. Aos pés da Cordilheira dos Andes, tem opções para todos os gostos e bolsos.
Bodega Salentein
No Vale do Uco, aos pés da Cordilheira dos Andes, esta é uma das maiores e mais sofisticadas vinícolas de Mendoza. A recepção é bem estruturada, com obras de arte dos artistas argentinos, restaurante aberto somente com agendamento de grupos, sala de projeção e loja de vinhos e produtos ligados à bebida. Na cave, além do estoque de barris, há também um teatro arena com um piano, onde acontecem apresentações de música clássica. Há também salas de degustação pequenas e uma enorme com uma mesa de mármore de mais de uma tonelada, assentada ali antes mesmo de todo o prédio ser construído.
End: GQ32+M2 Los Arboles de Villegas, Tupungato
Bodega Tapiz
Construída no final de 1999, a Bodega Tapiz tem uma arquitetura moderna e uma paisagem belíssima com muito verde. Com tecnologia de ponta, todos os vinhos da vinícola são feitos com uvas de seus próprios vinhedos e uvas de produtores cuidadosamente selecionados, como, por exemplo, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot. Os passeios guiados por especialistas são gratuitos, e os visitantes podem experimentar diversos tipos de vinhos, desde os já engarrafados até os do tanque. Além disso, há também uma experiência muito divertida que é fazer o seu próprio vinho! Para reservas, envie um email para: [email protected]. Mais informações no site.
Casa de Uco Vineyards & Wine Resort
No coração do Valle de Uco, fica em uma fazenda de 320 hectares com vinhedos privados, vilas entre as vinhas, adega e um hotel de vinho. O projeto arquitetônico é moderno e sofisticado. O destaque é a cave subterrânea, que guarda uma seleção dos melhores vinhos da região. Aliás, os vinhos são produzidos ali, a 1250 metros acima do nível do mar, no clima semidesértico. Ao todo são seis rótulos, e há também orgânicos. Além disso, há também um restaurante, que utiliza ingredientes locais e da estação, de preferência orgânicos, junto com produtores da região.
End: Ruta 94, kilómetro 14.5 – Camino al Manzano Histórico – Tunuyán, Valle de Uco
Casa Petrini
Certamente uma das vinícolas mais recentes da nossa lista. Os vinhedos, situados a 1.170 metros acima do nível do mar, e junto ao Rio Las Tunas, tem 35 hectares plantados em 2013 com as variedades de Chardonnay, Malbec, Tannat, Petit Verdot e Cabernet Franc. Visitas e degustações acontecem aos sábados e domingos, às 10h, 12h e 14h com agendamento prévio. Além disso, conta ainda com restaurante e hotel, com pouquíssimas acomodações.
End: Ruta 89 Km 11, M5561 Villa Tupungato
Catena Zapata
De fato, esta vinícola tinha que estar presente na nossa seleção. Fundada em 1902, a vinícola de propriedade familiar é um ícone do mundo do vinho e a pioneira do malbec. A sede da Catena Zapata foi construída em formato de pirâmide maia, e tem uma paisagem deslumbrante dos vinhedos e da Cordilheira ao fundo. O tour conta toda a história da família, passa pela sala das barricas e pelas adegas até chegar a degustação. É imprescindível fazer reservas com antecedência! Os valores das degustações variam de acordo com o tipo de visita escolhido, no site tem mais informações.
End: Cobos S/N, M5509 Luján de Cuyo, Mendoza
El Enemigo
Na região de Maipú, esta vinícola boutique foi fundada em 2007, e é um projeto pessoal de Alejandro Vigil, engenheiro de solos e enólogo chefe da Catena Zapata, e de Adrianna Catena, historiadora e filha mais nova de Nicolás Catena. Na bodega, toda decorada com a temática da obra Comédia Divina, de Dante Alighieri, a maior parte da produção é com a uva Cabernet Franc. O tour faz com que você passe pelo inferno e purgatório até chegar ao céu. Além disso, ela conta também com um ótimo restaurante, com vitrais coloridos e oliveiras plantadas logo ao lado. Tanto almoço como visita têm que ser reservados com antecedência.
End: Videla Aranda 7008, M5519 Maipú
Família Zuccardi
Uma das mais tradicionais da Argentina, a vinícola tem propriedades no Vale de Uco e Maipú. É neste última que eles produzem os principais rótulos. Na produção, é possível ver onde é armazenado e preparado o vinho, em tanques de cimento, a forma mais moderna e menos cara de se fazer vinho no momento.
End: RP33 km 7,5, M5531 Maipú
Finca Decero
Em 2000, os proprietários compraram o terreno ainda sem nada, e os primeiros vinhedos foram plantados em 2001. Situado a 1.050 metros acima do nível do mar e aos pés da Cordilheira dos Andes, a paisagem não decepciona. O passeio começa por uma visita pelos barris de carvalho francês, tonéis de fermentação da uva e adegas, e tem direito a degustação de três vinhos. No entanto, há também a opção de almoçar no restaurante da vinícola. Mais informações no site.
End: Bajo las Cumbres 9003, M5509 Agrelo, Mendoza
The Vines Resort & SPA
Em um terreno de 650 acres, começou como um projeto de vinhedos privados, onde os donos podiam comprar um pedaço de terra e produzir seu próprio vinho. Atualmente, são mais de 213 de todas as partes do mundo. Na bodega, são produzidos mais de 300 safras exclusivas por ano, onde há também uma sala de degustação que oferece diversas atividades para os hóspedes do The Vines Resort & Spa. Além disso, é lá que fica um dos melhores restaurantes de Mendoza, o Siete Fuegos, do consagrado chef argentino Francis Mallmann. Ou seja, mesmo não sendo hóspede do hotel, vale a pena reservar um almoço ou jantar por lá.
End: Uco Valley, Ruta Provincial 94, km 11,Tunuyán
Chile
Vale do Colchagua
A 2h30 de Santiago, esta é uma das mais famosas regiões vinícolas do país, com aproximadamente 500 mil hectares, e certamente uma ótima opção de destino para quem gosta de viagens de vinho. O Vale é muito bem localizado entre as cordilheiras dos Andes e da Costa, nas cidades de Santa Cruz e San Fernando, com cerca de 30 vinícolas. O destino pode ser visitado em qualquer época do ano, mas se você quer ver as parreiras verdinhas e cheias de uvas, a melhor época é o verão!
Casa Silva
Uma das bodegas mais antigas do Vale do Colchagua, com parreiras que datam de 1912! Em estilo colonial, a vinícola conta com 150 hectares de vinhedos e um visual de cair o queixo. Embora seja tradicional, seu processo de produção é moderno, com tanques de armazenamento e até uma sala com capacidade para 2.500 barris de carvalho. Além dos tours e degustações, há também bicicletas disponíveis, um bar e uma loja de vinhos. A propriedade conta ainda com um hotel boutique super exclusivo com apenas 7 quartos e um clube de polo com um restaurante aberto para almoço.
End: San Fernando, O’Higgins
Montgras
Fundada em 1993 por dois irmãos chilenos, a sede da vinícola fica em uma casa bem aconchegante a 15 minutos do Centro de Santa Cruz. É possível fazer um tour pelos vinhedos e pelas salas de armazenamento dos vinhos, como as barricas e os tanques, além de produzir o seu próprio vinho. Portanto, há diferente opções de tours, que podem ser reservados diretamente pelo site.
End: Camino Isla de Yáquil s/N, 3160000 Palmilla, O’Higgins
Santa Cruz
Aberta em 2003, com 900 hectares, sendo 160 de produção, a Viña Santa Cruz é uma das mais turísticas do Colchagua. Produz até 450 mil litros por ano e trabalha com 11 variedades de uvas. Além de entender um pouco mais sobre o processo da colheita, no tour é possível ver também alguns equipamentos utilizados para a seleção das uvas e os tanques de armazenamento onde acontece a fermentação, incluindo a degustação. A vinícola tem ainda um teleférico, que sobe a 250 metros no Cerro Chamán, e conta com alguns pequenos museus lá em cima, que falam sobre a história de civilizações antigas chilenas.
End: Lolol, O’Higgins
Ventisquero
Essa vinícola familiar fundada em 1988 fica na região de Apalta. Ao todo são 5 vinhedos no Chile, incluindo o Colchagua, que fica no topo de uma montanha e tem um lindo mirante! A vinha tem 66 hectares plantados em encostas e irrigados por gotejamento. Para agendar sua visita, é só entrar no site! Há opções de degustações, piqueniques e até trekking para os mais aventureiros.
End: Apalta, Santa Cruz, O’Higgins
Viña Montes
Esta vinícola tem mais de 30 anos e certamente se destaca pela sua filosofia oriental feng shui e o canto gregoriano que toca na sala onde alguns vinhos descansam, assim como a linda decoração do espaço. Além disso, a Viña Montes conta com o restaurante Fuegos de Apalta, do renomado chef argentino Francis Mallman, perfeito para almoçar com vista para os vinhedos depois dos tours. Para conferir as diferentes opções de tours, degustações e experiências, entre no site.
End: I-350, Santa Cruz, O’Higgins
Viña Vik
Certamente uma das mais modernas do Vale da Colchagua. Possui decoração futurística, com espelhos d’água e obras de arte, surpreendendo desde a entrada. Por lá são feitos apenas três tipos de vinhos, e produzidos cerca de 900 mil litros por ano. A sala de degustação é um charme, muito aconchegante! Para agendar sua visita, entre em contato com [email protected]. Além disso, é possível se hospedar no hotel da própria vinícola, o Viña Vik.
End: Millaihue, 2970001 San Vicente de Taguatagua, O’Higgins
Viña Viu Manent
A vinícola mais visitada da região certamente é um lugar lindo. De origem familiar e com mais de 85 anos, a propriedade é grande e o tour é bem completo, tendo opções inclusive de carruagem e bicicleta. Além disso, possui um restaurante ótimo, o Rayuela, com vista para os vinhedos. Suas produções são 75% de vinho tinto e sua especialidade é o Malbec. Para mais detalhes e reservas, é só entrar no site.
End: 3130000, Carretera del vino km 37 Viu Manent, Santa Cruz, O’Higgins
Vale do Maipo
Perto de Santiago, o destino tem vistas espetaculares em meio às Cordilheiras dos Andes e reúne alguma das vinícolas mais conhecidas do mundo. Além disso, conta com o hotel de luxo Las Majadas, que é uma hospedagem de tirar o fôlego, e perto de algumas delas.
Concha y Toro
Fundada em 1883, essa é uma das vinícolas mais tradicionais e conhecidas da região. Fundada em 1883, abriu as portas da vinícola em 1890. Seus vinhos estão presentes em mais de 130 países. Portanto, ela conta com diferentes tipos de tour, degustações, aulas de harmonizações com queijos, passeios, um Wine Bar e uma loja.
End: Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile
El Principal
A vinícola boutique é uma das mais importantes do Vale do Maipo. Produz 200 mil garrafas por ano e oferece 4 rótulos, sendo três tintos e um branco. Os vinhos são de altíssima qualidade e 30% deles são exportados para o Brasil. É possível marcar tours com antecedência, e além disso, organizar um almoço em meio as parreiras, se reservado com antecedência.
End: Pirque, Santiago Metropolitan Region
Haras de Pirque
Esta vinícola fica em um antigo haras e a arquitetura da sede é em forma de ferradura. Ela produz cerca de 400 mil garrafas por ano e possui seis rótulos, sendo quatro tintos e dois brancos. Além disso, o Haras de Pirque oferece diversos tipos de tour, em inglês, português ou espanhol. Aliás, também é possível almoçar no restaurante e comprar souvenirs na loja.
End: Unnamed Rd, Pirque, Región Metropolitana, Chile
Santa Rita
Fundada em 1880, esta vinícola oferece diversas opções de tours, desde o clássico até o mais premium. Aliás, também é possível aproveitar passeios de carruagem, bicicleta e até fazer piqueniques. Além disso, ela também conta com um hotel em sua propriedade, o Hotel Casa Real, com 16 quartos. Também há um restaurante, um café e uma lojinha.
End: Cam. Padre Hurtado 0695, Alto Jahuel, Buin, Región Metropolitana, Chile
Undurraga
Certamente uma das vinícolas mais antigas do Chile, fundada em 1885. Possui belíssimos jardins e tours disponíveis em inglês e espanhol. Possui bastante tradição, portanto é importante marcar as visitas com pelo menos 24 horas de antecedência. Além disso, possui uma loja para quem quiser comprar os vinhos.
End: Cam. a Melipilla 34, Talagante, Región Metropolitana, Chile
Texto e fotos por Duda Vétere e Renata Araújo.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário