Chegamos há pouco tempo do Chile, onde fomos conhecer a região do Vale do Colchagua, a convite do Chile Travel! A 2h30 de Santiago, é uma das mais famosas regiões vinícolas do país, com aproximadamente 500 mil hectares, e certamente uma ótima opção de destino para quem gosta de viagens de vinho. Nós adoramos esta experiência e vamos compartilhar nossas dicas de 7 vinícolas no Vale do Colchagua, anota aí!

7 vinícolas no Vale do Colchagua

O Vale é muito bem localizado entre as cordilheiras dos Andes e da Costa, nas cidades de Santa Cruz e San Fernando, com cerca de 30 vinícolas. Aliás, a maioria delas trabalha de forma sustentável. Devido à variedade de terroir, se produz principalmente Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carmenere e Malbec. O destino pode ser visitado em qualquer época do ano, mas se você quer ver as parreiras verdinhas e cheias de uvas, a melhor época é o verão!

+Top 5 destinos no Chile

Casa Silva

Uma das bodegas mais antigas do Vale do Colchagua, com parreiras que datam de 1912! Em estilo colonial, a vinícola conta com 150 hectares de vinhedos e um visual de cair o queixo. Embora seja tradicional, seu processo de produção é moderno, com tanques de armazenamento e até uma sala com capacidade para 2.500 barris de carvalho. Uma das uvas de destaque da Casa Silva é a Sauvignon Gris, redescoberta em 1998. Atualmente a vinícola é uma das poucas que engarrafa um vinho feito 100% desta uva.

+5 passeios em San Jose de Maipo, no Chile

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Uma linda vista!

O restaurante e o Clube de Polo

Além dos tours e degustações, há também bicicletas disponíveis, um bar e uma loja de vinhos para quem quiser comprar os rótulos. A propriedade conta ainda com um hotel boutique super exclusivo com apenas 7 quartos e um clube de polo com um restaurante aberto para almoço.

O hotel, portanto, segue também a linha colonial

Informações tours: aberto de segunda a domingo, das 10h às 18h30. Reservas: [email protected]

Confira nosso IGTV sobre o Vale do Colchagua:

Montgras

Fundada em 1993 por dois irmãos chilenos, a sede da vinícola fica em uma casa bem aconchegante a 15 minutos do Centro de Santa Cruz. Por lá, 92% dos vinhos produzidos são exportados, sendo a Europa o principal mercado. Fizemos um tour pelos vinhedos e pelas salas de armazenamento dos vinhos, como as barricas e os tanques, onde pudemos experimentar direto da fonte um vinho ainda em processo de amadurecimento.

+O que fazer em Santiago

A casa é super aconchegante!

Em seguida, tivemos uma experiência super legal de fazer o nosso próprio vinho! Degustamos 3 diferentes tipos de uvas para escolher como seria a porcentagem do nosso vinho: Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon. Em seguida, passamos nosso blend escolhido para a garrafa, colocamos a rolha e até o rótulo personalizado. Tudo isto, claro, com a ajuda do simpático Gonzalo, da Montgras! Certamente uma experiência bem divertida e que vale a pena. Há diferente opções de tours, que podem ser reservados diretamente pelo site.

Com os nossos vinhos!

Santa Cruz

Aberta em 2003, com 900 hectares, sendo 160 de produção, a Viña Santa Cruz é uma das mais turísticas do Colchagua. Produz até 450 mil litros por ano e trabalha com 11 variedades de uvas. Além disso, ela é 100% fotovoltaica, ou seja, utiliza painéis solares para a geração de energia. Além de entender um pouco mais sobre o processo da colheita, no tour é possível ver também alguns equipamentos utilizados para a seleção das uvas e os tanques de armazenamento onde acontece a fermentação, incluindo a degustação.

+5 passeios em Torres del Paine, na Patagônia Chilena

A casa da vinícola Santa Cruz

Degustação na Mesa do Chefe

A vinícola tem ainda um teleférico, que sobe a 250 metros no Cerro Chamán, e conta com alguns pequenos museus lá em cima, que falam sobre a história de civilizações antigas chilenas, como, por exemplo, Rapa Nui e Mapuche, e que serviram de inspiração para alguns rótulos da Santa Cruz.

Os valores e diferentes opções de tour estão disponíveis no site.

A vista do teleférico

Ventisquero

Esta é uma vinícola familiar, de 1998, que fica na região de Apalta, em Santa Cruz. Ao todo são 5 vinhedos no Chile, incluindo o Colchagua, que fica no topo de uma montanha e tem um lindo mirante! Ou seja, nada melhor que degustar bons vinhos apreciando a vista. A vinha tem 66 hectares plantados em encostas, que são irrigadas por gotejamento. Além disso, a Ventisquero exporta 80% dos vinhos, sendo o Brasil o segundo principal mercado.

+Onde comprar roupas de neve e esqui

A casa tem um lindo mirante

Para agendar sua visita, é só entrar no site! Há opções de degustações, piqueniques e até trekking para os mais aventureiros.

Vinhos e vista!

Viña Montes

Com 30 anos de história e diversos prêmios, a vinícola se destaca pela sua filosofia oriental feng shui (toda a disposição de mobiliário e cores foi feita com base na energia) e o canto gregoriano que toca na sala onde alguns vinhos descansam. Além, é claro, da linda propriedade em que está inserida, com muitos jardins e decoração moderna. Para conferir as diferentes opções de tours, degustações e experiências, entre no site.

Design moderno

Além disso, a Viña Montes conta com o restaurante Fuegos de Apalta, do renomado chef argentino Francis Mallman. Ou seja, vale combinar o tour seguido de um belo almoço com vista para os vinhedos!

O restaurante

Viña Vik

Certamente uma das vinícolas mais modernas do Vale do Colchagua! Repleta de obras de arte e espelhos d’água ela surpreende já na chegada com sua decoração futurística. O dono é um empreendedor norueguês que decidiu criar uma vinícola em 2004 para produzir um vinho único. Localizada no belíssimo Valle de Millahue, são feitos apenas três tipos de vinhos, Vik, Milla Calla e La Piu Belle, e são produzidos 900 mil litros da bebida por ano. A sala de degustação é um charme, muito aconchegante! Para agendar sua visita, entre em contato com [email protected]

A entrada da vinícola

A sala de degustação

A vinícola conta ainda com o hotel Viña Vik, com teto de titânio bronze e arquitetura minimalista, toda projetada em cimento e vidro. O projeto é assinado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio em parceria com os proprietários, Alexander e Carrie Vik. Aliás, a piscina de borda infinita é um must! Sem dúvida, bem exclusivo e um dos melhores hotéis do Chile.

O projeto arquitetônico moderníssimo

A piscina certamente é um dos destaques!

Viña Viu Manent

Por último, mas não menos importante, afinal, é a vinícola mais visitada do Colchagua! De origem familiar e prestes a completar 85 anos, 75% da produção é de vinho tinto, e sua especialidade é o Malbec. A propriedade é bem grande, com lindos jardins, e vista para as Cordilheiras. O tour é bem completinho, passamos pelos vinhedos, pelas salas de barricas, pelos tanques e máquinas, e finalizamos na sala de degustação.

Certamente uma visita imperdível!

Há diferentes opções de tours com degustação, desde carruagem até de bicicleta! Para mais detalhes e reservas, é só entrar no site. Dica You Must Go: vale a pena reservar para almoçar no restaurante Rayuela! O ambiente é lindo, todo de vidro com uma bela vista para os vinhedos, a comida deliciosa, bem servida, e o serviço atento. E claro, vinhos deliciosos!

Lindo o restaurante!

As jornalistas viajaram a convite da Chile Travel e Imaginadora Brasil, conectadas com a Easysim4u e asseguradas pela GTA.

Texto e fotos por Duda Vétere e Renata Araújo. Agosto 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.