Por Renata Araújo

Este post tem o intuito de reletar as novidades gastronômicas no Rio.

Com o novo ano, algumas marcas resolveram inovar também em seus cardápios, adaptando-os às novidades e ao clima da cidade maravilhosa. Reunimos algumas das nossas preferidas abaixo!

novidades gastronômicas Rio

O chef Pascal Jolly lança receitas leves e tipicamente francesas neste verão, para o Chez L´Ami Martin. De entrada, indica ceviche de atum, com vinagrete de maçã verde e torrada, e salada de frutos do mar, de receita autoral do chef. Para o prato principal, as sugestões são: o famoso bijupirá da casa, servido com bananas da terra, arroz basmati perfumado ao capim limão e molho belle meuniére, ou o risoto de limão siciliano, acompanhado de vieiras e camarões grelhados. Para finalizar, a dica é o macarron com recheio de Nougat gelado, servido com calda de frutas vermelhas e frutas frescas.

Chez L´Ami Martin

Se japonês for o que te interessa, o Minimok acaba de lançar seu Menu Experimente. Entre as novidades, entradas, como o sunomono de camarões de harusame e o tartare de salmão. Para acompanhar, saquês da estação, como o Ozeki Junmai Hana Awaka sparkling, que vem em sua garrafinha rosa, e o super rótulo Wakatake Tokubetsu Junmai Genshu. Pra melhorar, outra novidade na filial do Leblon é a opção do cliente fazer a degustação de três tipos de saquê premium, com três shots de rótulos distintos.

Minimok

Pra quem prefere comida chinesa, no Mr. Lam as sugestões do momento começam com os rolinhos tropicais, releitura do primavera, mas feitos com massa finíssima de arroz importada da China, super crocante e de recheio gostoso (de camarões com creme de abóbora). O prato principal, Frango Lima Limão, vem em tiras finas, é empanado em farinha de arroz e regado por um molho cítrico feito com três tipos de limão e espumante. De sobremesa, uma degustação de oito dos 15 sabores de sorvetes feitos artesanalmente.

Mr Lam

Ainda tem a opção tailandesa, o Sawasdee Bistrô, que tem como nova estrela o macarrão celofane. Bem fininho e quase transparente, é feito de soja verde não contém glúten. O chef Marcos Sodré criou para as entradas os crazy noodles, feitos do levíssimo macarrão e servidos sobre uma folha de alface, com picadinho de porco ao curry vermelho e salsa de tomates no topo. Por lá eles também servem frutos do mar ao curry de abóbora e farofa de alho, e, para um final adocicado, cocada Butterscotch (um tipo de caramelo) com calda de maracujá.

Sawasdee

Já com o chef Felipe Bronze, as novidades de verão vêm em dose dupla. Nos menus degustação do Oro, chegam as “nitrocaipirinhas”, de frutas brasileiras, e o “leite fermentado”, entrada fria feita à base de leite desnatado fermentado. Entre os principais, há o “Um dia na praia”, homenagem do chef ao Rio de Janeiro, que une biscoito polvilho apimentado (servido sobre maionese defumada), queijo coalho crocante com espuma de queijo coalho queimado, camarão empanado servido frio, pó de amendoim tostado e manjubinha (filé em salmora e espinha desidratada e frita, super crocante), além de uma espuma de mate com limão nitro congelada.

Pipo

No outro restaurante do chef, o Pipo, que fica pertinho da praia do Leblon, a aposta é nos petiscos bem cariocas e drinques deliciosos. Entre as sugestões, destaque para o mini temaki de atum; os pastéis, de carne seca com pupunha e pimenta dedo de moça; e o queijo Serra da Canastra. Entre os sanduíches, há o Mc Pipo, feito com carne Angus, queijo Canastra, picles de maxixe e cebola; o Ostrix, com ostras crocantes, maionese de ostras, limão siciliano confit e cebola roxa; e o Camarones, com camarões, maionese de gengibre, funcho e abacate. Nos drinques, o restaurante coloca toques bem brasileiros, como na CaipiPipo, feita com limão, rapadura, especiarias e cachaça, e no Gin Tônico, preparado com Hendrick´s, maxixe e especiarias. Para quem preferir cerveja, a boa é experimentar as artesanais da casa: Pipo Summer Ale e Pipo Pale Ale.

restaurante Pipo

No Q, por outro lado, o cardápio foi reformulado pela nova chef Sara Lubliner, trazendo oito novas receitas. Para começar, manjubinha crocante com quiabo e maionese de abacaxi picante e croquete de rabada servido empanado em polenta, acompanhado de coulis de agrião e mostarda Dijon com melaço. De prato principal, tagliatele vegetariano de legumes, com palmito pupunha ao leite de castanha de caju, e risoto de pitu com manteiga de coral e legumes. Entre as carnes, bife rolê com purê de aipim e ratatouille brasileira, e rosbife de filé mignon, servido com um denso molho e acompanhado de risoto de banana da terra, queijo minas e abobrinha. Para terminar bem, pudim de doce de leite argentino, servido com calda de açúcar mascavo, limão e lascas de coco torrado.

QGastrobar

O Quadrucci é outro que chega cheio de cor e leveza em novas receitas assinadas pelo chef Ronaldo Canha. Como entrada sugerida, vinagrete de frutos do mar, com polvo, mexilhão, camarão e lula temperados com pimentões e mergulhados em um leve molho cítrico. Para os principais, os peixes, com destaque para o cherne grelhado, servido com mousseline de batata baroa, manjericão, farofinha crocante por cima e acompanhado de um levíssimo gratinado de pupunha. Encerrando, salada de frutas marinada em gengibre e hortelã e finalizada com chantilly de cardamomo, sem adição de açúcar.

Quadrucci

Agora, para quem realmente preza pelos doces, a Mil Frutas acaba de lançar sua nova coleção, de sabores artesanais, sem adição de corantes e conservantes, sem gordura hidrogenada ou aditivo químico. Apostam em sabores como chocolate branco com maracujá, figo com água de coco, limão siciliano com framboesa, abacaxi com hortelã e o recém-lançado tutti fruti.

Mil Frutas

Se, por outro lado, o seu negócio for brigadeiro, Fabiana D’Angelo criou uma coleção que mescla frutas aos tradicionais docinhos. Pioneira na produção de brigadeiros premium, oferece os bombons de uva e de morango, em que a própria fruta é o principal ingrediente do recheio e, junto do brigadeiro, é envolta por uma fina camada de chocolate. Já os brigadeiros em formato tradicional podem ser de limão, com o doce branco misturado a raspinhas da fruta, ou com cereja, em que a própria é “embrulhada” por brigadeiro preto.

Fabiana D'Angelo

Fotos: divulgação

Leia também:

Cardápios especiais para o verão

Sushi Leblon – o melhor japonês do Rio

Nam Thai: autêntico restaurante tailandês

Gabbiano Al Mare, comida mediterrânea em Ipanema

Almoço no Gero, o melhor restaurante do Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.