Depois de mais de 10 anos trabalhando com marketing e eventos e de algumas viagens pela América do Sul, meu amigo Thiago Mourão chegou à conclusão de que a natureza carioca estava passando despercebida por muitos viajantes. Cansado de ficar em frente ao computador, uniu o útil ao agradável: em 2011, fundou a Jungle Me – Hiking Adventure Tours Rio, empresa de ecoturismo e trilhas no Rio de Janeiro.

Jungle Me, Thiago Mourão

Já que, desde então, ele divide seu tempo entre o escritório e a floresta, fiz uma entrevista com ele pra saber mais desse projeto super legal!

– Que tipo de trilhas a empresa oferece?

Jungle Me, Babilônia

Nossa ideia é mostrar um Rio ‘fora do lugar comum’, de um jeito diferente: caminhando pela natureza. As experiências foram pensadas considerando o que temos de melhor na cidade, como praias, florestas e montanhas, adicionando uma ou duas pitadas de cultura e aventura. Visitamos a Floresta da Tijuca, as Praias Selvagens em Guaratiba (inacessíveis por carro) e também a favela Babilônia, com um projeto de reflorestamento feito pela própria comunidade. Juntamos natureza, participação social e cultura.

Qual é a rota mais procurada?

Jungle Me, Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca, que chamamos de Tijuca ‘Big Circuit’: 5 horas de caminhada pela Mata Atlântica, com visita aos picos mais altos do parque, vistas panorâmicas do Rio e terminando com um banho de cachoeira.

– Quanto tempo dura cada uma?

Jungle Me, Praias Selvagens

Algumas duram 5 horas e outras duram o dia todo (cerca de 9h), mas este é o tempo total, não da atividade física em si.

– É preciso estar em muito boa forma para fazer as trilhas?

Jungle Me, Praias Selvagens

Não é necessário ser nenhum atleta. Temos tours com diferentes níveis de dificuldade (do fácil ao difícil) e é necessário ter um mínimo de condicionamento físico, mas eles foram pensados para que ‘quase qualquer um’ possa fazê-los. Se o participante for capaz de caminhar por cerca de 1 hora, vai encontrar uma opção que tenha o seu perfil.

– Qual o diferencial da Jungle Me?

Jungle Me, Floresta da Tijuca

Oferecemos um turismo de experiência, não só um guiamento em trilha. Vamos além da atividade física e da observação natureza. Além da trilha, falamos de história, natureza, política e um pouco de ecologia de cada lugar visitado.

Jungle Me, Praias Selvagens

Há situações inusitadas, como ‘degustação’ de pitanga ou jaca, se houver alguma madura no caminho, e os grupos, sempre pequenos (no máximo 6 participantes), são geralmente bem misturados, havendo um enorme intercâmbio de cultura, opiniões e ideias. Nossos guias são treinados para estimular e participar desta interação e não ficar só mostrando os pontos de interesse turístico no caminho.

– Os passeios são voltados mais para estrangeiros ou brasileiros?

Jungle Me, Floresta da Tijuca

95% dos nossos clientes são estrangeiros, mas brasileiros são muito bem vindos! Quem vem de fora a-d-o-r-a, pois chegam ao Rio pensando em Corcovado e Pão de Açúcar e, quando descobrem que temos uma floresta tropical exuberante no meio da cidade, ficam loucos!

– Você acha que mesmo o carioca se surpreende quando vê sua cidade sob outro ângulo?

Jungle Me, Floresta da Tijuca

Acho que o carioca está acostumado a viver no ‘paraíso’ e às vezes se esquece disso, mas basta colocá-lo num ângulo diferente, como em cima da montanha, exatamente o que fazemos, e ele se derrete todo. Ainda somos sensíveis a toda essa beleza.

– Quem quiser experimentar, como deve fazer?

Jungle Me, Praias Selvagens

Nosso site tem todas as informações bem detalhadas de cada experiência, calendário, vagas e etc. A reserva pode ser feita pelo site mesmo ou por telefone. E, como bons cariocas que não gostam de chuva, nossas experiências são ‘a prova d’água’: em caso de mau tempo podem ser reagendadas sem custo adicional!

Fotos: acervo pessoal

 

Leia também:
 
Tour de bike pela Provence
Fotos do verão no Rio ao longo dos anos
Primavera em NY – um novo colorido para a cidade
O que fazer em Nova Iorque no verão
Um roteiro pela Alsácia
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.