Por Renata Araujo

Considerado o melhor japonês do Rio, o Sushi Leblon é um restaurante que podia estar em qualquer lugar do mundo. Digo isto porque, sempre viajando, já fui a restaurantes asiáticos em vários países diferentes e o Sushi Leblon nada deve a restaurantes de Nova Iorque, Los Angeles ou Londres, pela excelência da comida e pelo serviço sempre atento.

Sushi Leblon

Como novidades são sempre bem-vindas, desta vez, a casa decidiu incorporar novos vinhos ao cardápio.

Sushi Leblon

A carta, feita por Paulo Nicolay – consultor de vinhos – está surpreendente: quase 80% dos vinhos são brancos (ideais para o verão), e de uvas bem desconhecidas por aqui.

Sushi Leblon

Fui convidada então, a provar esses maravilhosos vinhos, acompanhados, naturalmente, de excelentes pratos japoneses.

Sushi Leblon - o melhor japonês do Rio

A ideia é que o brasileiro – que toma muito mais vinho tinto do que branco – abra um pouco o horizonte e se dê conta que, para os dias quentes e pratos leves como sushis, nada mais adequado que um bom vinho branco.

Sushi Leblon - o melhor japonês do Rio

E não podemos nos queixar porque há ótimos vinhos de bons preços, com taça começando em R$19 e a garrafa, em R$72.

Sushi Leblon

Os países de origem são os mais diversos: Brasil, obviamente, Argentina, Itália e Portugal e os surpreendentes Eslovênia e Hungria – gratas surpresas!

Sushi Leblon

Em relação aos pratos, também algumas novidades, como os saborosíssimos salmão batera e crispy rice (arroz crocante que gruda deliciosamente no dente).

Sushi Leblon

Os combinados de duplas especiais também são uma ótima opção para quem sempre pede as duplas que são carro chefe da casa, como peixe manteiga com ovo de codorna ou o polvo com azeite trufado.

Sushi Leblon

Impossível não pedir também o atum, com maçã verde e foie gras – de comer de joelhos – e, para os carnívoros, o sashimi de mignon com cogumelo.

Sushi Leblon

Qualquer que seja sua preferência, da próxima vez que for ao melhor restaurante japonês do Rio, não deixe de dar uma provadinha nos novos vinhos. Se ficar na dúvida, também vai ter sempre um garçom bem informado disposto a te ajudar na harmonização!

Sushi Leblon

E se a constante fila na porta te assusta, uma dica: procure chegar cedo, antes das 20hs, que suas chances de conseguir uma mesa aumentam bastante. E depois é só aproveitar! Afinal, o Sushi Leblon é  o melhor japonês do Rio.

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Nam Thai: autêntico restaurante tailandês

Miya: um templo japonês de gastronomia

O tradicional japonês Nik Sushi

Shigueru – um verdadeiro restaurante japonês em SP

Joel Robuchon, o chef com mais estrelas no Guia Michélin

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.