Com a chegada da estação mais quente do ano, alguns bares e restaurantes apostam em novidades especialmente para ela, tornando-a deliciosa! Abaixo vão algumas das nossas dicas espalhadas pelo Rio:

Arab

No Térèze, restaurante do Hotel Santa Teresa, uma das apostas do chef Philippe Moulin para o verão é o “tutti fruti”, duo de verrines de salada de frutas tropicais verdes e vermelhas, acompanhado por sorbets de açaí e limão. A pedida impressiona tanto pelo sabor quanto pela beleza, como um perfeito e refrescante final para uma refeição com vista para a Baía de Guanabara.

Teréze

O Astor, em Ipanema, traz uma novidade exclusiva para esta temporada: o inconfundível Bohemia Royale, chope de coloração castanho avermelhada que  promete fazer sucesso entre os cariocas. Edição especial criada e produzida exclusivamente na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, levou três meses até ser atingido tal resultado, levemente adocicado, amargo e ao mesmo tempo balanceado.

Astor

Já a chef Vivian Arab aposta nas esfirras, ou fatayers, para enfrentar com sabor o calor carioca. Populares no Brasil, chegam ao Restaurante e ao Quiosque Arab, em mais três versões inusitadas: de tomate, recheada de queijo meia cura, ricota, tomate, pimentão vermelho e especiarias; de espinafre, com recheio de hortaliça, cebola e alho; e de beterraba, recheada de caponata de berinjela.

Arab

A rede Bibi Sucos vem com suas receitas baseadas em uma alimentação saudável e funcional, e lança novos pratos ideais para os dias de altas temperaturas. Entre os grelhados, a novidade é a posta de atum ao molho oriental, acompanhado de arroz lemon pepper e legumes grelhados. Destaque também para o filé de peixe branco ao molho mediterrâneo de camarões, acompanhado de arroz integral e legumes à juliana. 

Bibi Sucos

Outro no clima de verão é o Botequim Informal, que aposta em petiscos clássicos de praia. Gurjão de peixe, anéis de lula e camarão crocante empanado chegam acompanhados dos molhos rosé e tártaro, e ainda tem os pasteis com massa especial e recheio de camarão com queijo cremoso. Para acompanhar e refrescar, chope cremoso ou jarra de caipivodka, com frutas como abacaxi, morango, limão ou lima da pérsia.

Botequim Informal

Pensando nas altas temperaturas do Rio, o Ráscal criou para seu buffet diversas opções leves, que tem os frutos do mar como atração principal. Na mesa de saladas, há a de sete grãos com frutos do mar, feita com lula, camarão e mariscos e a de lulas com salsa, pimentões vermelhos e azeitonas pretas. Apesar do forte calor, pratos quentes podem acabar caindo muito bem, como o delicioso arroz vermelho com lula e pupunha, além do risoto de camarão e lula.

Ráscal

Paralelamente, há a Capricciosa, que lança um trio de pizzas leves, frescas e refrescantes em sua filial do Jardim Botânico. Batizada de “Al Crudo”, a linha tem três versões feitas com coberturas cruas que não vão ao forno, o que realça o sabor e a textura. É uma proposta diferente de pizza, sem mozzarella e tomate na base e somente a massa é levada rapidamente ao forno à lenha. A massa das pizzas segue processo de fermentação que dá fama a casa: uma exclusiva farinha de trigo premium, importada da Itália, que tem processo de fermentação de 24 horas – diferente dos procedimentos tradicionais, que levam quatro – e assadas no forno à lenha.

Capricciosa

Por último, ícone da gastronomia carioca e pós-praia obrigatório, o Gula Gula deixa, até dia 31 de março, criações de verão em seu cardápio, trazendo a leveza e o frescor que a estação pede. Nas saladas, uma opção com frutos do mar, uma com frango e uma vegetariana, cheias de ingredientes coloridos. Os drinques são novas versões para bebidas à base de frutas frescas, e são servidos em garrafinhas de vidro, dando mais charme à apresentação. E tem ainda o suco verde orgânico, também em garrafinhas.

Gula Gula

Fotos: divulgação

Leia também:

Sushi Leblon – o melhor japonês do Rio

Almoço no Pipo, do chef Felipe Bronze

Cardápios especiais de primavera

Nam Thai: autêntico restaurante tailandês

Gabbiano Al Mare, comida mediterrânea em Ipanema

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.