Não é qualquer restaurante que consegue ser reconhecido pelo governo de outro país como “autêntico”. Pois o Nam Thai, no Leblon, é um dos poucos no Brasil a ostentar o título de qualidade e autenticidade de comida tailandesa.

Nam Thai

Além disso, o restaurante ganhou o prêmio Thai Select – entregue a apenas 250 restaurantes em todo o mundo – e recebeu o certificado de excelência “Pride of Thailand”, pelo uso de produtos autenticamente tailandeses.

Nam Thai

Seu dono, o simpático chef David Zisman, largou a medicina para se dedicar à culinária e é apaixonado não apenas pela comida tailandesa, mas pelo país como um todo: volta à Tailândia todos os anos para se reciclar e sempre dedica ao menos uma semana dentro de um restaurante de amigos como cozinheiro do lugar.

David Zisman, Nam Thai

Há pouco tempo foi pra China para fazer um curso de dim sum (espécie de pasteizinhos recheados) com  uma chef especializada em pastelaria chinesa, e aprendeu a fazer texturas diferentes da massa e recheio diversos.

Nam Thai

O resultado é comprovado pelo paladar, ao provar essas deliciosas entradas, especificamente as com recheio de camarão com vegetais. O curioso é que o dim sum começou como uma brincadeira no cardápio e hoje é um dos pratos mais pedidos!

Nam Thai

Aliás, o mix de gyoza –  um tipo de dim sum – é uma das minhas entradas preferidas, e lá tinham algumas maravilhosas, de porco, cebolinha e gengibre.

Nam Thai

As vieiras são outro carro chefe da casa: 80 kgs são importados todo mês da empresa holandesa North Sea. E nossos ceviches de vieiras com molho de abalone só serviram pra mostrar o porquê de tanto sucesso!

Nam Thai

As entradas destacam-se, principalmente, pela variedade e representam um pouquinho de cada lugar que o chef já passou. Bem servidas, mesclam aromas e texturas surpreendentes, com um preço em conta.

Nam Thai

No menu, que uma vez por ano sofre modificações, a união de ingredientes doces, salgados e picantes resulta em pratos multicoloridos e com paladar único. A casa, há mais de 10 anos no Rio, traz a delicadeza dos orientais e o bom humor dos cariocas, tendo ainda como diferencial ingredientes fabricados no próprio restaurante.

Nam Thai

Como pratos principais, comemos um incrível peito de pato grelhado com molho de tamarindo e arroz de cúrcuma (Phed Pad Makarm) e o adorado talharim de arroz frito com frutos do mar, leite de coco, tamarindo, folhas de limão e hortelã. Não precisa nem falar que estava divino!

Nam Thai

De sobremesa, pra fazer se apaixonar de vez, nos deliciamos com o Café Gourmet, uma seleção de sobremesas em mini porção: crocante de creme de coco e gengibre; panna cotta de coco, galantina de jasmim e calda de lichia e açafrão; doce de arroz crocante com manga fatiada; kulfi de chocolate belga e Ovomaltine com banana caramelizada e calda toffee.

Nam Thai

Pra completar, o Nam Thai ainda tem a vantagem de estar em uma dos cantinhos mais badalados do Rio,  no Baixo Leblon, mas fora de qualquer tumulto. Sentar junto ao janelão de vidro e observar o movimento de quem passa é uma atraçāo à parte. E as mesinhas na calçada já são um clássico carioca no pós praia.

Nam Thai

Uma verdadeira viagem pelos sabores exóticos dessa culinária riquíssima, não vejo a hora de voltar lá, seja de dia ou à noite!

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Gabbiano Al Mare, comida mediterrânea em Ipanema

Almoço no Gero, o melhor restaurante do Rio

Onde passar o Ano Novo no Rio

Zazá – um charme de restaurante em Ipanema

Os melhores Bares de Tapas de Madri

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.