Gastronomia

Onde tomar as melhores caipirinhas no Rio

Publicado por
Duda Vetere

Se tem algo que é a cara do Brasil, além da feijoada, certamente é a caipirinha! Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, assim como a cachaça, a versão popular diz que a bebida foi criada inicialmente como remédio, e teria sido inventada pelo fazendeiro Paulo Vieira em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, em 1918. Verdade ou não, a combinação de cachaça, limão, açúcar e gelo se tornou um símbolo do nosso país. Atualmente, são infinitas as possibilidades de sabores e combinações, mas tem gente que não abre mão da receita original. Perguntamos então para amigos jornalistas, produtores de conteúdo, artistas e fotógrafos, onde tomar as melhores caipirinhas no Rio!

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Melhores caipirinhas no Rio

Para a jornalista Alessandra Carneiro, da Agenda Carioca, a caipirinha tem que ser básica e clássica. Ou seja, de cachaça, claro. “Se for pra vodca, eu peço outro drinque. Então, da clássica, com cachaça e limão, minha preferida é a do Itahy. Vem sempre muito bem equilibrada. Além disso, gosto também da de maracujá!”, conta Alessandra.

Clássica do Itahy

Já o jornalista e apresentador Ivo Madoglio destaca três lugares no Rio onde ele adora a caipirinha. Primeiramente, é o Bottega Gastrobar, em Botafogo, que tem clima intimista e descontraído. “Adoro a caipirinha de morango com manga, que chama beijo de verão”, diz Ivo. “Meu segundo lugar é o Kinjo, em Copacabana. O barman de lá é maravilhoso e portanto, além dos ótimos drinques, tem histórias maravilhosas pra contar. Por fim, DB House, casa de carnes que fica no Vogue e Village Mall. As carnes são espetaculares, as entradas também, ou seja, nada melhor que uma boa caipirinha pra acompanhar. A da foto é de morango com Hortelã”, conta o apresentador. Certamente algumas das melhores caipirinhas no Rio!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Ivo Madoglio com a caipirinha Beijo de Verão do Bottega Gastrobar
Caipirinha do Kinjo
Morango com hortelã da DB House

Caipirinha nos bares e restaurantes

Enquanto isso, para o fotógrafo Tomás Rangel, a caipirinha de limão do Chanchada, em Botafogo, acompanha perfeitamente bem os ótimos petiscos do chef Bruno Katz. “No gastrobar Casa Copa Bacana, que foi inaugurado recentemente na Avenida Atlântica, o bartender é um dos profissionais mais criativos e respeitados do mercado, o José Ronaldo, ex SubAstor (SP) e Liz (RJ). Então, pra quem curte a caipirinha clássica, é uma boa dica”, complementa Tomás. Aliás, outro lugar que o fotógrafo adora é o Galeto Sat’s, bar que tem um dos maiores acervos de cachaça do Rio, graças ao seu dono, Serjão, amante e colecionador do destilado. “Tangerina com gengibre, maracujá bem como limão são meus preferidos e sempre harmonizam muito bem com o Galeto à moda Sat’s. Além disso, gosto de variar na escolha da cachaça”, conta ele.

Serjão do Galeto Sat’s

Aliás, quem também gosta da caipirinha do Sat’s é o sous chef do Grupo T.T, Rafael Cavalieri! “Caipi em copo longo, com muita fruta e que desce com facilidade ao longo das madrugadas!”, diz. Para Rafa, a caipirinha é nosso drinque assinatura, nossa bebida emblemática. “Apesar de parecer simples é uma bebida que envolve muita técnica. Portanto, proporção de fruta, cachaça e açúcar, ser mexida da maneira clássica ou batida como muitos gostam, o cuidado com o amargor quando é feita só com frutas cítricas. Particularmente eu sou apaixonado pela combinação limão e caju e tem um lugar que brilha no preparo, que é o Escama, restaurante do chef Ricardo Lapeyre no Jardim Botânico. A Laura Paravatto tem a mão ótima, segura a onda no açúcar e utiliza limão galego que traz outra complexidade de sabor. É mexida, macerada com cuidado e deliciosa”, conta Rafa.

Rafael Cavalieri

Enquanto isso, nossa editora-chefe Renata Araújo nos confidenciou que a caipirinha de morango é uma das suas preferidas! “Adoro a do De Lamare! Assistir ao pôr do sol de lá, de cara para o Morro Dois Irmãos é um programa imbatível no Rio.”! E certamente nós concordamos.

Sabores para todos os gostos

A assessora de imprensa Juliana Esteves é fã de balcão pelas surpresas que os profissionais proporcionam. “E minha caipirinha preferida é fruto dessas experiências mágicas. A bartender Milina Lopes prepara uma receita com cachaça de jambu, que provoca deliciosa dormência na boca, no Quartinho Bar, em Botafogo. Ela adoça levemente com mel e por fim, finaliza com perfume de fernet. Certamente um espetáculo para se ver e sentir!”, diz Juliana. Certamente, já ficamos curiosas para experimentar!

Juliana Esteves

Melhores caipirinhas no Rio

Enquanto isso, o cantor Leo Jaime indica de olhos fechados de lima da pérsia, do Guimas! O bistrô na Gávea, fundado há mais de 40 anos, serve clássicos da nossa culinária e certamente a caipirinha tinha que estar presente. Certamente uma das melhores caipirinhas no Rio!

Caipirinha de lima da pérsia, do Guimas

Por fim, para o jornalista e editor do site Maior Viagem, Tavinhu Furtado, apesar da receita não ter muito segredo, existe diferença quando tomamos uma bem feita. “A do Cantô, no Grand Hyatt Rio, é deliciosa. De frente pra piscina, o restaurante que tem a cara de brasilidade oferece a bebida super bem feita. Mas a minha dica é aproveitar pra saborear com a feijoada que eles servem aos sábados!”.

Tavinhu Furtado

E você, onde gosta de tomar uma boa caipirinha aqui no Rio? Conta pra gente nos comentários!

Endereços

Itahy: Av. Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon e Rua Barão da Torre, 334 – Ipanema.
Bottega Gastrobar: Rua Visc. de Caravelas, 121 – Humaitá.
Kinjo: Rua Duvivier, 21 – Loja A – Copacabana.
DB House: Av. das Américas 8585 – Edícula 5  e Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca.
Chanchada: Rua Gen. Polidoro, 164 b – Botafogo.
Casa Copa Bacana: Av. Atlântica, 1910 – Copacabana.

Galeto Sat’s: Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo e Rua Barata Ribeiro, 7 – Loja D – Copacabana.
Escama: Rua Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico.
Quiosque de Lamare: Av. Vieira Souto, 110 Posto 8 – Ipanema.
Quartinho Bar: Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo.
Guimas: Rua José Roberto Macedo Soares, 5 – Gávea.
Cantô Gastro & Lounge: Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca.


Texto por Renata Araújo e Duda Vétere. Janeiro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

14 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás