Espanha

O que fazer em Málaga, na Espanha

Publicado por
Duda Vetere

Segunda maior cidade da Andaluzia, no sul da Espanha, Málaga é um convite irrecusável para se sentar à beira mar e aproveitar os longos dias de sol e bom tempo. Ela é considerada a capital da Costa del Sol, em um recorte que abraça o Mediterrâneo ao longo de 14 quilômetros. Além disso, ainda guarda o título de cidade natal de um dos artistas mais aclamados da arte mundial: Pablo Picasso. Mas não fica por aí. Enquanto intima os visitantes a diferentes programas com vista para o oceano, convoca também muitos momentos à mesa. Málaga reúne sabores que misturas influências árabes e judaicas, sempre exaltando os produtos locais, como queijos, azeites ou vinhos. Uma costa exuberante, sol e muitos pescados. A seguir, um roteiro sobre o que fazer em Málaga para viver o melhor da cidade espanhola, que respira boa comida e expira arte!

Aproveite para ler também:

Se estiver de viagem marcada para a Espanha, veja também nossas dicas dos melhores hotéis de luxo no país, como o Marqués de Riscal, e na capital Madri, como renovado Mandarin Oriental Ritz e o elegante Four Seasons Madrid.

O que fazer em Málaga

1. Passear pela famosa Costa del Sol

La Malagueta, La Misericordia, San Andrés, San Julián, El Palo, Pedregalejo… e a lista de praias continua. Se há algo emblemático, que caracteriza a cidade de Málaga, é a sua costa marcada por estações balneares. Há desde opções bastante requisitadas pelos turistas até as mais reservadas, como, por exemplo, a praia de nudismo de Guadalmar. Mas nem só de sol e pé na areia se faz um roteiro malagueño. Em um rápido passeio pela orla da cidade, é possível ver como a arquitetura e o comércio se misturam à identidade também urbana e histórica de Málaga.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Imponente, o monumento das Pérgolas de la Victoria é, de cara, as boas vindas do Paseo de Sancha, que fica a poucos metros do bem-preservado Teatro Romano local. Antes de fazer um desvio até os tempos antigos, porém, siga pelo calçadão até chegar a um agradável centro comercial aberto, construído à beira do Mediterrâneo. Seja para uma caminhada despretensiosa no fim de tarde ou para embarcar em um dos passeios que mostram a beleza da Costa del Sol de outra perspectiva, o Muello Uno é uma visita a considerar no roteiro. Principalmente se houver fãs de marcas estrangeiras entre os viajantes.

2. Visitar a casa natal de Picasso – ou um dos 40 museus que a cidade abriga

A este ponto, o fato de o pintor e escultor Pablo Picasso ter nascido em Málaga já é uma informação amplamente conhecida. O que poucas pessoas sabem é que, além da cidade abrigar obras emblemáticas do artista espanhol – assim como os museus de Barcelona e Paris -, a capital da Costa del Sol também transformou em museu a casa onde Picasso nasceu e morou durante a sua infância. Sob o nome de “Museo Casa Natal”, o espaço mantém a configuração original do imóvel. Por lá, estão os primeiros pincéis, telas e esboços de um dos principais nomes do cubismo.

Museu Picasso

E, se a ideia for conhecer Málaga ainda em 2023, é possível aproveitar uma programação diversificada em torno da vida e carreira do pintor. São experiências gastronômicas e áudio-guias gratuitos nos espaços culturais que levam o seu nome. O mote da Picasso Celebración é os 50 anos da morte do malaqueño. Mas, se a ideia for explorar outros movimentos culturais, Málaga se orgulha de hospedar um total de 40 museus. Entre eles, por exemplo, o moderno Centro Cultural Pompidou, o primeiro fora da França. Portanto, atrações artísticas não hão de faltar.

3. Provar as típicas sardinhas em um Chiringuito local

Poucas coisas retratam tão bem a experiência malagueña quanto sentar em um dos bares de praia distribuídos ao longo da costa e assistir ao ritual de preparação das sardinhas. Certamente um dos pratos mais típicos da região. O peixe tradicional das águas do Mediterrâneo – assado em sal grosso, dentro de pequenas embarcações coloridas fixas na areia -, chama a atenção de qualquer visitante com olfato atento. E como o que não falta em Málaga são lugares pé na areia, basta escolher o “chiringuito” – como são chamados – com a melhor vista e desfrutar o sabor do litoral espanhol.

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?

Necessário de comer as clássicas sardinhas

4. Fazer uma das muitas trilhas que recortam a província

Quem pensa que Málaga se resume a praias, surpreende-se quando descobre que 80% do seu território é composto por montanhas, como aquelas que formam o Parque Natural dos Montes, localizado dentro dos limites da cidade. Ao todo, são 5 mil hectares de área natural e protegida. Ou seja, destino ideal para trilhas e caminhadas com vista panorâmica.

Há para todos os estilos. Seja com baixa dificuldade e poucos quilômetros (Molino del viento), em rota circular que passa por um ecomuseu (Lagar de Torrijos) ou em terreno plano, com direito a observação de aves raras (Miradouro del Cochino). E o clima ajuda. Em apenas 71 dias, dos 365 por ano, a chuva costuma atrapalhar os planos de quem passa por Málaga.

5. Experimentar os diferentes queijos de cabra produzidos na região

Quem gosta de queijos franceses certamente vai se encantar também por Málaga. Afinal, é um dos principais produtores de queijo de cabra da Europa. As possibilidades são muitas, todas feitas por 20 queijarias locais, a partir de leite de cabra puro. Queijos frescos, meia cura, com muitos dias de maturação, do tipo azul, brie, curtidos em azeite, com alecrim, vinho, tomilho… ou o que mais a criatividade dos produtores ditar.

Queijo pinsapo

A procedência e qualidade é garantida pelo selo Sabor a Málaga. Uma iniciativa local que reúne cerca de 600 produtores, todos dedicados a produtos autóctones, feitos essencialmente por pessoas que vivem na província. Entre os mais afamados estão os das marcas El Pinsapo, AGAMMA (Agrupación de Ganaderos de los Montes de Málaga) e La Cañada del Capitán. Boa parte deles pode ser encontrada no tradicional mercado central Atarazanas, que é uma atração à parte.

6. Ficar hospedado no hotel de luxo que serviu de hospital de campanha e sede da Justiça local

A primeira versão do Gran Hotel Miramar – então Hotel Príncipe de Asturias – inaugurou ainda em 1926. Mas foi só 90 anos depois, que o empreendimento abriu ao público com a configuração atual, sedimentada na hotelaria de luxo. Com uma arquitetura suntuosa e única em Málaga, o edifício de estilo barroco, com influência grega e renascentista, chegou a servir de hospital durante a Guerra Civil espanhola, em 1936. Além disso, funcionou também, por 20 anos, como sede do Palácio da Justiça local.

Os melhores hotéis da Espanha

Hoje, o único hotel cinco estrelas de luxo da cidade, funciona com 190 quartos divididos em sete tipologias, que se dividem entre opções com vistas para o mar, para o jardim impactante da propriedade ou para a área urbana de Málaga. Entre elas, por exemplo, está a Suíte Royal com 80 metros quadrados. Além de sala, quarto e banheiro, inclui um terraço privativo com jacuzzi. Para se hospedar no ícone malagueño, as diárias vão desde os 325 euros, nos quartos mais simples, até os 2.380 euros, na alta temporada do Verão europeu.

7. Visitar um autêntico bar de tapas e uma recomendação Michelin

Ir a Málaga e não provar a cozinha local é imperdoável. A típica Ajoblanco, sopa fria à base de amêndoas, pão, alho e azeite, e os Boquerones fritos al limón, como eles chamam as anchovas empanadas, são apenas dois clássicos que encabeçam uma lista variada de sabores. Portanto, uma boa oportunidade de provar diferentes receitas e viver uma experiência tradicional é visitar um bar de tapas local. O La Tranca é um desses lugares que exala o DNA espanhol, com muito sabor, energia e música.

As Croquetas e o Tinto de Verano são palavras de ordem para começar. Mas, imperdível mesmo são as empanadas, com recheios variados, como espinafre, carne, queijo e cebola e queijo com jamón. Mas, se a ideia for experimentar os ingredientes regionais sob a criatividade da cozinha de autor, o Google Maps deve apontar para o La Cosmo. Bar e restaurante liderado pelo chef Dani Carnero, o espaço é apresentado no Guia Michelin como uma das opções Bib Gourmand (categoria para boas experiências com bom preço), que “aposta em um conceito de cozinha mais direta e fluida”, com destaque para “as tradições da cozinha de Málaga e os seus sabores do mar”.

Portanto, estas foram as minhas dicas de o que fazer em Málaga, para você incluir no seu roteiro!

Por Jéssica Germano, jornalista, especialista em Jornalismo Digital e mestre em Comunicação e Mídia, em Portugal há cinco anos.
Fotos: Jéssica Germano, Ivan Drazic, Johnell Pannell, Jaroslaw Mil, Harris Vo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

2 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

6 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás