O Carnaval de rua em Veneza é o evento mais famoso da cidade! O Carnevale, como chamam os italianos, acontece até o dia 17 de fevereiro. As fantasias históricas nas vitrines dos ateliês e as máscaras feitas em papel machê entregam a comemoração da grande festa, que reúne pierrôs, arlequins e colombinas em trajes luxuosos pelas ruas e rios. Como sempre tive a curiosidade de conhecer o Carnaval de rua em Veneza, consegui dois voos seguidos (por conta do meu trabalho como comissária) para o reduto das gôndolas mais famosas do mundo. Diferente de muitas cidades europeias em pleno inverno, mesmo batendo 0°C, torna-se impossível não se divertir com a festa em Veneza. É confete no chão, dedicação na confecção das máscaras, concursos de miss, doces deliciosos com muita Nutella e desfiles nos próprios canais.
Ah, e uma noticia importante: a partir de abril, Veneza vai começar a cobrar taxa de entrada diária (5€), além de limitar o acesso aos seus famosos canais. A medida tem como objetivo diminuir o numero de visitantes nos feriados e finais de semana.
E se está planejando sua próxima viagem para o país, não esqueça de conferir nossas sugestões de hotéis, e aproveite para reservar aqui com o Booking!
Tudo bem que em Veneza a vida continua normalmente e ninguém deixa de trabalhar na época para comemorar o evento, como corriqueiramente acontece no Brasil, mas a alegria contagiante dos locais se extende por todo os dias. O centro da cidade — por onde me perdi e me encontrei muitas vezes, afinal a arquitetura de cada rua é muito semelhante à outra — fica em polvorosa com muita música e feiras típicas.
Bem de frente ao Campo San Tomà, na rua S. Polo, número 2867, por exemplo, no centro de Veneza, está o pequeno ateliê La Bauta. Cogitei comprar uma máscara original, mas o preço de 250 EUR me desanimou. As peças autênticas possuem um selo dizendo que foram feitas em Veneza. Quem não se importar e só quiser se divertir com uma fantasia, pode adquirir a sua nas ruas mesmo. Existem muitas advindas da China por preços mais em conta, na casa dos 30 EUR.
Durante o Carnaval em Veneza, além das comemorações nas ruas, acontecem também festas exclusivas nos hotéis famosos — como, por exemplo, o tradicional evento Sweet Valentine, do Monaco Grand Canal —, mansões e castelos do Grand Canale, onde as camadas mais altas da sociedade se refugiam dos turistas e das pontes transbordantes de gente!
O início das comemorações é marcado pelo famoso Vollo dell’Angelo, onde uma figura angelical desce uma tirolesa na Praça São Marcos — palco principal das performances teatrais, danças e demais festividades. Acompanhei muitos dos acontecimentos do cronograma especial de Carnaval no site oficial da cidade!
Portanto, Veneza é, assim como Viena, o berço dos bailes de época, com muita pompa, adereços e máscaras. E quem, assim como nós, gosta do Carnaval, dos desfiles na Sapucaí e tem interesse em conhecer mais da história e cultura por trás de uma das festas populares mais antigas do mundo, precisa viajar para a Europa durante esse período. Ou seja, já anota no calendário para conhecer o Carnaval de rua em Veneza. Tenho certeza que será inesquecível.
Por Thaís Abreu, nossa colaboradora de Dubai
Fotos: Thaís Abreu e divulgação. Fevereiro de 2024.
Organizei um Happy Hour na minha casa para o Lançamento da You Must Dance no…
Bar de Santo Antônio: novo português no Leblon traz receitas clássicas da Gruta. As tradicionais…
Em um charmoso casarão dos anos 90, este bar e restaurante italiano em Botafogo reúne…
O litoral peruano pode surpreender com paisagens deslumbrantes, praias, falésias, além de ser rico em…
O maior festival urbano de design da América Latina acontece pela primeira vez no Rio,…
Os 50 melhores hotéis do Brasil, segundo ranking da Casual Exame. A primeira edição do…