Europa

Carnaval de rua em Veneza: o berço da maior festa do mundo

Publicado por
Duda Vetere

O Carnaval de rua em Veneza é o evento mais famoso da cidade! O Carnevale, como chamam os italianos, acontece até o dia 17 de fevereiro. As fantasias históricas nas vitrines dos ateliês e as máscaras feitas em papel machê entregam a comemoração da grande festa, que reúne pierrôs, arlequins e colombinas em trajes luxuosos pelas ruas e rios. Como sempre tive a curiosidade de conhecer o Carnaval de rua em Veneza, consegui dois voos seguidos (por conta do meu trabalho como comissária) para o reduto das gôndolas mais famosas do mundo. Diferente de muitas cidades europeias em pleno inverno, mesmo batendo 0°C, torna-se impossível não se divertir com a festa em Veneza. É confete no chão, dedicação na confecção das máscaras, concursos de miss, doces deliciosos com muita Nutella e desfiles nos próprios canais.

Ah, e uma noticia importante: a partir de abril, Veneza vai começar a cobrar taxa de entrada diária (5€), além de limitar o acesso aos seus famosos canais. A medida tem como objetivo diminuir o numero de visitantes nos feriados e finais de semana.

E se está planejando sua próxima viagem para o país, não esqueça de conferir nossas sugestões de hotéis, e aproveite para reservar aqui com o Booking!

Carnaval de rua em Veneza

Tudo bem que em Veneza a vida continua normalmente e ninguém deixa de trabalhar na época para comemorar o evento, como corriqueiramente acontece no Brasil, mas a alegria contagiante dos locais se extende por todo os dias. O centro da cidade — por onde me perdi e me encontrei muitas vezes, afinal a arquitetura de cada rua é muito semelhante à outra — fica em polvorosa com muita música e feiras típicas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Carnaval de rua em Veneza
Thais Abreu em Veneza, com sua arquitetura típica

Bem de frente ao Campo San Tomà, na rua S. Polo, número 2867, por exemplo, no centro de Veneza, está o pequeno ateliê La Bauta. Cogitei comprar uma máscara original, mas o preço de 250 EUR me desanimou. As peças autênticas possuem um selo dizendo que foram feitas em Veneza. Quem não se importar e só quiser se divertir com uma fantasia, pode adquirir a sua nas ruas mesmo. Existem muitas advindas da China por preços mais em conta, na casa dos 30 EUR.

Ateliê La Bauta
Um clássico de Veneza!
As famosas mascaras do Carnaval de Veneza

Festa nos canais e ruas

Durante o Carnaval em Veneza, além das comemorações nas ruas, acontecem também festas exclusivas nos hotéis famosos — como, por exemplo, o tradicional evento Sweet Valentine, do Monaco Grand Canal —, mansões e castelos do Grand Canale, onde as camadas mais altas da sociedade se refugiam dos turistas e das pontes transbordantes de gente!

Cortejo nos canais de Veneza

O início das comemorações é marcado pelo famoso Vollo dell’Angelo, onde uma figura angelical desce uma tirolesa na Praça São Marcos — palco principal das performances teatrais, danças e demais festividades. Acompanhei muitos dos acontecimentos do cronograma especial de Carnaval no site oficial da cidade!

Apresentações na praça

Portanto, Veneza é, assim como Viena, o berço dos bailes de época, com muita pompa, adereços e máscaras. E quem, assim como nós, gosta do Carnaval, dos desfiles na Sapucaí e tem interesse em conhecer mais da história e cultura por trás de uma das festas populares mais antigas do mundo, precisa viajar para a Europa durante esse período. Ou seja, já anota no calendário para conhecer o Carnaval de rua em Veneza. Tenho certeza que será inesquecível.

Por Thaís Abreu, nossa colaboradora de Dubai
Fotos: Thaís Abreu e divulgação. Fevereiro de 2024.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo. Fãs de culinária italiana, prestem atenção neste simpático…

4 dias atrás

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim. O premiado chef carioca Ricardo Lapeyre desembarcou em…

6 dias atrás

3 chefs de cozinha e suas mães: conheça as histórias

Neste Dia das Mães, convidamos 3 mulheres, chefs de cozinha, para compartilharem conosco um pouco…

1 semana atrás

Ninetto Trattoria: novo restaurante italiano na Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou mais um restaurante italiano, o Ninetto Trattoria. A casa, que…

1 semana atrás

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro. Prestes a completar seis anos, o restaurante…

2 semanas atrás

Si-chou: restaurante asiático em Ipanema

Si-chou: restaurante asiático em Ipanema. A dupla de restaurateurs premiados, Elia Schramm e Menandro Rodrigues,…

2 semanas atrás