Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?
Se tem algo que a pandemia nos mostrou, foi que não temos o controle sobre tudo. No entanto, muitas pessoas relacionaram isso à impossibilidade total de administrar planos. Portanto, viajar para lugares distantes, o que sempre alimentou a imaginação da maioria, subiu ao pódio no quesito falta de previsibilidade. Mas será que precisa ser assim? Na coluna You Must Feel, a psicóloga Daniela Faertes conta por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental! Afinal, planejar é algo saudável que nos dá uma perspectiva otimista de futuro.
+Os benefícios da viagem ao nosso mundo interior
+A importância das férias
Planejar uma viagem faz bem!
Em períodos incertos, para além do “aproveite o momento” e do “viva o hoje”, ter planos que sejam ampliados para possíveis cenários distintos pode ajudar a nos tranquilizar. Quem não fez nenhum planejamento para 2021 pode se sentir “perdido”. Já quem fez um único pode estar “frustrado” com as circunstâncias. E quem fez planos para diferentes cenários deve estar com a sensação de mais “organizado”.
+Como manter a saúde mental durante a pandemia
Uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management, em 2019, associou a antecipação pré-viagem à felicidade. Ou seja, ficamos significativamente mais felizes quando temos planos de viajar. Aliás, esse sentimento positivo pode ser até mais constante do que a viagem em si ou o pós-viagem.
Além disso, outro estudo feito pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, concluiu que o bem-estar e a felicidade de pessoas que têm uma viagem planejada são maiores do que aquelas que não têm. De fato, essa sensação sempre foi muito nítida nos viajantes. A ideia para não perdermos essa possibilidade é justamente o que fazemos em outros aspectos da vida: adaptação e planos flexíveis.
Viajar sem sair de casa
No planejamento de viagens mais distantes, por exemplo. Mesmo sem fazer reservas ou marcar voos, o simples fato de poder imaginar que tipo de passeio você vai fazer quando for possível, quem irá acompanhá-la, para qual clima e gastronomia vão degustar são alguns pontos que podem ajudar.
Uma sugestão é se entreter com sites, blogs, documentários e outras pesquisas. Sem gerar ansiedade, mas uma motivação que ajude a passar melhor por esses tempos difíceis. É nesta jornada que você se conecta com as sensações de prazer e, com isso, tem uma ocupação mental lúdica e útil para o momento.
Já viagens mais curtas criam essa expectativa que ajuda a passar os dias que antecedem o momento de forma mais leve. Isso acontece porque você vai organizando determinados pontos. Como, por exemplo, transferir os dias de trabalho, forçar a dieta para torna-la mais flexível durante o passeio, o que irá cozinhar, que jogos vai jogar, como vai estar o clima, que roupas vai levar para combinar, etc.
Desta forma, assim como adaptamos as amizades e o trabalho para o virtual, os viajantes podem voltar a fazer as pazes com o seu parceiro viagem.
Por Daniela Faertes. Maio de 2021.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário