Nesta quinta feira, o tradicional Hotel Copacabana Palace foi palco do Lançamento Guia Michelin RJ & SP 2016, o mais importante evento de gastronomia do país. Jornalistas e chef’s e convidados das duas cidades se reuniram para conferir os indicados e estrelados da 2ª edição do Guia Michelin. Foi uma manhã emocionante em que a gastronomia brasileira foi a total protagonista!

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016 2

A primeira categoria, Bib Gourmand, seleciona os restaurantes pela sua excelente relação qualidade-preço e com um menu completo de até R$90. Do Rio de Janeiro, os escolhidos foram o Gurumê, restaurante japonês do Fashion Mall, o espanhol Entretapas do chef Jan Santos (Botafogo e Jardim Botânico), Miam Miam, Oui Oui, Artigiano, Pomodorino e Anna, da dona de mesmo nome, o peruano Lima, o Restô Ipanema do chef Tande Bittencourt e Riso Bistrô.

Gurumê, o restaurante japonês do Fashion Mall

Restaurante Gurumê

Restô_Tande Bittencourt_Foto Filico

Chef Tande Bittencourt

Entretapas Ipanema

Chef Jan Santos

Achamos super justo o resultado, já que são todos restaurantes que frequentamos e respeitamos.

Gurumê

Restaurante Gurumê

Já em São Paulo, foram mais de 15 restaurantes selecionados, como o Arturito, da chef Paola Carosella, Bona, Casa Santo Antônio, Antonietta Empório, o novato Petit Gastronomia, Mocotó do Chef Rodrigo Oliveira, Jiquitaia e Ecully.

Restaurante Ecully

Restaurante Ecully

Restaurante Mocotó

Restaurante Mocotó

Ainda falta muito para conhecermos todos. Com esta seleção, deu ainda mais vontade de ir para São Paulo fazer mais uma incursão gastronômica.

Renaissance, um hotel completo em São Paulo

A categoria de 1 estrela representa uma cozinha requintada. No Rio, os estrelados foram o Eleven, restaurante de Lisboa e novidade no Guia, e os que se mantiveram na lista, como o Lasai do Chef Rafa Costa e Silva, o asiático MEE do Copacabana Palace comandado pelo chef Kazuo Harada, o Le Pré Catelán do chef Roland Villard, o francês Olympe de Claude e Thomas Troisgrois e o Roberta Sudbrack.

Pratos Restaurante Lasai Rio de Janeiro

Lasai

Novo menu do restaurante Mee 6

Chef Kazuo Haruda – Mee

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016 4

Chef Thomas Troisgrois

Novo Bar da Roberta Sudbrack no Leblon

Nossa editora Renata Araujo e Roberta Sudbrack

Sabemos que os inspetores do Guia Michelin, que tem mais de 100 anos, são super exigentes e talvez faltem alguns ótimos restaurantes na lista. Mas sem dúvida, estes são os melhores restaurantes do Rio.

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016 6

Michael Ellis – Diretor Internacional do Guia Michelin

Em SP, o contemporâneo Tête à Tête ganhou sua primeira estrela assim como Esquina Mocotó, de Rodrigo Oliveira e o Kan Suke. Dalva e Dito, o restaurante Fasano do hotel de mesmo nome, o italiano Attimo e Kinoshita se mantiveram estrelados no Guia Michelin 2016.

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016 5

Rodrigo Oliveira e Roberta Sudbrack

onde comer em sp

Tête á Tête

Chef Tsuyoshi Murakami - Kinoshita

Chef Tsuyoshi Murakami – Kinoshita

O único a receber (e manter!) as suas 2 estrelas foi o D.O.M, restaurante de São Paulo do conceituado chef Alex Atala, mais que merecido. Ele disse que “sonha com a terceira, mas que manter a segunda é maravilhoso, já que é sempre difícil”.

Ainda não temos nenhum 3 estrelas no Guia Michelin brasileiro.

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016

Renata Araujo e Alex Atala

Vale lembrar que mais de quinhentos restaurantes foram visitados e testados diariamente. Os profissionais são anônimos e pagam suas próprias despesas. A avaliação consiste em cinco critérios: qualidade dos produtos, personalidade da cozinha, técnica do cozimento, harmonização dos sabores, relação qualidade-preço e, claro, regularidade. É um salto para a gastronomia brasileira fazer parte deste guia mundial, presente em 26 países e em 4 continentes.

Lançamento do Guia Michelin RJ & SP 2016 3

O Guia Michelin Rio de Janeiro & Sao Paulo 2016 está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais pelo aplicativo (iOS and Android) e a versão impressa já está à venda por R$ 80,00.

Texto por Duda Vetere e Renata Araújo

Fotos: Ari Kaye, Renata Araujo e Divulgação

Abril de 2016

Leia mais:

Hilton Barra comemora 1 ano no Rio de Janeiro

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Novidade nos bares de Ipanema e Leblon

Pizzaria Prima Farina no Leblon

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.