Viajantes fãs da boa mesa, com viagem marcada para a Ásia, já podem comemorar o lançamento do 1º Guia Michelin de Taiwan! A bíblia da gastronomia finalmente acaba de lançar sua primeira edição com os melhores restaurantes de Taiwan, a pequena ilha no leste do continente asiático. O país foi o 30º a entrar na lista, que reúne chefs e estabelecimentos estrelados ao redor do mundo.

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

guia michelin de taiwan

Concert Hall em Taipei

Lançamento do 1º Guia Michelin de Taiwan

No total, 20 restaurantes foram laureados com as cobiçadas estrelas. O restaurante cantonês Le Palais recebeu a mais alta honra com três estrelas Michelin. Além disso, dois deles ganharam duas estrelas: o japonês Ryu Gin e o chinês The Guest House. Enquanto isso, mais 17 restaurantes levaram para casa uma estrela Michelin cada um.

10 atrações imperdíveis em Bangkok

A cerimônia de premiação seguida de um jantar de gala preparado por oito chefs aconteceu no Mandarin Oriental Taipei, que finalmente celebra a inclusão no guia de seu restaurante cantonês, Ya Ge, agraciado com uma estrela.

5 hotéis tradicionais no Sudeste Asiático

guia michelin de taiwan

Um pouco do ambiente do restaurante

Sorte a minha de estar em viagem pelo país enquanto aconteceu o lançamento do 1º Guia Michelin de Taiwan. Tive a oportunidade de passar uma tarde gastronômica estrelada provando os pratos assinados pelo experiente Chef de Cuisine Tse Man. Nascido e criado em Hong Kong, ele se especializou em receitas clássicas chinesas com sutis toques pessoais.

10 dicas de passeios na Tailândia

Seu grande segredo? Por exemplo, além dos quase 50 anos de exercício, a cuidadosa seleção dos melhores e mais frescos ingredientes produzidos localmente.

Assim, a experiência começa muito antes de chegar à mesa. O ambiente sofisticado do restaurante, projetado pelo renomado designer Tony Chi, mescla linhas modernas com objetos clássicos chineses, lembrando um elegante museu, por exemplo. Acomodada em um nicho quase particular, vi chegar à mesa os pratos assinados pelo laureado Chef. Provavelmente uma das experiências gastronômicas mais incríveis que já tive.

O que fazer em Hong Kong

os melhores restaurantes de taiwan

Ambiente do restaurante do Guia Michelin de Taiwan

Uma experiência gastronômica estrelada

Como entrada, peça o porco assado com mel e escolha alguns tradicionais Dim Sums para acompanhar. Minhas opções foram, por exemplo, dois dumplings cozidos no vapor com recheio de camarão, outro de caranguejo com trufas negras de comer reando e um frito de taro recheado com foie gras inesquecível. Ah, e além disso, rolinhos primaveras, lógico.

Mandarin Oriental Bangcoc, um dos melhores do mundo

os melhores restaurantes de taiwan

Os tradicionais Dim Suns e rolinhos primavera

Adorei sobretudo apresentação do caldo de frango, riquíssimo em colágeno, servido numa chaleira de chá e copo dupla-face para não queimar os dedos. Simples e repleto de sabor enriquecido pelas opções de sal negro havaiano e sal rosa dos Himalaias.

O melhor hotel da Brickell: Mandarin Oriental Miami

os melhores restaurantes de taiwan

O caldo de frango servido na xícara, digno de restaurante do Guia Michelin de Taiwan

O caranguejo assado com cebola é um dos pratos principais favoritos do menu. Lembra nossa casquinha de siri sem batatas, acondicionado dentro de um caranguejo de prata que você mesmo abre. Não preciso falar que estava divino. Para acompanhar, vegetais verdes cozidos em caldo claro.

Hotel 5 estrelas em Paris: Mandarin Oriental

os melhores restaurantes de taiwan

O caranguejo assado

O banquete terminou com uma sobremesa tradicional de Hong Kong e carro-chefe do menu: creme de manga, pomelo (um parente da laranja), coco e sagu. O doce da manga é quebrado pelos gomos de pomelo e o sagu adiciona textura. Simples, leve, saboroso… equilíbrio perfeito!

Melhor hotel de Munique: Mandarin Oriental

os melhores restaurantes de taiwan

A sobremesa tradicional

Finalmente, o chá costuma ser a bebida principal para acompanhar as refeições e o Ya Ge oferece as ervas da renomada marca Cha Cha Thé, mas a carta de vinhos deles recebeu menção especial dos inspetores Michelin. Mas em vez disso, é claro que você pode optar por um vinho, se quiser.

Dica de Taiwan

Portanto, um restaurante para você colocar na lista quando estiver de passagem pela Ásia. Também vale considerar hospedar-se no hotel. Sinônimo de excelência em serviço e atendimento, o Mandarin Oriental Taipei foi inaugurado em 2014 e além disso oferece os quartos mais amplos da capital taiwanesa.

The Landmark – um hotel Mandarin Oriental em Hong Kong

os melhores restaurantes de taiwan

Na fachada do MO Taipei

Finalmente, uma curiosidade adicional: o Mandarin Oriental é o grupo hoteleiro com mais estrelas Michelin no mundo. Portanto, com a inclusão do restaurante Ya Ge na lista, agora são 22 estrelas em 15 estabelecimentos. Vale conferir se o seu próximo destino é sede de um hotel da rede.

As 10 marcas de hotéis de luxo mais famosas do mundo

Para conferir a lista completa do Guia Michelin Taiwan, é só entrar no site oficial.

Por Adriana Lage, do A Camminare

Fotos: Adriana Lage e Mandarin Oriental Taipei

Abril de 2018


Leia mais:

10 atrações imperdíveis em Dubai

Como chegar à Muralha da China

Puli Hotel & Spa, em Xangai

Hotel Mandarin Oriental Pudong, em Xangai

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.