Hotéis de Luxo

Lutetia: o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche

Publicado por
Renata Araujo

Único hotel cinco estrelas na Rive Gauche e à margem esquerda do rio Sena, em Saint Germain de Près, o Lutetia fica em um prédio de 1910, e passou por uma reforma milionária, que durou quatro anos. Totalmente transformado, mas com detalhes originais preservados, esta é a segunda vez que fico hospedada neste hotel palácio, e que certamente superou todas as expectativas. Fiquei na magnífica suíte parisiense batizada de Isabelle Huppert, uma das mais famosas atrizes francesas. Um verdadeiro apartamento no coração de St. Germain! O Lutetia consegue unir tradição à modernidade, e o resultado são ambientes contemporâneos, serviço exemplar e alta gastronomia em um prédio histórico, e em endereço querido de tantos e tantos brasileiros.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

História do Lutetia

Por mais de cem anos, o hotel Lutetia fez parte da comunidade parisiense. Durante a 2ª Guerra Mundial, abrigou judeus sobreviventes do Holocausto. Um marco no bairro de Saint Germain, ele foi aberto pela mesma família dona do Bon Marché, loja de departamentos vizinha à propriedade. (Além disso, os donos também eram proprietários do champanhe Taittinger). Os clientes que vinham de outras cidades da Europa certamente precisavam de um lugar para ficar mais tempo.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O belíssimo edifício do Lutetia
Na fachada do Lutetia

Portanto, surgiu a ideia de abrir este tradicional hotel parisiense. O design do único hotel cinco estrelas na Rive Gauche em si é uma transição do Art Nouveau da época para o estilo emergente do Art Deco. Mas sua maior inovação foi conseguir “roubar” a clientela sofisticada dos arredores da Torre Eiffel para o outro lado do rio. E agora, novamente. É o luxo moderno à margem esquerda do Sena.

Lutetia, o unico hotel cinco estrelas na Rive Gauche

O único hotel cinco estrelas na Rive Gauche

Quem assinou a reforma do Lutetia foi o experiente arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. Ele é autor de inúmeros projetos renomados mundo afora e especialista em design de interiores e urbanismo. O arquiteto modernizou o edifício sem mexer nos vitrais e na fachada, símbolos da arquitetura Art Nouveau. Jean-Michel também valorizou a iluminação natural, com grandes janelões de vidro e áreas abertas. Além disso, deixou a acústica de maneira perfeita. Mesmo estando em uma área de grande movimento, não se ouve um ruído se quer.

No lobby do Lutetia
Lutetia de noite

Portanto, entre as características do hotel estão o mármore branco italiano nas áreas comuns, elegantes vasos e arranjos de flores, assim como a obra humorística de Fabrice Hyber na cobertura de vidro do restaurante.

Suíte Isabelle Huppert

Nesta minha última passagem pelo Lutetia, tive o privilégio e a honra de me hospedar na suíte que faz homenagem à premiadíssima atriz francesa! A Suite Parisienne by Isabelle Hupper tem 73 m² de puro glamour e bom gosto. Um verdadeiro apartamento com direito a objetos icônicos da vida da atriz e de memórias pessoais como, por exemplo, o seu próprio vestido de Alta Costura de Yves Saint Laurent. Além disso, fui muito bem recebida com flores, champanhe e chocolates!

Minha suíte era um verdadeiro apartamento
Sendo muito bem recebida no Lutetia
A minha sala bem espaçosa
O vestido da atriz
Objetos da atriz por toda parte

A confortável sala de estar tinha sofá, TV, uma elegante e moderna mesa de jantar redonda, e minibar com cafeteira. No quarto, igualmente confortável, cama king size, e uma mesa com poltrona perto da janela. Assim como nas áreas comuns do hotel, há muitas obras de arte presentes na decoração.

A vista da sala
O meu quarto no Lutetia

O banheiro, todo de mármore, tinha duas pias, banheira e até uma janela com direito a vista para os edifícios de Saint Germain.

Um ótimo banheiro!
A banheira

E para completar, um terraço de 20 metros quadrados com vista para os telhados parisienses, e até a cúpula dos Invalides e Grand Palais. Poderia ficar ali por horas, apenas contemplando… E claro que aproveitei para fazer lindas fotos que você vê abaixo!

Diz se esta varanda não é um espetáculo?
De fato, um dos destaques da minha suíte no Lutetia
Vista para as ruas e telhados de Paris

Os quartos

As 184 acomodações estão divididas em quatro categorias. Além disso, há 47 suítes, espalhadas por sete andares. A reforma reduziu o número de quartos (eram 233), mas aumentou o espaço interno em cada um deles. São todos muito confortáveis, funcionais e oferecem um luxo contemporâneo. Os controles são todos automáticos, desde o sinal de “não perturbe”, até o ar condicionado, abertura de cortinas e a intensidade de luz em cada ambiente. Em 2019, fiquei no Quarto Deluxe (cerca de 40m², com varanda), com vista para o Boulevard Raspail.

Detalhes do quarto

A cama king size era deliciosa e o banheiro bem grande. Todo em mármore Statuario, contava com duas pias e portas separadas para o chuveiro e o vaso. Além disso, os produtos de beleza eram da clássica marca francesa Hermès.

Meu Quarto Deluxe

Adorei a mistura do azul marinho com o branco, além dos quadros e esculturas que sempre dão um tom mais sofisticado ao ambiente. As luminárias Murano eram práticas, além de muito charmosas. O moderno mini bar contava com cafeteria Nespresso.

Olha só que charme esta mesa de trabalho!

Bares e restaurantes

O hotel de luxo na Rive Gauche conta com dois restaurantes e dois bares. A Brasserie Lutetia, como o nome sugere, é uma típica brasserie francesa, sob o comando do Chef Patrick Charvet, que traz um menu de clássicos com toques contemporâneos. Aberto do café da manhã ao jantar, ele tem um terraço ao ar livre e ambiente interno lembra a história Art Déco do hotel. Já o lindíssimo Salon Saint-Germain oferece refeições leves, em ambiente despojado, sob um belo teto de vidro prismático, pintado por Fabrice Hybere, e uma biblioteca. Ou seja, um lugar ideal para marcar uma reunião rápida, tomar um café, ficar trabalhando no laptop, ler ou apenas ficar conversando. Além disso, sábado e domingo tem chá da tarde com delícias elaboradas pelo chef confeiteiro Nicolas Guercio.

Lindo o salão Saint Germain
A charmosa biblioteca
Lindo este ambiente!

Enquanto isso, o bar Joséphine é esplêndido, com vista para o Boulevard Raspail, e afrescos artísticos do chão ao teto. Adorado pelos parisienses há décadas, é desses bares que dá vontade de passar horas ali só degustando um drinque da extensa carta e apreciando o ambiente. Além disso, de quinta a sábado, o Bar Joséphine tem música ao vivo, com apresentações de jazz e piano. Há também o Bar Aristide, salão de charutos e um clube privado, batizado em homenagem a Aristide Boucicaut (o fundador do Le Bon Marché).

O bar é um must go!
Ambiente lindo e bons drinques
Certamente uma boa pedida para antes do jantar
Música ao vivo

Spa

O spa de 700 m², Akasha Holistic Wellbeing, tem uma piscina de 17m banhada por luz natural, uma raridade em Paris. Além de tratamentos especializados, terapias e treinamento pessoal, o Spa conta ainda com academia de ginástica e salão de beleza.

SPA do Lutetia

Arte

A arte, a filosofia, a ciência e a política sempre estiveram presentes no hotel. Afinal, ele era frequentado por Ernest Hemingway, James Joyce, Picasso e Matisse, entre outros. Portanto, nada mais natural, que séculos depois, o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche apresente dezenas de obras de arte espalhadas pelos quartos e também pelos diferentes ambientes da propriedade.

Muitas obras de arte pelo hotel

Serviço

Exatamente como se espera de um hotel cinco estrelas na Rive Gauche, o Lutetia tem serviço primoroso. O staff todo sempre muito simpático, sorrindo e disposto a ajudar. Desde o bellman, passando pelos recepcionistas, camareiras e garçons, achei toda a equipe bem preparada e com vontade de trabalhar. Destaque para a excelente conciergerie! Sou daquelas hóspedes que inferniza a vida dos concierges, principalmente quando estou em uma cidade que conheço bem. Afinal, sou ávida por novidades e procuro sempre o melhor restaurante, a exposição mais bem cotada e por aí vai. Pois os concierges do Lutetia deram show, com indicações na ponta da língua e sugestões inesperadas. Ou seja, aprovadíssimo!

Por Renata Araújo. Março 2019. Atualizado em Novembro 2023.

Fotos: Renata Araújo e Gerson Lírio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

20 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás