O clássico Le Relais de L’entrecôte: a melhor carne de Paris
O clássico Le Relais de L’entrecôte é um dos meus restaurantes preferidos de Paris! Ele não é sofisticado nem tem estrela Michelin, mas oferece uma experiência inigualável com apenas um prato no menu. Trata-se do famoso bife com batatas fritas com o molho secreto da família de Paul de Saurs, certamente a melhor carne de Paris. Há diversos endereços espalhados pela cidade, mas o original, desde 1959, é o de Port Maillot, que frequento desde a adolescência, aliás. Sendo assim, seguramente esta casa está entre um dos melhores restaurantes de Paris!
Aproveite para ler também:
- Passeios com guia brasileira em Paris;
- A premiação de gastronomia La Liste, em Paris;
- Restaurante do Park Hyatt Paris: Café Jeanne;
- Maison Albar Le Vendôme: hotel boutique perto da Ópera de Paris com 5 estrelas;
- 20 restaurantes na Rive Droite que você precisa conhecer.
Se quiser sugestão de ajuda para reservas de hotéis, atrações e/ou restaurantes em Paris, é só mandar um e-mail para [email protected].
A história
Fundado em 1959 por Marie-Paule Burrus e seu pai, Paul Gineste de Saurus, mas com o nome de Le Relais de Venise, eles decidiram que iriam servir apenas um prato no restaurante: o steak frites, com um molho complexo à base de manteiga, que leva mais de 21 ingredientes e 36 horas de preparo. Integram a fórmula, a salada verde com nozes e a carta de sobremesas. O molho, secreto, sai direto de uma cozinha central para todos os restaurantes e ninguém conhece a receita. No entanto, há rumores de que o jornal parisiense Le Monde tenha vazado os ingredientes, embora o jornal londrino The Independent afirme que a fórmula é imprecisa.
A melhor carne de Paris
Apesar da unidade de Port Maillot ser a original, também gosto bastante da de Saint Germain, na Rue St Benoît. As mesas são sempre bem coladinhas e o clima descontraído de bistrô francês! Portanto, uma vez no Le Relais, as únicas perguntas que a garçonete te faz são: qual o ponto da carne e o que você quer beber. Detalhe: o Entrêcote não aceita reservas. Ele abre meio-dia para almoço e 19h para o jantar. O ideal é chegar antes para pegar logo lugar na fila. E a vantagem é que como é só um prato, as mesas giram rápido.
Antes, o pão fresquinho e a salada de alface com nozes. Em seguida, o filé mignon muito bem servido e uma montanha de batatas crocantes, por €28. A garçonete ainda nos serve duas vezes, ou seja, certamente você sairá bem satisfeito!
Para acompanhar pedi uma taça de Bordeaux (a carta de vinhos é ótima) e de sobremesa fui em uma das mais pedidas da casa, o profiteroles, com a melhor calda de chocolate que você possa imaginar!
Além disso, o clássico Le Relais de L’entrecôte conta também com outros endereços, como Montparnasse e Rue Marbeuf. Portanto, se estiver em Paris, uma visita a este programa é imperdível! Certamente um dos melhores restaurantes de Paris.
Texto e fotos por Renata Araújo. Janeiro 2023.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário