Na noite desta segunda-feira, o Hotel Unique, em SP, foi palco do lançamento do Guia Michelin 2018, com os restaurantes estrelados do Rio de Janeiro e São Paulo. É claro que não poderíamos ficar de fora desta! O evento reuniu os maiores chefs do Brasil e jornalistas das duas cidades para conhecer os estabelecimentos que os inspetores do Guia consideram os melhores. Portanto, vamos conferir todos os detalhes?

7 restaurantes novos no Rio de Janeiro

Os 2 estrelas Michelin, como, por exemplo, Alex Atala e Felipe Bronze

Guia Michelin 2018: Rio de Janeiro e São Paulo

No Guia, a categoria Bib Gourmand seleciona os restaurantes pela sua excelente relação qualidade-preço. No Rio, não tivemos nenhum novo restaurante na lista. Continuam o Artigiano, Bottega del Vino, Lima Restobar, Miam Miam, Oui Oui ePomodorino, bem como o Restô Rio e Riso Bistrô.

Os 5 melhores sanduíches do Rio

guia michelin 2018

Ao todo, são 33 restaurantes nesta categoria

Já em São Paulo, são 4 restaurantes que fazem sua estreia no Bib Gourmand: Bio, nova casa de Alex Atala, Fitó, Piccolo e Petí Panamericana. Além disso, mais 21 casas completam a lista, como, por exemplo, Arturito, A Casa do Porco, Mocotó e Tartar & Co.

Top 5 pratos veganos em São Paulo

Na categoria 1 estrela Michelin, estão os restaurantes que representam uma cozinha requintada. Em SP, dois estreantes na lista: Ryo, do chef Edson Yamashita, e o Tangará, no Palácio Tangará, do chef Jean-Georges Vongerichten. Mais 11 restaurantes carregam uma estrela, como, por exemplo, Dalva e Dito, de Alex Atala e Elton Júnior, Maní, da chef Helena Rizzo, e Kosushi do chef George Koshoji.

Leia mais sobre o Tangará Jean-Georges

guia michelin 2018

Os estrelados Michelin 2018

Jean-Georges em São Paulo

Mesa do chef no Tangará Jean-Georges

Enquanto isso, no Rio, apenas três restaurantes possuem uma estrela. São eles: Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, o asiático Mee, do Belmond Copacabana Palace, comandado por Kazuo Harada, e também o Olympe, dos chefs Claude e Thomas Troisgros.

guia michelin 2018

O chef Thomas Troisgros

Novidades no Guia Michelin 2018

E neste ano, dois restaurantes tiveram o prazer de entrar na categoria 2 estrelas Michelin! 😱 Em São Paulo, além do D.O.M, do chef Alex Atala, que manteve suas estrelas, o Tuju, do chef Ivan Ralston conquistou o prêmio. Enquanto isso, no Rio, o mais novo 2 estrelas é o Oro, do chef Felipe Bronze, no Leblon! O restaurante entrou para o guia com uma estrela em 2015, saiu em 2016 e voltou no ano passado.

Leia aqui sobre o novo Oro, de Felipe Bronze

Alex Atala e Geovani, do DOM, Felipe Bronze, do Oro e Ivan, do Tuju.

Guia Michelin 2017

As criações de Felipe Bronze, do Oro

Atualmente, ainda não há nenhum restaurante 3 estrelas no Guia Michelin brasileiro.

Outra novidade do Guia Michelin 2018 é o Prato Michelin, uma nova categoria. Nela, estão presentes restaurantes que oferecem uma boa cozinha, com ingredientes frescos e bem preparados. Ou seja, uma boa refeição.

10 lugares para tomar café da manhã em SP

Sobre o Guia Michelin

Para entender melhor como é feito o Guia Michelin, os profissionais que visitam e testam os restaurantes são anônimos e pagam suas próprias despesas. A avaliação consiste em cinco critérios, como, por exemplo, qualidade dos produtos, e personalidade da cozinha. Além disso, técnica do cozimento, harmonização dos sabores, relação qualidade-preço e, claro, regularidade, também são levados em conta.

Guia Michelin 2018 RJ&SP

Parabéns a todos! Certamente, agora temos mais bons motivos para visitar SP e percorrer o Rio em busca de tantos nomeados.

Para conferir a lista completa do Guia Michelin 2018, é só entrar no site oficial.

Fotos: Tamy Roxo, Renata Araujo e Alê Virgilio

Maio de 2018


Leia mais:

Dicas de almoço no Dia das Mães em SP

Roteiro de Dia das Mães no Rio

Top 5 restaurantes em Búzios

Novo quiosque de alimentação saudável no Leblon

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.