Comida portuguesa no Rio

É certo que ainda não está fácil viajar com a liberdade que gostaríamos. Mas, em contrapartida, o Rio de Janeiro está repleto de lugares deliciosos que nos transportam para outros países. Hoje, o You Must Go! traz 5 opções de comida portuguesa no Rio para você matar um pouquinho a saudade de destinos como Lisboa, Porto, Cascais… Aliás, aproveite para ler também o novo restaurante japonês em Ipanema e a retomada do Lagoon.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Comida portuguesa no Rio.
O bacalhau é o ingrediente principal dos restaurantes de comida portuguesa no Rio.

Comida portuguesa no Rio

Rancho Português

O Rancho Português está em um dos cenários mais bonitos da capital Carioca: Na Rua Maria Quitéria, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Além disso, o renomado restaurante de comida portuguesa tem um ambiente que nos faz viajar mentalmente à “terrinha” com suas paredes de azulejos azuis, mobiliário em madeira tradicional e porcelanas. No cardápio estão pratos clássicos da culinária lusitana, como, por exemplo, Bolinhos de Bacalhau, Bacalhau com Natas, Arroz de Polvo, e, sobretudo, as maravilhosas sobremesas Pastel de Nata, Arroz Doce, Toucinho do Céu. E o melhor: Rabanada o ano inteiro!

End: Rua Maria Quitéria, 136 – Ipanema. Reservas pelo telefone (21)2287-0335

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Rancho Portguês - Comida portuguesa no Rio
Rancho Português. Foto: Tomás Rangel

Tasca Miúda

Localizada no Leblon, a Tasca Miúda é uma verdadeira representação de bares de comida portuguesa no Rio. Com um ambiente descontraído e cardápio criativo, ela faz uma deliciosa brincadeira entre trocadilhos de pratos além mar com expressões tipicamente cariocas. Que tal pedir uma porção de Lula Adorei? Ou um QuacDonald’s – a versão cheeseburger (ou em carioquês, x-burguer)  com carne de pato? Ou um Caldo Verde-Amarelo? Já que estamos falando de misturas, conexões e relações, certamente você irá se apaixonar pela sobremesa O Filho do Toucinho do Céu e da Torta de Limão! Portanto, prove e depois nos conte se o encontro da Torta de Limão Com o Toucinho do céu deu #match.

End: Rua Humberto Campos, 827 – Loja B – Leblon

Comida portuguesa no Rio
O Filho do Toucinho do Céu com a Torta de Limão.

Gajos D’Oro

O Gajos D’Oro, em Ipanema, é uma releitura do tradicional restaurante de comida portuguesa no Rio, Antiquarius, pois é comandado por 27 ex-funcionários do precursor, que juntos somam mais de 500 anos de experiência. Entre as belezinhas do cardápio está o conceituado couvert  com croquetes de carne, queijos da serra derretidos e, obviamente, bolinhos de bacalhau. Mas há bastante novidade também, como, por exemplo, a Bochecha de Javali, Camarão à Zico, e doces à base de gemas, nozes e amêndoas completam a experiência. Ah! Não deixe de provar as cachaças, queijos e pimentas de fabricação própria, que toram este novo restaurante de comida portuguesa no Rio ainda mais especial.

End: Rua Prudente de Moraes, 168 – Ipanema. Reservas pelo telefone: (21)3449-1483.

Gajos d'Ouro - comida portuguesa no Rio
Bacalhau ao forno no Gajos D’Oro

Sardinha

A mais recente da nossa lista. Esta taberna de comida portuguesa no Leblon é uma verdadeira imersão na cultura lusitana. Isto é, remete a um passeio pela região do Bairro Alto, em Lisboa, ou ainda às casas da Ribeira, no Porto. O cardápio, que analogamente é chamado de ementa, é composto por iguarias vindas diretamente de Portugal. Como o Bolinho de Alheia (linguiça portuguesa), a Petinga Frita (peixe miúdo como a manjubinha). E, claro, a Sardinha Assada, estrela da casa. Além disso, vale provar os pratos que dificilmente serão encontrados em outros restaurantes do gênero, como, por exemplo, o Bife à Portugália (filé mignon com o tradicional molho da cervejaria mais famosa de Portugal com ovo estrelado e batata frita). A carta de vinhos é totalmente portuguesa e os drinques autorais são feitos com bebidas da terrinha.

End: Rua Aristides Espinola, 101- Leblon.

Sardinha comida portuguesa no Rio
A Sardinha é um dos principais petiscos da comida portuguesa

Tasca Filho d’Mãe

A Tasca Filho d’Mãe é a nossa quinta sugestão de comida portuguesa no Rio. Localizada no Vogue Square, é comandada pelo chef Cadu Freitas, que oferece pratos autênticos da culinária. De entrada, por exemplo, peça o Pastel de Bacalhau, a versão salgada (e muito boa) do Pastel de Nata. Aliás, de segunda a sexta, tem menu executivo de 12h às 16h. Já às sextas você pode se deliciar com o Cozido à Portuguesa servido no almoço, na varanda.

End: Avenida das Américas, 8585 – Shopping Vogue Square, nível Malibu– Barra da Tijuca

Comida portuguesa no Rio
Polvo grelhado sobre Batatas ao Murro

Por Renata Araújo e Mariane Serra. Fevereiro 2022.

Fotos: Renata Araújo, Tomás Rangel, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.