Criado há seis anos pela jornalista Renata Araújo, o site You Must Go! virou referência em turismo de luxo. Já era hora da gente dar uma renovada na identidade visual do You Must Go! O site de viagens de luxo aborda destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo, duas das nossas paixões. Indicamos sempre lugares que conhecemos e que fogem do óbvio. Portanto, a nossa marca tinha que combinar com o nosso conteúdo: sofisticado e elegante. Chamamos a designer Katia Bonfadini para criar a nova identidade visual do You Must Go! Vamos saber como foi?

+Compre aqui seus guias básicos e roteiros personalizados do YMG

Nova identidade visual do You Must Go

A nova identidade visual do You Must Go!

Entrevista com a designer Kátia Bonfadini.

  • Você acompanha o YMG há muito tempo. Você notou um crescimento no site?

Noto um crescimento constante desde que conheci o site e o Instagram. Também reparei a inclusão de colaboradoras com perfis bacanas e coerentes com a proposta do YMG que agregam informação e nos apresentam outros destinos de viagens.

+Conheça os parceiros do You Must Go

identidade visual do you must go

No Instagram

  • Quando você pensa em YMG você pensa em que?

O YMG me remete a bom gosto, principalmente. Além, é claro, de viagens de luxo, hotéis de sonho, restaurantes estrelados, dicas de gastronomia, eventos interessantes e um espaço virtual onde, certamente, vou conhecer e me apaixonar por destinos que entrarão na minha lista de desejos.

+Top 5 vídeos do You Must Go no Youtube

  • Que inspirações você usou para criar a nova logo?

Quando um cliente me contrata para desenvolver sua marca, o primeiro passo é pedir que ele responda a um questionário. É o chamado briefing. Ou seja, um conjunto de informações que vão me ajudar a identificar o público-alvo, os objetivos da marca, os valores e os ideais que a empresa deseja transmitir a seus clientes.

Com o briefing em mãos, começo então a fase de pesquisa e análise de mercado. É necessário ter uma boa dose de conhecimento técnico e teórico para que o resultado do projeto não apenas atenda às expectativas do cliente, mas também seja coerente com o perfil dos seus consumidores.

+ You Must Go e Revista Viaje Mais Luxo

identidade visual do you must go 3identidade visual do you must go

Logo da Katia

  • Que importância a identidade visual tem para uma marca?

O maior objetivo da identidade visual é unificar a comunicação visual de uma empresa. É uma espécie de linguagem única, utilizada em todo o material impresso e nas estratégias de marketing, com a finalidade de facilitar a identificação da marca em qualquer situação.

+Experiências You Must Go em hotéis do mundo viram livro

identidade visual do you must go

Assinatura do E-mail

Tecnicamente falando, a identidade visual é um conjunto de elementos, que inclui a tipografia, as cores e até mesmo símbolos, que representa e traduz os valores de uma marca. Uma identidade visual equilibrada e bem concebida transmite confiança e credibilidade. O primeiro passo é a criação de um logotipo principal. Depois, são criadas versões para aplicação em fundos coloridos, versões em preto e branco e assinaturas simplificadas. Em seguida, é feito um estudo para determinar o quanto aquele logotipo pode ser diminuído mantendo a facilidade de identificação.

+You Must Go na Revista Quem

A terceira etapa é a criação de materiais de divulgação, como cartões de visita, folhetos e imagens para serem usadas nas redes sociais. Para finalizar, todas as orientações sobre o uso da identidade visual recém-criada, como tamanho mínimo que ela pode ter e áreas de respiro necessárias, são reunidas no chamado Manual de uso da marca.

  • Tanto o desenho quanto a letra que compõem a nova identidade visual do blog precisavam remeter a luxo e sofisticação. Como foi o processo de escolha dos elementos para o logo?

Para a nova identidade visual do You Must Go, escolhi uma família de fontes clássica, elegante, bem estruturada e harmoniosa. O complemento foi escrito em uma versão mais leve da mesma fonte, a fim de obter um resultado harmonioso e equilibrado.

+Festa do You Must Go no Sofitel Ipanema

identidade visual do you must go

Nossa nova logo!

Durante as nossas conversas, eu e Renata identificamos que suas cores preferidas eram preto, branco e vermelho. Preto e Branco é uma combinação clássica, atemporal, que não está sujeita a modismos. A silhueta da mulher tem os traços físicos da Renata. Portanto, decidi inserir esse elemento porque penso que o diferencial do You Must Go é justamente a jornalista que o criou e que representa tão bem os conceitos da marca. Além de elegância e bom gosto, ela esbanja carisma e simpatia.

Optei por colocar a cor vermelha na mala para criar um contraste e dar destaque ao objeto que melhor identifica o termo viagem. Coincidentemente, acabei descobrindo que a mala de mão que a Renata usa é de fato vermelha!

peguei a mala errada no aeroporto

Olha aí a Renata com sua mala vermelha!

You Must Go de cara nova!

E os nossos guias personalizados também fazem parte deste novo momento do You Must Go. Depois de tantas viagens e de termos um conteúdo de mais de 60 países, lançamos o nosso primeiro produto em parceria com a travel planner Marcella Maia. Nós planejamos a sua viagem de acordo com o seu gosto e suas preferências com o nosso cuidado em selecionar o que há de melhor em cada destino. Além disso, há também cinco guias básicos de três dias de cidades que nós conhecemos muito bem: Lisboa, Madri, NY, Londres e Paris. Portanto, para saber mais detalhes, é só clicar em Loja na nossa página inicial.

+Confira como foi a repercussão na mídia dos lançamentos dos nossos roteiros

identidade visual do you must go 8

Nossos guias básicos certamente traduzem a nova ”cara” do YMG!

Sobre a Katia

Katia Bonfadini é uma designer de mente inquieta para quem a vida não tem espaço pra monotonia. Formada em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual desde 2000, é especializada no desenvolvimento de projetos de Identidade Visual, incluindo a criação de logotipos e materiais de divulgação, como cartões de visita, convites, folhetos e letreiros. Também atua na diagramação e criação de layouts para livros e revistas, sejam impressos ou eletrônicos. Katia também é ilustradora e mantém uma loja virtual onde vende kits digitais para festas criados por ela.

Katia Bonfadini

Portanto, depois de saber com todos os detalhes sobre a nova identidade visual do You Must Go, conta aí para a gente nos comentários se você gostou!

Por Renata Araújo 

Fotos: Lu Mattos e Renata Araújo

Julho de 2018


Leia mais:

Brasileiros não precisam mais de visto para Dubai

7 aplicativos de celular para encontros em viagens

Fiquei doente em NYC e acionei o seguro viagem

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.