A nova identidade visual do You Must Go!

Identidade visual do You Must Go

Criado há seis anos pela jornalista Renata Araújo, o site You Must Go! virou referência em turismo de luxo. Já era hora da gente dar uma renovada na identidade visual do You Must Go! O site de viagens de luxo aborda destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo, duas das nossas paixões. Indicamos sempre lugares que conhecemos e que fogem do óbvio. Portanto, a nossa marca tinha que combinar com o nosso conteúdo: sofisticado e elegante. Chamamos a designer Katia Bonfadini para criar a nova identidade visual do You Must Go! Vamos saber como foi?

+Compre aqui seus guias básicos e roteiros personalizados do YMG

A nova identidade visual do You Must Go!

Entrevista com a designer Kátia Bonfadini.

  • Você acompanha o YMG há muito tempo. Você notou um crescimento no site?

Noto um crescimento constante desde que conheci o site e o Instagram. Também reparei a inclusão de colaboradoras com perfis bacanas e coerentes com a proposta do YMG que agregam informação e nos apresentam outros destinos de viagens.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Conheça os parceiros do You Must Go

identidade visual do you must go
No Instagram
  • Quando você pensa em YMG você pensa em que?

O YMG me remete a bom gosto, principalmente. Além, é claro, de viagens de luxo, hotéis de sonho, restaurantes estrelados, dicas de gastronomia, eventos interessantes e um espaço virtual onde, certamente, vou conhecer e me apaixonar por destinos que entrarão na minha lista de desejos.

+Top 5 vídeos do You Must Go no Youtube

  • Que inspirações você usou para criar a nova logo?

Quando um cliente me contrata para desenvolver sua marca, o primeiro passo é pedir que ele responda a um questionário. É o chamado briefing. Ou seja, um conjunto de informações que vão me ajudar a identificar o público-alvo, os objetivos da marca, os valores e os ideais que a empresa deseja transmitir a seus clientes.

Com o briefing em mãos, começo então a fase de pesquisa e análise de mercado. É necessário ter uma boa dose de conhecimento técnico e teórico para que o resultado do projeto não apenas atenda às expectativas do cliente, mas também seja coerente com o perfil dos seus consumidores.

+ You Must Go e Revista Viaje Mais Luxo

identidade visual do you must go 3identidade visual do you must go
Logo da Katia
  • Que importância a identidade visual tem para uma marca?

O maior objetivo da identidade visual é unificar a comunicação visual de uma empresa. É uma espécie de linguagem única, utilizada em todo o material impresso e nas estratégias de marketing, com a finalidade de facilitar a identificação da marca em qualquer situação.

+Experiências You Must Go em hotéis do mundo viram livro

identidade visual do you must go
Assinatura do E-mail

Tecnicamente falando, a identidade visual é um conjunto de elementos, que inclui a tipografia, as cores e até mesmo símbolos, que representa e traduz os valores de uma marca. Uma identidade visual equilibrada e bem concebida transmite confiança e credibilidade. O primeiro passo é a criação de um logotipo principal. Depois, são criadas versões para aplicação em fundos coloridos, versões em preto e branco e assinaturas simplificadas. Em seguida, é feito um estudo para determinar o quanto aquele logotipo pode ser diminuído mantendo a facilidade de identificação.

+You Must Go na Revista Quem

A terceira etapa é a criação de materiais de divulgação, como cartões de visita, folhetos e imagens para serem usadas nas redes sociais. Para finalizar, todas as orientações sobre o uso da identidade visual recém-criada, como tamanho mínimo que ela pode ter e áreas de respiro necessárias, são reunidas no chamado Manual de uso da marca.

  • Tanto o desenho quanto a letra que compõem a nova identidade visual do blog precisavam remeter a luxo e sofisticação. Como foi o processo de escolha dos elementos para o logo?

Para a nova identidade visual do You Must Go, escolhi uma família de fontes clássica, elegante, bem estruturada e harmoniosa. O complemento foi escrito em uma versão mais leve da mesma fonte, a fim de obter um resultado harmonioso e equilibrado.

+Festa do You Must Go no Sofitel Ipanema

identidade visual do you must go
Nossa nova logo!

Durante as nossas conversas, eu e Renata identificamos que suas cores preferidas eram preto, branco e vermelho. Preto e Branco é uma combinação clássica, atemporal, que não está sujeita a modismos. A silhueta da mulher tem os traços físicos da Renata. Portanto, decidi inserir esse elemento porque penso que o diferencial do You Must Go é justamente a jornalista que o criou e que representa tão bem os conceitos da marca. Além de elegância e bom gosto, ela esbanja carisma e simpatia.

Optei por colocar a cor vermelha na mala para criar um contraste e dar destaque ao objeto que melhor identifica o termo viagem. Coincidentemente, acabei descobrindo que a mala de mão que a Renata usa é de fato vermelha!

peguei a mala errada no aeroporto
Olha aí a Renata com sua mala vermelha!

You Must Go de cara nova!

E os nossos guias personalizados também fazem parte deste novo momento do You Must Go. Depois de tantas viagens e de termos um conteúdo de mais de 60 países, lançamos o nosso primeiro produto em parceria com a travel planner Marcella Maia. Nós planejamos a sua viagem de acordo com o seu gosto e suas preferências com o nosso cuidado em selecionar o que há de melhor em cada destino. Além disso, há também cinco guias básicos de três dias de cidades que nós conhecemos muito bem: Lisboa, Madri, NY, Londres e Paris. Portanto, para saber mais detalhes, é só clicar em Loja na nossa página inicial.

+Confira como foi a repercussão na mídia dos lançamentos dos nossos roteiros

identidade visual do you must go 8
Nossos guias básicos certamente traduzem a nova ”cara” do YMG!

Sobre a Katia

Katia Bonfadini é uma designer de mente inquieta para quem a vida não tem espaço pra monotonia. Formada em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual desde 2000, é especializada no desenvolvimento de projetos de Identidade Visual, incluindo a criação de logotipos e materiais de divulgação, como cartões de visita, convites, folhetos e letreiros. Também atua na diagramação e criação de layouts para livros e revistas, sejam impressos ou eletrônicos. Katia também é ilustradora e mantém uma loja virtual onde vende kits digitais para festas criados por ela.

Katia Bonfadini

Portanto, depois de saber com todos os detalhes sobre a nova identidade visual do You Must Go, conta aí para a gente nos comentários se você gostou!

Por Renata Araújo 

Fotos: Lu Mattos e Renata Araújo

Julho de 2018


Leia mais:

Brasileiros não precisam mais de visto para Dubai

7 aplicativos de celular para encontros em viagens

Fiquei doente em NYC e acionei o seguro viagem

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!