Quem viaja muito, como eu, tem que ficar muito atento na hora de renovar o passaporte. Porém, aconteceu algo inédito: acabaram as folhas do meu passaporte! E pra variar, eu não ia ficar muito tempo no Brasil até a próxima viagem, rs. Ou seja, o que fazer? Neste post vamos. saber como tirar o Passaporte de Urgência e o de Emergência e também as diferenças entre eles. Enquanto isso, leia sobre a suspensão da emissão de passaportes por conta do Coronavírus.

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Como tirar o Passaporte de Urgência

O Passaporte de Urgência é solicitado quando se tem uma viagem marcada e há motivos que comprovem a falta de tempo para esperar a emissão regular do documento. Meu passaporte ainda tinha ano de validade. Entretanto, vou viajar para quatro países de uma vez e tive medo de implicarem com a falta de folhas. Portanto, precisei tirar o passaporte de urgência!

Vou para Nova York cobrir o Grammy, a maior premiação da música americana, e com a passagem e o convite do evento em mãos e além disso, minha carteira de jornalista, consegui tirar o passaporte, em três dias, na sede da Polícia Federal no Galeão, Aeroporto Internacional do Rio, único lugar onde a  solicitação pode ser feita.

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como tirar o passaporte de urgência

Nossa editora Renata Araújo conseguiu o Passaporte de Urgência!

No dia em que dei entrada no passaporte de urgência, esperei bastante, já que são considerados casos à parte e portanto, não é possível marcar hora. Entretanto, na hora de pegá-lo,  demorou cerca de 1 hora.

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Como solicitar

Para emitir o passaporte de urgência você deve, primeiramente, preencher o formulário de passaporte comum no site da Polícia Federal, pagar a GRU no valor de R$ 257,25 e além disso, agendar o atendimento. Com o formulário de solicitação em mãos, deve-se ir a um posto de emissão de passaportes levando documentos pessoais, foto 5×7 e os documentos que comprovem a urgência na emissão, incluindo também a passagem aérea.

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Ao chegar, procure o funcionário responsável pelo posto e solicite a avaliação. Será entregue um formulário que deverá ser preenchido informando o motivo do pedido. Primeiramente, este pedido será analisado e, caso aceito, será entregue uma guia complementar de pagamento, no valor de R$ 77,17, e também um protocolo com a data da retirada. O Passaporte de Urgência normalmente fica pronto em dois ou três dias e também tem a mesma validade do passaporte comum, 10 anos.

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Passaporte de Emergência

Ao contrário do Passaporte de Urgência, o Passaporte de Emergência só é emitido em casos muito específicos, de extrema necessidade, e que não puderam ser previstos. Portanto, viagens de turismo não são válidas. São entendidos como emergência:

– Catástrofes naturais;

– Conflitos armados;

– Viagem imediata por motivo de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau;

– Proteção do patrimônio (que não inclui prejuízos com passagens, hospedagens etc);

– Necessidade de trabalho;

– Interesse da Administração Pública;

– Ou outra situação emergencial que não pôde ser prevista e o adiamento da viagem causaria transtornos graves.

Passagens aéreas não são aceitas como comprovação de emergência. Porém, caso já tenham sido emitidas, é válido levar junto aos documentos que mostrem a real necessidade da emissão de um Passaporte de Emergência (atestado médico, contrato de trabalho, ofícios etc).

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Após preencher o formulário específico no site da Polícia Federal e pagar a taxa emergencial de R$ 334,42, o requerente deve ir a um posto de emissão de passaporte. Lá serão colhidos os dados pessoais e a foto.

Finalmente, este passaporte será entregue em 24 horas e só terá validade de um ano. Mas cuidado! Os países membros do Tratado de Schengen não aceitam Passaportes de Emergência. Assim, se tiver indo para a Europa, consulte se o país de destino está na lista, pois haverá a necessidade de emitir um outro passaporte no Consulado Brasileiro do país.

Por Renata Araújo

Janeiro de 2018


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