Nos últimos anos, o estilo de vida de alimentação mais saudável cresceu muito, principalmente no Rio de Janeiro. Cada vez mais encontramos pessoas que optam por não comer carne, priorizando alimentos orgânicos vindos direto da horta. Pensando nisso, selecionamos 5 restaurantes vegetarianos no Rio:
Bio Carioca
Em Copacabana desde 2010, o restaurante natural gourmet é comandado pelos chefs Thiago Andrade e Bruno Moliné. No cardápio, releituras de receitas famosas como o espaguete de abobrinha ao molho pomodoro, escondidinho de batata baroa com ricota e espinafre e até pizzas vegan de sabores variados.
A casa também oferece menu executivo, que varia diariamente. O destaque da segunda é o feijão-mulatinho com tofu defumado e salsa com quibe de triguilho, purê de batata com gengibre e arroz integral. Ideal para uma refeição leve durante a semana!
Endereço: Rua Xavier da Silveira, 28 – Copacabana
Vai viajar para o exterior?
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Naturalie Bistrô
Localizado em um casarão em Botafogo, o restaurante vegetariano ganhou o Prêmio Rio Show de Gastronomia 2015 de melhor comida leve do Rio. Sob o comando da jovem chef Nathalie Passos, o ambiente é bem aconchegante, assim como a comida servida por lá.
No cardápio, destaque para o tartar de banana com cebola roxa, dedo de moça, coentro, couve no limão e tapioca. M moqueca de banana da terra e palmito pupunha, com arroz de coco e farofinha também é sucesso. Comida leve e saborosa, de alta qualidade. Para a sobremesa, brownie de amêndoas com cacau, com caramelo nuts, sorbet de banana e nibs de cacau.
Endereço: R. Visc. de Caravelas, 11 – Botafogo
O Quintal Zen
O bairro do Jardim Botânico ganhou mais um espaço charmoso para a gastronomia, com alimentos livres de glúten e de lactose. A casa se parece mesmo com um quintal! Com direito a mesas na varanda, horta com verduras e até uma plantação de berinjelas e uma jabuticabeira. No segundo andar, espaço para cursos e palestras. Para os amantes da meditação, aulas abertas durante a semana.
O menu é assinado pela chef Thessa Marani, formada na Alain Ducasse Education e na Ecole Gastronomique Bellouet Conseil. As receitas veganas se baseiam em alimentos orgânicos, do arroz e feijão, passando por legumes, verduras, frutas, até o vinho e o café. No cardápio, destaque para o strogonoff de shitake, arroz integral e salada verde e o rolinho de couve, arroz integral e abobrinha ao curry.
Se você chegar no Quintal Zen com muita sede, não hesite de pegar água no charmoso filtro da casa ou o chá de hibisco gelado, totalmente cortesia.
Endereço: R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico
Org Bistrô
Aberto há cinco anos na Barra, o ambiente do Org Bistrô é uma graça. Pequenininho e aconchegante, oferece apenas ingredientes 100% orgânicos, locais, sazonais, frescos e não processados. A decoração é super charmosa, com quadrinhos e desenhos com frases positivas e objetos garimpados em lojas e brechós do Brasil e do mundo.
A jovem chef Tati Lund, nascida e criada na Barra, também é apresentadora do programa Comida.Org, do GNT, onde ensina suas receitas e dá dicas nutricionais. No cardápio, encontramos influências de viagens feitas pela chef. Como o Risoto Thai, com arroz negro, quinoa, cogumelos, maçã, creme de castanhas com capim limão e gengibre, mais sementes tostadas e salada Verde.
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 175 – Lj. G – Barra da Tijuca.
Pomar Orgânico
Aberto em 2014, o restaurante tem ambiente aconchegante e agradável, com poltronas coletivas e mesas ao ar livre, cercado por verde. Há também uma mercearia, com variados produtos orgânicos, sem glúten e sem lactose. Ideal para quem está em busca de alimentação saudável.
No cardápio, encontramos pratos sempre com base na culinária vegana, raw food (comida crua), com ingredientes orgânicos, sem glúten e lactose. Queijo feta, mussarela de búfala e ovo são as únicas proteínas de origem animal usadas. Destaque para o ceviche de cogumelos Paris com chips de batata doce, guacamole com tortilhas cracker de milho desidratado e nhoque de batata baroa com queijo feta e amêndoas.
Endereço: Estrada da Barra da Tijuca – 1636 Bloco C Loja A, Barra da Tijuca
Por Helen Pomposelli e Duda Vétere
Fotos: Divulgação
Dezembro de 2016
Leia mais:
Dois restaurantes novos no Rio
Onde tomar café da manhã dia 1º, no Rio
Onde passar o Ano Novo no Rio de Janeiro
Restaurantes que abrem dia 25, no Rio
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário