Nos últimos anos, o estilo de vida de alimentação mais saudável cresceu muito, principalmente no Rio de Janeiro. Cada vez mais encontramos pessoas que optam por não comer carne, priorizando alimentos orgânicos vindos direto da horta. Pensando nisso, selecionamos 5 restaurantes vegetarianos no Rio:

Bio Carioca

Em Copacabana desde 2010, o restaurante natural gourmet é comandado pelos chefs Thiago Andrade e Bruno Moliné. No cardápio, releituras de receitas famosas como o espaguete de abobrinha ao molho pomodoro, escondidinho de batata baroa com ricota e espinafre e até pizzas vegan de sabores variados.

Fachada

Fachada

Espaguete de abobrinha ao molho pomodoro

Espaguete de abobrinha ao molho pomodoro

A casa também oferece menu executivo, que varia diariamente. O destaque da segunda é o feijão-mulatinho com tofu defumado e salsa com quibe de triguilho, purê de batata com gengibre e arroz integral. Ideal para uma refeição leve durante a semana!

Endereço: Rua Xavier da Silveira, 28 – Copacabana

Naturalie Bistrô

Localizado em um casarão em Botafogo, o restaurante vegetariano ganhou o Prêmio Rio Show de Gastronomia 2015 de melhor comida leve do RioSob o comando da jovem chef Nathalie Passos, o ambiente é bem aconchegante, assim como a comida servida por lá.

Fachada

Fachada

No cardápio, destaque para o tartar de banana com cebola roxa, dedo de moça, coentro, couve no limão e tapioca. M moqueca de banana da terra e palmito pupunha, com arroz de coco e farofinha também é sucesso. Comida leve e saborosa, de alta qualidade. Para a sobremesa, brownie de amêndoas com cacau, com caramelo nuts, sorbet de banana e nibs de cacau.

Tartar de banana com cebola roxa, dedo de moça, coentro, couve no limão e tapioca

Tartar de banana com cebola roxa, dedo de moça, coentro, couve no limão e tapioca

Brownie de amêndoas com cacau, com caramelo nuts, sorbet de banana e nibs de cacau

Brownie de amêndoas com cacau, com caramelo nuts, sorbet de banana e nibs de cacau

Endereço: R. Visc. de Caravelas, 11 – Botafogo

O Quintal Zen

O bairro do Jardim Botânico ganhou mais um espaço charmoso para a gastronomia, com alimentos livres de glúten e de lactose. A casa se parece mesmo com um quintal! Com direito a mesas na varanda, horta com verduras e até uma plantação de berinjelas e uma jabuticabeira. No segundo andar, espaço para cursos e palestras. Para os amantes da meditação, aulas abertas durante a semana.

5 restaurantes vegetarianos no Rio

Mesas Quintal Zen

Segundo andar

Segundo andar

O menu é assinado pela chef Thessa Marani, formada na Alain Ducasse Education e na Ecole Gastronomique Bellouet Conseil. As receitas veganas se baseiam em alimentos orgânicos, do arroz e feijão, passando por legumes, verduras, frutas, até o vinho e o café. No cardápio, destaque para o strogonoff de shitake, arroz integral e salada verde e o rolinho de couve, arroz integral e abobrinha ao curry.

Strogonoff de shitake, arroz integral e salada

Strogonoff de shitake, arroz integral e salada

Rolinho de couve com vegetais, arroz integral e legumes

Rolinho de couve com vegetais, arroz integral e legumes

Se você chegar no Quintal Zen com muita sede, não hesite de pegar água no charmoso filtro da casa ou o chá de hibisco gelado, totalmente cortesia.

Endereço:  R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico

Org Bistrô

Aberto há cinco anos na Barra, o ambiente do Org Bistrô é uma graça. Pequenininho e aconchegante, oferece apenas  ingredientes 100% orgânicos, locais, sazonais, frescos e não processados. A decoração é super charmosa,  com quadrinhos e desenhos com frases positivas e objetos garimpados em lojas e brechós do Brasil e do mundo.

Ambiente

Ambiente

A jovem chef Tati Lund, nascida e criada na Barra, também é apresentadora do programa Comida.Org, do GNT, onde ensina suas receitas e dá dicas nutricionais. No cardápio, encontramos influências de viagens feitas pela chef. Como o Risoto Thai, com arroz negro, quinoa, cogumelos, maçã, creme de castanhas com capim limão e gengibre, mais sementes tostadas e salada Verde.

Chef Tati Lund

Chef Tati Lund

Risoto Thai

Risoto Thai

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 175 – Lj. G – Barra da Tijuca.

Pomar Orgânico

Aberto em 2014, o restaurante tem ambiente aconchegante e agradável, com poltronas coletivas e mesas ao ar livre, cercado por verde. Há também uma mercearia, com variados produtos orgânicos, sem glúten e sem lactose. Ideal para quem está em busca de alimentação saudável.

Varanda

Varanda

Ambiente interno

Ambiente interno

No cardápio, encontramos pratos sempre com base na culinária vegana, raw food (comida crua), com ingredientes orgânicos, sem glúten e lactose. Queijo feta, mussarela de búfala e ovo são as únicas proteínas de origem animal usadas. Destaque para o ceviche de cogumelos Paris com chips de batata doce, guacamole com tortilhas cracker de milho desidratado e nhoque de batata baroa com queijo feta e amêndoas.

5-restaurantes-vegetarianos-no-rio-7

Nhoque de batata baroa com queijo feta e amêndoas

Endereço: Estrada da Barra da Tijuca – 1636 Bloco C Loja A, Barra da Tijuca

Por Helen Pomposelli e Duda Vétere

Fotos: Divulgação

Dezembro de 2016

Leia mais:

Dois restaurantes novos no Rio

Onde tomar café da manhã dia 1º, no Rio

Onde passar o Ano Novo no Rio de Janeiro

Restaurantes que abrem dia 25, no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.