Viagem de avião de Veneza a Paris na retomada de voos na Europa
Depois de 3 meses em casa, em Veneza, a fotógrafa Cris Piloto foi para Bordeaux, na França, encontrar a filha. Ela conta para gente como foi viajar de avião de Veneza a Paris, nesta retomada de voos na Europa. Uma viagem que certamente não vai esquecer, cheia de insegurança e medo. Além disso, com muitas regras e protocolos. Leia também sobre a reabertura de parques e áreas de lazer no Rio e a entrada de brasileiros em Portugal .
+Reserve o seu hotel aqui com a gente pelo melhor preço.
Viagem de avião de Veneza a Paris na retomada de voos na Europa
“Em caso de emergência, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Retire a sua máscara cirúrgica e coloque a máscara de oxigênio… Desde às orientações de comportamento em caso de emergência até o fluxo de oxigênio no cérebro do viajante por conta das máscaras cirúrgicas, tudo mudou. Algo que a gente já sabe, mas depois desta minha Viagem de avião de Veneza a Paris ficou ainda mais evidente.
O trajeto
Nesta retomada de voos na Europa, viajar foi uma coisa estranha e cansativa. Fiz um trajeto de quase 8 horas com máscara que antes era feito em 1:30. Sempre com a máscara obrigatória PFF2, que tem um filtro para me proteger de contaminação. Entretanto, desta vez, senti um cansaço diferente. Tudo está mais vazio de gente e mais cheio de precauções e orientações. Portanto, tem um ar de tensão que parece nostalgia no ar.
+10 destinos de praia mais românticos do mundo
Aeroporto vazio
Em Veneza
No aeroporto de Veneza é feito um controle de temperatura corporal e apenas uma porta de entrada dá acesso ao saguão: só entra no aeroporto quem tem cartão de embarque. Tanto para partidas como chegadas, não é permitida a entrada de acompanhantes.
Marcações no chão para o distanciamento
O embarque
Ao embarcar na Itália, é obrigatório despachar a mala de mão para evitar aglomerações no fim do voo. Além disso, também tive que assinar uma auto certificação dizendo que não estava contaminada por Covid-19. Não há serviço de bordo, para o passageiro não precisar tirar a máscara durante o voo.
+15 séries pra você viajar sem sair de casa
O desembarque na retomada de voos na Europa
O desembarque no aeroporto CDG foi dentro do terminal de voos nacionais e apenas a Air France estava operando. Muitos serviços no aeroporto de Paris estavam fechados e a alimentação foi muito restrita, apenas com máquinas que vendem guloseimas. Enquanto na chegada na Itália a temperatura é medida, na França, não é obrigatório.
Aeroporto vazio
Durante todo o trajeto, inclusive dentro do aeroporto o uso de máscara cirúrgica é obrigatório. Uma novidade no desembarque dentro do avião é o controle das fileiras para sair da aeronave. Os passageiros só podem levantar no momento certo para sair. Todas as medidas são de prevenção para evitar aglomerações.
Aproveite para relembrar o o voo da nossa editora Renata Araújo na classe executiva da Air France, antes da pandemia.
Pandemia que não acaba
Essa experiência de explorar uma nova viagem e poder atravessar uma fronteira me bateu quase como um ato egoísta, mas ao mesmo tempo, quero ser uma voz para compartilhar a verdade do que está acontecendo por aqui. A gente aqui está vivendo outra fase, mas ainda não é considerada pós-pandemia porque sabemos que ela não passou. Estamos tentando viver uma coexistência com o vírus e isso é uma nova fase que precisa de uma evolução comportamental.
+7 documentários imperdíveis para ver em casa
Conclusão
Essa retomada de voos na Europa, com a viagem de Veneza a Paris foi cheia de (re)descoberta que eu achava que não viveria de novo tão cedo. Estamos tentando viver uma coexistência com o vírus, já que ele ainda está circulando e novos casos são registrados todos os dias, inclusive na Itália e na França. Isso é uma nova fase que precisa de uma evolução comportamental porque culturalmente a gente não tem esse histórico de uso de máscaras, distanciamento social e uso excessivo de higienizante para as mãos. Alguns chamam de `novo normal` mas eu prefiro interpretar como aprender a conviver com o vírus novo.
Cris no aeroporto
Texto e fotos: Cris Piloto, Julho 2020
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário