Após quatro meses fechados, o Jardim Botânico do Rio, o Parque Lage e o Parque Nacional da Tijuca reabriram nesta semana, mas com algumas restrições. O uso de máscaras e o distanciamento social, por exemplo, são obrigatórios. A retomada é gradual e dividida em fases. Lembrando que na Fase 1 da flexibilização, os parques eram autorizados somente para atividades físicas. Portanto, neste post, saiba mais sobre o que funciona na reabertura dos parques e áreas de lazer no Rio. Além disso, leia também como foi o primeiro fim de semana com restaurantes abertos no Rio, conheça o Festival Delivery Rio e documentários imperdíveis para assistir em casa.

+Onde comprar máscaras de tecido no Rio

Reabertura dos parques e áreas de lazer no Rio

Jardim Botânico

Ao todo serão quatro fases de reabertura: vermelha, mais restritiva, laranja, amarela e azul, menos restritiva. Nas duas primeiras etapas, as visitas devem ser agendadas. Após o agendamento, o visitante deve comparecer à bilheteria do Jardim Botânico para comprar os ingressos dentro do horário e dia agendados. É necessário que o pagamento dos bilhetes seja feito em dinheiro e as entradas custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

reaberturas do Jardim Botânico

Jardim Botânico

Fase Laranja

Como a Prefeitura da cidade já flexibilizou o funcionamento de bares e restaurantes, o Jardim Botânico já reabre na segunda fase, a laranja. Nela, o acesso dos visitantes é exclusivamente pela Rua Jardim Botânico, 1008, e somente os espaços arboreto (área principal), bromeliário e cactário estão abertos para visitação. Espaços que apresentam algum grau de confinamento, como, por exemplo, museu ou estufa, permanecem fechados. A loja de souvenirs, cafés e lanchonetes e as mesas para lanches do Parque Infantil podem ser utilizadas.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Reabertura dos parques

A reabertura do Jardim Botânico e Parque Nacional da Tijuca

Além disso, nessa fase, visitas guiadas a pé ou de carro elétrico estão suspensas e os bebedouros lacrados. O visitante que necessitar do uso de cadeira de rodas, deve entrar em contato pelo e-mail (cvis@jbrj.gov.br) ou pelos telefones (21) 3874-1808 / 3874-1214 para a reserva. Tanto a cadeira de rodas quanto os banheiros são higienizados após o uso.

Novidades no Jardim Botânico

Os visitantes poderão aproveitar duas novidades na reabertura: a nova Trilha da Mata Atlântica e as placas das famílias botânicas. A trilha, que já havia sido inaugurada virtualmente no Dia da Mata Atlântica (27/05), passa por 27 espécies do bioma, como pau-brasil (Paubrasilia echinata), pitangueira (Eugenia uniflora) e ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus) que fazem parte do Jardim.

Já as placas das famílias botânicas se constituem por fotos e informações, como nomes populares mais conhecidos, características mais marcantes e mapa de cultivo dentro do Jardim, sobre as sete famílias mais representativas do Jardim Botânico e que se destacam na flora brasileira: Araceae, Arecaceae, Bignoniaceae, Moraceae, Malvaceae, Fabaceae e Myrtaceae.

Todas as fases

O Jardim Botânico não possui previsão em relação às mudanças de fase, mas como o acompanhamento é diário, o local pode regredir ou avançar uma etapa a qualquer momento.

Entretanto, o que não muda de uma fase para outra são as medidas necessárias que precisam ser respeitadas. Em todas as quatro etapas, os visitantes, ao transitar pelo Jardim, são obrigados a usar máscaras e higienizar as mãos antes e depois de cada atividade. Bem como, obedecer ao distanciamento recomendado de dois metros por pessoa e atenção à etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro.

Parque Nacional da Tijuca

Com a campanha “Movimente-se, obedeça as regras de reabertura e não fique parado no Parque!”, neste primeiro momento, a reabertura foca na prática de atividades físicas ao ar livre nas trilhas e vias públicas das dependências do Parque, mas aglomerações não são permitidas. Sendo assim, locais em que naturalmente há concentração de pessoas, como os mirantes do Corcovado, Dona Marta e Vista Chinesa, cachoeiras, duchas, rios, lagoas e lagos, permanecem fechados.

Reabertura dos parques

Vista do Mirante Dona Marta

Embora as atividades ao ar livre estejam permitidas, é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre as pessoas. As atividades esportivas feitas em grupos não podem ultrapassar de dez participantes. Além disso, desde que todos cumpram as medidas necessárias, está autorizado o acesso e a prática de voo livre na Pedra Bonita.

O Parque Lage, localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, também reabre, mas áreas de convivência e concentração de pessoas permanecem interditadas. O casarão do Parque Lage, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV), não reabre para as atividades. Contudo, conforme autorizado pela Prefeitura, bares, cafés, lojas e restaurantes voltam a operar.

Por Manuella Cavalcanti. Julho 2020.

Fotos: Fernanda Fehring, Renata Aráujo

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.