Já imaginou uma viagem à Rússia depois da Copa do Mundo? Conhecer São Petersburgo e Moscou, sem o tumulto de milhões de torcedores? Saiba como desbravar estas duas cidades, em termos de história, cultura, gastronomia e estilo de vida. Afinal, o país tem muito mais a oferecer do que estrogonofe e caviar, por exemplo. A agência Tchayka, especialista no país, está programando uma viagem para Julho. O grupo de aproximadamente 15 pessoas será acompanhado por Elena Serebryakova, presidente da Associação da Cultura Russa no Rio de Janeiro, e Eutália Roldão, professora de história e conhecedora do país. E aí, vamos nessa?

Viagem à Rússia depois da Copa

Bora conhecer Moscou?

Viagem à Rússia depois da Copa

As cidades durante a Copa do Mundo ficam sempre muito cheias, com restaurantes e museus abarrotados, hotéis cheio e caríssimos. Em vez disso, você vai conhecer uma Rússia mais tranquila, com atrações mais acessíveis e hospedagens com melhor preço. E vai desfrutar igualmente dos investimentos e melhorias feitas de acordo com o mundial.

Top 5 passeios em Budapeste

Viagem à Rússia depois da Copa

Praça Vermelha em Moscou

São 12 dias divididos entre as duas capitais russas com duas guias especializadas e uma professora de história brasileira. Você ainda vai sentir o gostinho da animação da Copa mas sem a confusão do mundial.

São Petersburgo

A primeira parada nesta viagem à Rússia depois da Copa vai ser em São Petersburgo. Ela é a cidade imperial dos czares progressistas e foco das revoluções que os derrubaram, a Petrogrado e Leningrado de outrora.

O que fazer em São Petersburgo

Viagem à Rússia depois da Copa

Cidade linda cheia de cores!

A programação inclui visitas ao extraordinário Hermitage, memoráveis templos da arte russa e os esplêndidos palácios imperiais. Vai ter também tempo livre para programações individuais assessoradas pela especialista em Cultura Russa Elena Serebryakova e pela professora Eutália Roldão.

O que fazer em Amsterdã

Viagem à Rússia depois da Copa

O imponente Hermitage

Bate-volta

Além disso, vão haver duas excursões de um dia. A primeira, à cidade de Tsárskoye Seló (Púshkin), residência de verão de Catarina II, a Grande, uma das maiores jóias do barroco russo. E também, a Pávlovsk, com visita ao palácio neoclássico do imperador Paulo I. Elas ficam a 25 km e 29 km de São Petersburgo respectivamente.

O que fazer em Basel

Moscou

De San Petersburgo, o grupo vai pegar o trem para Moscou, a cidade russa por excelência, a capital dos czares enigmáticos e da União Soviética. Em Moscou, o passado exótico e a modernidade desenfreada convivem em harmonia com o luxo e a beleza caótica.

O que fazer na capital russa

viagem para a rússia depois da copa

A programação moscovita inclui visita ao Kremlin com seus museus e catedrais, museus de arte e de guerras e caminhadas memoráveis.

Viagem à Rússia depois da Copa

Moscou

Além disso, está incluída uma visita ao mausoléu do Lenin e à galeria Tretyakov. Lá fica a maior coleção de arte russa do país. No prédio velho da galeria está representada toda a evolução da arte russa, como por exemplo,  dos ícones medievais até a Revolução de Outubro.

O que fazer em Berna

Também está programada uma visita à feira de artesanato de Izmáilovo, uma verdadeira cidade de artesãos. Provavelmente o melhor lugar da Rússia para a compra de souvenirs típicos e outras lembranças de viagem.

Viagem à Rússia depois da Copa

As tradicionais bonequinhas russas

Mosteiro da Santíssima Trindade

Finalmente, no último dia a sugestão é uma excursão opcional ao mosteiro da Santíssima Trindade de São Sérgio. Sede do seminário e da Academia Teológica, ele é o maior centro espiritual e de peregrinação da Igreja Ortodoxa Russa e fica na cidade de Sérguiev Possad, a 70 km de Moscou.

O que fazer em Zurique

Viagem à Rússia depois da Copa

Detalhes do museu

O mosteiro é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país, ilustrando todo o desenvolvimento da arquitetura religiosa russa desde o início do século XV até o século XIX.

viagem para a rússia depois da copa 2

Os Hotéis

As acomodações programadas para esta viagem à Rússia depois da Copa são todas de qualidade. Hotéis cinco estrelas muito confortáveis e acessíveis ao bolso do viajante brasileiro. Você pode escolher entre ficar em quarto individual ou duplo.

Como fazer para participar da viagem à Rússia depois da Copa

Basta comprar sua passagem e chegar em São Petersburgo no dia 17 de Julho. A partir do aeroporto, você não precisa mais se preocupar. Tudo já vai estar organizado e você vai se juntar ao grupo. E aí, se animou? Já pensou em ir à Rússia depois da  Copa? Provavelmente você vai se encantar e surpreender.

Viagem à Rússia depois da Copa

St. Petersburg

Como se inscrever

Para fazer parte do grupo que vai à Rússia depois da Copa, entre em contato com a professora Eutália Roldão. Pode ser por  e-mail ou telefone: (21) 99391-8898. Reserve logo a sua vaga.

Eutália Roldão é  professora de história com especialidade na História da Rússia. Aprecia a cultura russa, com destaque para a literatura, e adora compartilhar  sua apreciação por este povo que tanto marcou a cultura ocidental. Já visitou a Rússia inúmeras vezes e recomenda a todos que abram uma janela para este país!

Por Eutália Roldão e Renata Araújo

Fotos: Cláudia Liechavicius, do Viajar pelo Mundo, e Rosa Araujo

Abril de 2018


Leia mais:

Roteiro de Piemonte, na Itália, com guia brasileira

7 sugestões do que fazer em Bruxelas

Onde ficar em Bruxelas | Sofitel Le Louise

Roteiro de três dias em Londres

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.