O que fazer na capital russa | Dicas de Moscou

Tamerlan

Se você ainda está planejando ir à Rússia, não deixe de ler este post sobre Moscou! Portanto, com todos os olhos virados para a Copa, descubra abaixo o que fazer na capital russa. E se você já está por lá, também é válido dar uma lida para saber nossas dicas de Moscou.

?Reserve seu hotel em Moscou pelo melhor preço

Praça Vermelha, em Moscou

5 museus em Moscou, na Rússia

Praça Vermelha, Moscou

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A viagem e as Dicas de Moscou

Quando planejamos nossa viagem à Rússia muitos nos diziam para fechar o roteiro com São Petersburgo, pela beleza de seus canais, luxo de seus palácios e elegância da arquitetura europeia. Fizemos o contrário e não nos arrependemos em terminar por Moscou. Afinal, a capital da Rússia nos arrebatou com sua história, grandiosidade, cosmopolitismo e beleza. Então, leia abaixo sobre o que fazer na capital russa e nossas dicas de Moscou.

O que fazer em St.Petersburgo

o que fazer na capital russa

O hotel em Moscou

Foram cinco dias em Moscou, dedicados ao turismo intensivo, de dia. À noite, os prazeres da mesa, da rua, da cultura e da diversão. Nossa localização era perfeita. O Hotel Peter The 1rst, cinco estrelas, fica a 10 minutos da Praça Vermelha, num quarteirão cheio de restaurantes, shoppings de luxo e a loja de departamento TSUM. Taí a primeira de muitas preciosas dicas de Moscou.

Viagem à Rússia depois da Copa do Mundo

Praça Vermelha, provavelmente um dos pontos mais famosos

Não se espantem: Moscou é a prova da globalização. Todas as grifes lá estão em inúmeras lojas suntuosas e modernas, apesar de um pouco vazias (talvez porque era fim de verão). Ou seja, há muito o que fazer na capital russa.

Top 5 passeios em Budapeste

Bolshoi, Moscou

O Grande Circo de Moscou

Estávamos ao lado do Bolshoi, mas lamentavelmente só o vimos por fora, pois a temporada ainda não havia começado. Em compensação, demos um mergulho espetacular na infância no Grande Circo de Moscou. Há um picadeiro gigante onde desfilam por três horas os melhores acrobatas, trapezistas, palhaços, animais amestrados. O circo termina com o número de domadores e suas feras, com a participação especial de leões. Ou seja, dá para ver a diversidade do que fazer na capital russa. Tá curtindo nossas dicas de Moscou?

O que fazer em Amsterdã

Grande Circo de Moscou

Outro espetáculo imperdível é o do Kostroma, um show de dança nacional russa no Cosmos Hotel. Por lá desfilam tradições e costumes, o ballet, o épico e o folclore em seus figurinos numa iluminação de magia.

Cosmos Hotel, Moscou

A arquitetura de Moscou

Moscou é muito bonita e impressiona principalmente de dia pelo movimento de carros e de gente. Sua arquitetura varia de acordo com o período histórico, com prédios pesados e outros lindos e leves. Suas avenidas são largas e imponentes. Um passeio a pé pela Rua Tverskaya é uma vitrine da arquitetura stalinista, que também conservou prédios neoclássicos e de art nouveau. Além disso, para atravessar as grandes avenidas é preciso usar passagens subterrâneas.

O que fazer em Basel

Kremlim, Moscou

A Praça Vermelha

O coração da cidade é a Praça Vermelha. As catedrais do Kremlim formam um conjunto único no mundo, com sua arquitetura peculiar que tem algo de gótico. Suas cúpulas arredondadas e douradas contracenando com o vermelho quase cereja das muralhas, impressionam. Os museus mostram a riqueza da época dos czares de forma impressionante. São jóias da coroa, tronos, carruagens imperiais e até armas. É certamente um dos museus mais ricos do mundo, onde brilha o diamante Orlof, presente que o Conde deu à sua amante Catarina II. Parece óbvio, mas não podemos deixar de fora das nossas dicas de Moscou.

Certamente um dos pontos mais famosos de Moscou
Kremlim, Moscou

O Mausoléu de Lênin também é incrível. Ritual e segurança impecáveis. A Catedral de São Basílio por dentro é recortada em altares tipicamente ortodoxos e por fora é o cartão postal da Rússia.

GUM, Moscou

O que fazer na capital russa

Do outro lado da Praça Vermelha temos o G.U.M, galeria comercial construída no século XIX, hoje povoada por estilistas e joalheiros. Por outro lado, um dos passeios mais curiosos para o turista é a visita às estações de metrô concebidas nos anos 30. São verdadeiros palácios subterrâneos. Mais uma atividade para se fazer na capital russa.

metrô de Moscou

Os museus surpreendem não só pela arte, como também pela história. Como o Museu Borodinó, dedicado à invasão de Napoleão. A Galeria Tretyakov, por exemplo, tem a maior coleção de arte russa, desde os ícones medievais até a arte moderna, onde estão os vanguardistas, inclusive mulheres. Portanto, é um desfile de Chacal e Kandisky de dar água na boca!

Café Pushkin, Moscou

Restaurantes em Moscou

Como nem só de cultura vive o homem, Moscou nos arrebatou pelos restaurantes e cafés, com destaque para o Tamerlan e especialmente para o Café Pushkin. Fomos muito felizes na degustação de caviar com vodka, num ambiente art déco lindíssimo, que nos permite esquecer o valor da nossa moeda e nos lembrar que a vida é curta.

Tamerlan, Moscou
Certamente uma boa dica

A autora

A historiadora Rosa Maria Barboza de Araújo, presidente do MIS RJ – Museu da Imagem do Som – e provavelmente você já percebeu,  minha mãe. Ela foi para a Rússia e adorou! Ficou encantada com o país e escreveu um post especial pra gente com suas dicas de Moscou.

Agora que você já leu Moscou: o que fazer na capital russa, que tal incluir Moscou na sua lista de destinos em potencial?

Guia rápido:

Onde ficar: Hotel Peter The 1rst

Onde comer: Café Pushkin, Tamerlan

O que fazer: Museu Borodinó, Galeria Tretyakov, G.U.M, Grande Circo de Moscou, Balé Bolshoi

Por Rosa Maria Araújo

Fotos: Rosa Maria Araújo, Valéria Veríssimo e Claudia Liechavicious, do Blog Viajar pelo Mundo.


Leia mais:

Roteiro de Piemonte, na Itália, com guia brasileira
7 sugestões do que fazer em Bruxelas
Onde ficar em Bruxelas | Sofitel Le Louise
Roteiro de três dias em Londres

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!