O que fazer em Lisieux | Cidade de Santa Teresinha

Lisieux santa Teresinha

Lisieux na França, é conhecida pelo turismo religioso e por ser a cidade de Santa Teresinha. No centro da Normandia, ela fica a 200Kms de Paris e atrai mais de cem mil brasileiros por ano. Mas além disso, há muito o que fazer por ali.

Conheça a Fundação Louis Vitton em Paris

Santa Teresa de Lisieux

O motivo desta devoção é porque ali morou e faleceu Teresa Martin, mais conhecida como Santa Teresa. Ela era freira carmelita e morreu de tuberculose aos 15 anos de idade, em 1897, no Carmelo de Lisieux na França. Nem precisa dizer que o lugar virou ponto turístico na cidade.

Lisieux na França
Carmelo de Lisieux

Em função dos seus escritos publicados depois de sua morte e traduzidos em mais de 60 línguas, Teresa ficou conhecida e venerada no mundo inteiro. Foi canonizada em 1925 e nomeada Doutora da Igreja em 1997, por João Paulo II.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Dicas de programas diferentes em Paris

A Basílica

A Basílica de Santa Teresa é a maior igreja construída na França no século XX. Sua construção começou em 1929 e terminou em 1954. Seus muros estão cobertos com mosaicos que trazem mensagens à Santa Teresa, baseadas no seu amor infinito a Deus. Sob a cúpula estão as relíquias da  Santa. No subsolo, fica o Centro de Acolhimento Pastoral Internacional (CAPI), com direito à livraria, salas de exposições e conferências. Há projeções de filmes todos os dias.

Lisieux na França
Basílica de Santa Teresa

A igreja é realmente linda e tão famosa que recebe cerca de 700 a 800 peregrinos por ano, sendo mais de 100 mil brasileiros.

Lisieux na França
Por dentro da Basílica

Leia mais: 10 motivos para ir à Bourgogne

A Catedral, o Mosteiro e a Casa de Teresa

A Catedral de Saint Pierre é outro ponto de atração em Lisieux na França. De estilo gótico normando do século XII, foi a sede de um bispo até à Revolução Francesa. Teresa frequentou esta igreja até ir para o convento e foi lá que fez sua primeira comunhão.

Lisieux na França
Na Catedral

O Carmelo é o mosteiro onde Teresa entrou em 1888. Em 1923 a capela foi ampliada para receber os restos mortais da santa. Teresa está representada em seu leito de morte, revestida com o hábito do Carmelo. Os fiéis também podem ver as recordações da Santa em uma das salas.

Lisieux na França
Carmelo

A casa da família de Teresa é aberta à visitação. Les Buissonnets, como é chamada, está repleta de objetos familiares. É possível conhecer o quarto da santa, com suas roupas e brinquedos.

Lisieux na França
Les Buissonnets
Lisieux na França
Jardim e o interior da casa

Dicas de restaurantes em Paris

Onde ficar em Lisieux na França

Há vários hotéis duas e três estrelas em Lisieux. São hospedagens simples mas simpáticas. Fiquei no Hotel Saint Louis, bem central. Os quartos são pequenos mas aconchegantes.

Lisieux na França
Fachada do Hotel
Lisieux na França
Meu quarto

Outros hotéis:

Hotel Campanile

Lisieux na França
Fachada do hotel

Grand Hotel de L’Esperance

Comfort Hotel Cathedrale

Hotel Mercure

Lisieux na França
Hotel Mercure

Faça AQUI sua reserva pelo Booking para qualquer destes hotéis.

A gastronomia da Normandia

A gastronomia na Normandia é bem variada como sua região. Há produção de manteiga, creme de leite, queijos frescos, queijos de massa mole e cidra. É o lugar ideal para degustar queijos camembert, pavé d’Auge, pont l’Evêque e outros.

lisieux na frança
Muito queijo na Normandia

Um prato típico é o pernil de cordeiro, chamado gigot d’agneau du pré-salé (cordeiro que come a vegetação salgada da baía do Mont Saint Michel e que proporciona à carne um sabor iodado).

lisieux na frança
gigot d’agneau du pré-salé

Quem gosta de salsicha, não pode deixar de provar a boudin blanc (salsicha feita com carne branca, de frango) de Essay, boudin noir (embutido feito com sangue de porco) de Mortagne. Os peixes também são muito bons, já que há pequenos portos de pesca.

Onde Comer

Le Grill Pattes – ótimo restaurante familiar, com carnes, escargots e outras delícias no cardápio.

Blandiot Patisserie – uma confeitaria simpática no centro de Lisieux que faz até doces inspirados na Santa Teresa.

Lisieux na França
Fachada
Lisieux na França
Doces inspirado em Santa Teresinha

Les Bles D’Or – delícia de creperia bem central.

Les Blés d'Or
Les Blés d’Or

O que fazer nos arredores

A Normandia é uma região linda, com partes bem rurais. Vale a pena pegar a estrada e parar para apreciar a paisagem e descobrir seus encantos.

Pela estrada
Pela estrada
lisieux na frança
Estradas da Normandia

Queijaria Graindorge

A Normandia é uma região cheia de atrativos que vale ser explorada. Pertinho de Lisieux fica a queijaria Graindorge, na cidade de Livarot, aberta em 1920. Uma visita bem gostosa em todos os sentidos. A gente vê um filme que explica sobre a produção dos queijos, depois faz um tour pela fábrica. Temos direito à uma degustação e claro que o passeio tem que acabar na loja de queijos e afins.

Lisieux na França
Queijaria Grandorge
Lisieux na França
Tour e degustação

Destilaria

Vale a pena dar um pulo  na Maison Boulard, a mais bela e maior destilaria da Normandia, a 7 km de Lisieux e fazer uma degustação de Calvados, a bebida típica local. Calvados é feita à base de maçã, da qual é extraída a sidra que depois é fermentada e destilada.

Lisieux na França
Destilaria
Lisieux na França
Maison Boulard
Lisieux na França
Degustação

Castelos

A Normandia tem estradas lindas e é muito fácil se locomover de carro. (Quem preferir, pode fazer o passeio de trem). Volta e meia nos deparamos com castelos, como o Château Musee de Saint Germain de Livet que parece até saído dos contos de fadas.

Lisieux Santa Teresinha
Château Musee de Saint Germain de Livet
Lisieux Santa Teresinha
Estação de trem

Há também o Château de Crevecoeur, a 20 km de Lisieux, um castelo medieval, dos mais antigos da Normandia.

Lisieux Santa Teresinha
Château de Crevecoeur
Lisieux Santa Teresinha
Pelas estradas

Vale lembrar que é na Normandia que fica o Mont Saint Michel, um dos pontos turísticos mais visitados da França.

Mont Saint Michel
Mont Saint Michel

Você pode ler aqui nosso post sobre o Mont Saint Michel.

Também nas redondezas está a cidade de Deauville, charmosa e praiana e para onde os parisienses fogem no verão.

O que fazer em Deauville
Deauville

Clique aqui para conhecer um pouco de Deauville e aqui para ver nosso vídeo. Aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube!

A cidade de Deauville, na França
A cidade de Deauville, na França

Temos também muitas dicas de Paris, que você pode ler aqui.

Almoço no Hotel Shangrila em Paris
Paris

Depois, de tudo isso, vai dizer que não ficou com vontade de conhecer Lisieux na França? Bon voyage!

Para mais informações, entre no site oficial do turismo de Lisieux.

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Março de 2017

Leia mais:

Roteiro pela Riviera Francesa

Rota do Champagne | as melhores caves da França

Museu do Louvre em Paris

Hotel Plaza Athénée Paris

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!