A carioca Bete Wasserman, minha grande amiga, fez uma viagem incrível pela Alsácia e nos conta como foi a experiência.

Um roteiro pela Alsácia

Flores na janela: um símbolo da Alsácia

Um roteiro pela Alsácia

Os queijos da Maison Gruyere

Como foi o seu roteiro?

Alugamos um carro em Berna, na Suíça e a primeira parada foi Gruyere. Depois, fizemos a rota do vinho da Alsácia, onde as principais cidades são Colmar e Strasbourgo. Entre elas, passamos por vilas medievais, onde é possível fazer degustação de vinhos típicos da região. São cidadezinhas francesas com cara e costumes alemães. Em seguida, visitamos Nancy, capital da art nouveau, passamos por Metz, onde tem o museu Centre Pompidou – filial do de Paris e fomos à Reims, passando da rota dos vinhos, para rota dos champanhes.

Um roteiro pela Alsácia

Museu do Automóvel, em Mulhouse,

Um roteiro pela Alsácia

As casas fofas de Colmar

Um roteiro pela Alsácia

As charmosas ruas da região

Do que você mais gostou?

Me deliciei na fábrica de chocolate Cailler, em Broc, onde é feito o chocolate Nestlé, e fui também na loja da geléia Ferber, uma das melhores do mundo! Também gostei muito do Museu do Automóvel em Mulhouse, um do pontos turísticos obrigatórios da região, com carros dos anos 30 até os dias de hoje. Fiquei encantada com as casas de telhado inclinado e flores coloridas nas janelas. Não é à toa que os moradores fazem concurso da casa mais bonita.

Um roteiro pela Alsácia

Bete e o marido, Beto, se deliciando com um fondue em Gruyere.

É uma rota de alta gastronomia e restaurantes estrelados, onde você comeu melhor?

O melhor restaurante foi o JY’S, instalado num antigo casarão em Petit Venise, no centro de Colmar e com uma estrela no Guia Michélin. Provamos o menu degustação de seis pratos, todos com uma linda apresentação e deliciosos. Em Gruyere, onde comi o melhor fondue de queijo da minha vida – com uma vista deslumbrante – e na Alsácia, salsichões típicos alemães. De quebra, provei os macarons coloridos e saborosos.

E os vinhos e as champanhes?

Há várias vinículas no caminho e além disso, em todas as cidades, você pode degustar os vinhos dentro das casas dos moradores. Uma experiência única! Fui também nas cave da Veuve Cliquot e Moet Chandon, diferentes das vinículas, onde você pega um carrinho e vai até o subsolo, onde  é armazenada  a bebida.

Charme de loja em Colmo

Geléias irrestíveis!

Fofuras à venda nas lojinhas

Vocês fez compras? 

Em todo o percurso, há lojinhas muito fofas, com artesanato local e muitos enfeites de Natal, que parecem ter saído de um conto de fadas.  Não resisti e comprei alguns.

O imponente castelo no caminho para Strasbourg

O que te chamou mais atenção em todo percurso? 

A cidade de Riquewiah é um encanto! Tem uma vila cheia de casinhas que parecem de bonecas e  lojinhas com produtos bem românticos. Também adorei Kainzenberg e Ribeauville. No caminho pra Strasbourgo, no meio da estrada, tem um lindo castelo que merece a visita, fica no Le Haut Keonigsbourg. 

A imponente Nancy

Praça principal de Nancy

E Nancy, uma das maiores cidades da França, você gostou?

Nancy é patrimônio da humanidade, conhecida por sua arquitetura art nouveau e também por ser capital da região de Lorraine, onde nasceu a famosa quiche. A Praça Stanislaw chama a atenção por sua imponente decoração e suas variedade de museus. Entre eles, o Museu da Escola de Nancy e  o Museu Nacional de Belas Artes. Além disso é possível apreciar as esculturas nas lojas dos cristais Daum,

Hotel em Strasbourg

Você dormiu em todas as cidades, onde se hospedou? 

Dormi em Colmar, Stasbourgo, Berna, Nancy  e Reims. Nas cidades pequenas, me hospedei em hotéis boutiques, como o Allegro, em Berna,  Hotel 14, em Colmar e Hotel Regente Petit France, em Strasbourgo.  Em Reims, fechei com chave de ouro, me hospedando no Castelo Les Crayeres e em Nancy, fiquei no Hotel de la reine, de arquitetura clássica, mas muito bem localizado, no centro da praça Stanislas. Foi uma viagem de 14 dias de carro e uma das mais lindas que já fiz!

Bete Wasserman viajou pela Go Tour Viagens e tirou as fotos que ilustram este post.

Gostou?

Então, aproveite e veja nosso vídeo da Côte D’Azur, outra linda região na França.

Leia também:

Mandarin Oriental,  um hotel de luxo em Paris
Tour de bike pela Provence
Pedacinho do mundo árabe em Paris
A hora do Chá em Paris
A magia das sapatilhas Repetto
Conheça a loja da mostarda Maille, em Paris
O charme do restaurante do Ralph Lauren, em Paris

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.