Fomos convidados pelo Turismo do Marrocos e pela Royal Air Maroc para conhecer Marrakech e o Sul do Marrocos. Uma viagem incrível que certamente vocês já viram em alguns posts por aqui! Mas hoje vou contar todos os detalhes do nosso Roteiro de 7 dias no Marrocos, assim, se você estiver planejando uma viagem para o país, já pode se inspirar com as nossas dicas 😉

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

uma noite no Deserto do Saara

De cima de uma duna avistamos dromedários. A linha ao fundo é a fronteira com a Argélia

roteiro de 7 dias no Marrocos

No clima do Marrocos

Roteiro de 7 dias no Marrocos

São muitas as opções de roteiros pelo Marrocos, pois há muito o que conhecer pelo país. Nosso trajeto foi percorrer de 4×4 o Deserto, atravessando o Alto Atlas, e passando por diversas cidades e pequenas vilas até chegar em Marrakech. Fizemos tudo isto com o Grupo Xaluca, que além de hotéis também oferece passeios e excursões.

A classe executiva da Royal Air Maroc no Dreamliner 787

roteiro de 7 dias no Marrocos

O nosso roteiro visto no mapa

uma noite no Deserto do Saara

Nosso 4×4 do Xaluca!

Dia 1 – Casablanca/Errachidia-Arfoud

Saímos de São Paulo rumo à Casablanca à bordo do 787 da Royal Air Maroc. A capital econômica e a maior cidade do país é um destino muito usado para quem está de passagem ou em conexão e precisa esperar o avião por algumas horas, o que foi o nosso caso. Chegamos em Casablanca por volta de 11am e tínhamos um voo para Errachidia somente à noite, então passamos o dia conhecendo a cidade. Aproveite para ler aqui o nosso roteiro de 1 dia em Casablanca.

O que fazer no Marrocos

roteiro de 1 dia em Casablanca

Uma das maiores mesquitas do mundo em Casablanca, primeira parada do Roteiro de 7 dias no Marrocos

roteiro de 1 dia em Casablanca

Muito linda a arquitetura e os detalhes

À noite pegamos um avião pequeno, destes com hélice, para ir até Errachidia. Chegando lá, nossos carros 4×4 já estavam a postos nos esperando para continuar a viagem, afinal, este ainda não era o nosso destino final do dia. Percorremos 1 hora de estrada até chegar em Arfoud, cidade considerada o “pré-deserto”, mais precisamente no nosso hotel, o Kasbah Hôtel Xaluca Arfoud. No dia seguinte, acordaríamos cedo para começar a nossa aventura para o Deserto!

roteiro de 7 dias no Marrocos

O aeroporto de Errachidia

uma noite no Deserto do Saara

A piscina do hotel em Arfoud

Dia 2 – Uma noite no Deserto do Saara

Depois de um bom café da manhã, saímos de 4×4 em direção a Merzouga, uma pequena aldeia berbere no deserto do Saara, a 40 km de Arfoud. Pelo caminho, passamos pelas pistas do Rali Dakar (a mais longa e mais dura prova de rali), por pedras fósseis, e também pudemos conhecer mais sobre o modo de vida dos berberes, considerados os ‘povos originais’ dessa região, e o seu estilo nômade. Visitamos as “tendas”, vimos a cozinha, e claro, tomamos um chá (é costume no Marrocos servir chá sempre que chega visita). As paisagens que mudam a cada instante são impressionantes!

uma noite no Deserto do Saara

No caminho para Merzouga – Roteiro de 7 dias no Marrocos

uma noite no Deserto do Saara

Onde os berberes ”vivem”

Depois de almoçar em um restaurante improvisado no meio do oásis, seguimos caminho até chegar nas dunas alaranjadas de Merzouga. Demais! Passeamos de dromedário pelo deserto e subimos uma duna para assistir um pôr do sol inesquecível. Dormimos em um acampamento de luxo, Auberge La Belle Étoile, onde tivemos um jantar delicioso e uma noite muito especial, que você pode ver em mais detalhes clicando aqui.

roteiro de 7 dias no Marrocos

Pôr do sol no Deserto do Saara – Roteiro de 7 dias no Marrocos

uma noite no Deserto do Saara

Cenário deslumbrante nas dunas

Dia 3 – Alto Atlas e Boumalne Dades

Após assistir o nascer do sol no Deserto e tomar um café, continuamos nosso passeio de 4×4 pelas dunas de Erg Chebbi. No caminho, visitamos a aldeia abandonada de Merdani e também a aldeia Khamlia, onde vivem cerca de 200 pessoas.

roteiro de 7 dias no Marrocos

Nascer do sol no Acampamento do Deserto – Roteiro de 7 dias no Marrocos

roteiro de 7 dias no Marrocos 10

Aldeia abandonada de Merdani, usada por nômades

roteiro de 7 dias no Marrocos

Aldeia Kahmlia

Em seguida, chegamos em Rissani, cidade que, segundo o nosso motorista, já foi considerada o maior mercado do Marrocos. Foi lá que começamos a ver muitas mulheres cobrindo todo o corpo com a burca, somente com os olhos de fora. Passeamos pelo souk, que fica bem no centro, e que tem tudo o que você possa imaginar. Desde especiarias variadas, carnes, legumes e roupas, até animais como ovelhas e jumentos.

10 dias de viagem no Egito

roteiro de 7 dias no Marrocos

Mercado a céu aberto

roteiro de 7 dias no Marrocos

Rissani

roteiro de 7 dias no Marrocos

As ruas de Rissani

Continuamos nossa viagem pelo Alto Atlas (a cadeia de montanhas do sul do Marrocos) com lindíssimas paisagens. Ao longo do caminho, fizemos paradas para ver as antigas cidades berberes de Tinejdad e Tinghir. Seguimos até às portas do Vale do Todra, onde ficam as Gargantas de Todra, um desfiladeiro com grandes paredes rochosas que parecem que estão nos engolindo! Anoiteceu e dormimos em Boumalne Dadès, no Hotel Xaluca Dades.

As 7 maravilhas do mundo

roteiro de 7 dias no Marrocos

Pela estrada

roteiro de 7 dias no Marrocos

As gargantas de Todras e Dades – Roteiro de 7 dias no Marrocos

Dia 4 – Ouarzazate

No dia seguinte, seguimos estrada até Ouarzazate, a cidade do cinema. Não, este nome não é por acaso! A cidade tem o maior estúdio de cinema do pais e é considerada a Hollywood do Marrocos. Lá já foram gravados filmes como Gladiador, A Múmia e mais recentemente, cenas da série Game of Thrones. Você pode ver mais detalhes destas obras no Museu do Cinema, que reúne algumas peças. Bem em frente fica o Kasbah Taourirt, construído no século XVIII, onde viveu uma grande família rica da época. Seu interior é um verdadeiro labirinto, e pudemos conhecer um pouco mais da tradicional arquitetura marroquina.

5 passeios na Cidade do Cabo

roteiro de 7 dias no Marrocos

Entrada do Museu

roteiro de 7 dias no Marrocos

Peças que foram usadas em filmes

roteiro de 7 dias no Marrocos

A vista de dentro do Kasbah Taourirt

roteiro de 7 dias no Marrocos

O Kasbah visto de fora

Uma parada imperdível é ir até Ait Ben Haddou, a uns 30 minutos de Ouarzazate, e visitar o Ksar Ait Ben Haddou, Patrimônio Mundial da UNESCO. Ksar é um conjunto de construções em barro, madeira e palha, cercados por uma muralha. Dentro desta muralha, encontramos casas, mesquitas e vendedores locais com artesanato típico. É uma delícia se perder pelas ruelas até chegar ao topo e admirar esta vista linda! 😍

5 hotéis de luxo em Marrakech

roteiro de 7 dias no Marrocos

A vista do Ksar Ait Ben Haddou

roteiro de 7 dias no Marrocos

A caminho da subida do Ksar

roteiro de 7 dias no Marrocos

Ksar Ait Ben Haddou

Dia 5 e 6 – Marrakech

Chegou o dia de irmos para Marrakech, capital cultural e turística do Marrocos. A viagem de Ouarzazate até lá foi longa, de aproximadamente 6 horas (com paradas no caminho). Marrakech é conhecida como a “Cidade Vermelha” por conta da cor predominante em sua arquitetura. Destino fervilhante e badalado, há muito o que fazer nesta cidade rodeada por palmeiras e muralhas fortificadas. Ficamos 1 dia e meio e não vejo a hora de voltar para poder explorar mais!

Leia aqui nossas dicas de 7 passeios imperdíveis em Marrakech

Mesquita Ben Youssef, no centro de Marrakech

passeios em Marrakech

Pôr do sol na praça em Marrakech

Dia 7 – Volta para Casablanca – Brasil

Hora de dar tchau 😪 Fomos de Marrakech até Casablanca de carro, umas 2 horas, e pegamos o nosso voo de volta para São Paulo. Foi uma viagem repleta de cultura e história, para um país com muitos contrastes e riquezas naturais. Se você ainda não conhece o Marrocos, coloque na sua wishlist! E qualquer dúvida, é só perguntar para a gente 🙂

roteiro de 7 dias no Marrocos

Viagem inesquecível este Roteiro de 7 dias no Marrocos!

Dicas essenciais para o Marrocos

  • Moeda

O dinheiro local é o Dirham Marroquino. Lá eles também usam o dólar e o euro, mas preferi levar em dólar. Chegando no Aeroporto, troquei uma certa quantia por dirhams e foi o que mais usei na viagem. Na maioria dos casos, principalmente nos souks, os vendedores não tem troco em dólar. Prefira o dirham marroquino. Os hotéis também costumam ter câmbios, então se quiser você pode ir trocando aos poucos ao longo da viagem.

  • Roupa

Marrocos é um país muçulmano, então não leve roupas com decotes, shorts, e vestidos muito curtos. Na minha viagem não tive nenhum problema com olhares e também não precisei usar lenços. Mas como estava frio, fiquei sempre de calça, cachecol e uma blusa. Não tem problema se a manga for curta e os braços ficarem de fora, ok?

  • Clima

Principalmente nas cidades mais perto do Deserto, o clima é bem seco. Então vá prevenida e leve um soro fisiológico ou aquele descongestionante nasal. Meu nariz e minha garganta sofreram, viu!

  • Voos

Os voos da Royal Air Maroc para o Marrocos, saindo do Rio e São Paulo, são direto, com destino para Casablanca, e duram em média 9 horas.

  • Chip de celular

Assim que você desembarca no aeroporto, há um estande de operadora de celular que oferece, de graça, um chip com poucos dados. Para poder usar internet no Marrocos, comprei um chip ali mesmo, da Orange, de 6GB por US$14. Fiquei 1 semana com ele, funcionou perfeitamente e foi a quantidade exata, pois o pacote terminou no momento em que entrei no avião para voltar 😅 O nosso chip da Easysim4u ainda não pega no país, então essa é a melhor alternativa.

  • Bebidas alcoólicas

No Marrocos não é permitido a venda e o consumo de álcool na rua. Você não vai ver alguém sentado no bar tomando uma cerveja. Se quiser comprar ou tomar alguma bebida, somente em grandes redes de supermercado, restaurantes de hotéis ou em hotéis.

A jornalista Duda Vétere viajou a convite do Turismo de Marrocos e da Royal Air Maroc e assegurada pela GTA Seguros.

Texto e fotos por Duda Vétere

Março de 2018


Leia mais:

Belmond Cataratas ganha 5 estrelas no Guia de Viagens Forbes

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

Como acumular pontos com o novo Clube Multiplus

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.