Nossa viagem pelo Marrocos começou por Casablanca, capital econômica e a maior cidade do país. O destino é muito usado para quem está de passagem ou em conexão e precisa esperar o avião por algumas horas, o que foi o nosso caso. Chegamos em Casablanca por volta de 11am e tínhamos um voo para Errachidia somente à noite, então passamos o dia conhecendo a cidade. Veja, então, o nosso roteiro de 1 dia em Casablanca, no Marrocos:

A classe executiva da Royal Air Maroc no Dreamliner 787

classe executiva da Royal Air Maroc

Aeroporto de Casablanca

Roteiro de 1 dia em Casablanca

Casablanca é virada para o mar, mais precisamente para o Oceano Atlântico, e considerada a parte moderna do Marrocos. Uma cidade cosmopolita, se compararmos com as outras do país, já que há muitos prédios altos, shopping, lojas como Zara e H&M, e até boates. A maioria delas se concentra na orla de Casablanca, onde também ficam bares, restaurantes e beach clubs. 

roteiro de 1 dia em Casablanca

A praia e o beach club fechado

Sim, os marroquinos vão à praia, mas com seus trajes típicos devido aos costumes culturais e religiosos. Como estávamos no outono, a temperatura já estava mais baixa e não tinha ninguém no mar, mas havia bastante gente na areia jogando bola, em sua maioria homens. Fiquei curiosa para ver a praia de Casablanca no verão!

roteiro de 1 dia em Casablanca

Uma parte da praia em Casablanca

Vamos então as nossas dicas:

  • Mesquita Hassan II

O primeiro passeio do nosso Roteiro de 1 dia em Casablanca é cartão-postal e parada obrigatória na cidade. A Mesquita Hassan II é uma das maiores mesquitas do mundo e o mais alto templo religioso. Em uma praça super espaçosa, e quase em cima do mar, a beleza e a grandiosidade do monumento chamam a atenção. Lindíssimo!

roteiro de 1 dia em Casablanca

A mesquita fica em uma super praça

A mesquita tem capacidade para 25 mil pessoas em seu interior, e 80 mil na área externa 😱 Sua construção imponente tem elementos típicos da arquitetura marroquina, como os azulejos, portais e colunas. Uma curiosidade é que esta é uma das poucas mesquitas que permite a visita de não-muçulmanos!

roteiro de 1 dia em Casablanca

Uma das maiores mesquitas do mundo

roteiro de 1 dia em Casablanca

Muito linda a arquitetura e os detalhes

Mas fique de olhos nos horários: só até às 14h é permitida a entrada para visitação e é necessário ter um guia. Em relação ao que vestir, nada de roupas com decotes e pernas de fora.

  • A Medina

Medinas são a parte mais antiga das cidades árabes e onde fica o comércio tradicional do Marrocos, os mercados chamados souks. A de Casablanca não é tão interessante quanto a de Marrakech, mas vale a pena dar uma passeada para conhecer e quem sabe já garimpar alguma coisinha rs. É legal também perceber o contraste da arquitetura!

roteiro de 1 dia em Casablanca

A Medina de Casablanca, passeio do Roteiro de 1 dia em Casablanca

roteiro de 1 dia em Casablanca

O artesanato marroquino

  • Passeio pela orla

Como falei anteriormente, Casablanca tem um extenso calçadão, e é um passeio agradável fazer uma caminhada por lá (se o tempo permitir, claro). Há bares e restaurantes com vista para o mar, clubes, e muitos vendedores de rua com artesanato local.

roteiro de 1 dia em Casablanca

O calçadão de Casablanca

  • Rick’s Café

A cidade de Casablanca ficou mundialmente conhecida por conta do clássico filme “Casablanca”, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, de 1942. Masss, calma: o filme não foi gravado lá, e sim em estúdios. 😆 No entanto, é lá que fica o Rick’s Café, uma réplica do restaurante igual ao do filme. É o segundo lugar mais visitado de Casablanca e não poderia ficar de fora do roteiro.

Dicas para o Marrocos

Este é apenas o primeiro post da nossa viagem para o país, mas já vou citar aqui algumas dicas essenciais:

  • Moeda

O dinheiro local é o Dirham Marroquino. Lá eles também usam o dólar e o euro, mas preferi levar em dólar. Chegando no Aeroporto, troquei uma certa quantia por dirhams e foi o que mais usei na viagem. Na maioria dos casos, principalmente nos souks, os vendedores não tem troco em dólar. Prefira o dirham marroquino. Os hotéis também costumam ter câmbios, então se quiser você pode ir trocando aos poucos ao longo da viagem.

  • Roupa

O Marrocos é um país muçulmano, então não leve roupas com decotes, shorts, e vestidos muito curtos. Na minha viagem não tive nenhum problema com olhares e também não precisei usar lenços. Mas como estava frio, fiquei sempre de calça, cachecol e uma blusa. Não tem problema se a manga for curta e os braços ficarem de fora, ok?

roteiro de 1 dia em Casablanca

Como me vesti no Marrocos

  • Clima

Principalmente nas cidades mais perto do Deserto, o clima é bem seco. Então vá prevenida e leve um soro fisiológico ou aquele descongestionante nasal. Meu nariz e minha garganta sofreram, viu!

  • Voos

Os voos da Royal Air Maroc para o Marrocos, saindo do Rio e São Paulo, são direto, com destino para Casablanca, e duram em média 9 horas.

classe executiva da Royal Air Maroc

Classe Executiva da RAM

  • Chip de celular

Assim que você desembarca no aeroporto, há um estande de operadora de celular que oferece, de graça, um chip com poucos dados. Para poder usar internet no Marrocos, comprei um chip ali mesmo, da Orange, de 6GB por US$14. Fiquei 1 semana com ele, funcionou perfeitamente e foi a quantidade exata, pois o pacote terminou no momento em que entrei no avião para voltar 😅 O nosso chip da Easysim4u ainda não pega no país, então essa é a melhor alternativa.

  • Bebidas alcoólicas

No Marrocos não é permitido a venda e o consumo de álcool na rua. Você não vai ver alguém sentado no bar tomando uma cerveja. Se quiser comprar ou tomar alguma bebida, somente em grandes redes de supermercado, restaurantes ou hotéis.

A jornalista Duda Vétere viajou a convite do Turismo de Marrocos e da Royal Air Maroc e assegurada pela GTA Seguros.

Texto e fotos por Duda Vétere

Janeiro de 2018


Leia mais:

10 lugares para comer steak tartare no Rio

4 dicas para atrair boas energias em casa

Um dos cafés mais antigos da Europa | New York Cafe Budapeste

2 chefs estrelados em Paris que vale a pena conhecer

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.