Gastronomia

Os 100 melhores restaurantes do Brasil, segundo a Casual Exame

Publicado por
Duda Vetere

Depois da Casual Exame divulgar a lista dos melhores bares do país, chegou a vez de eleger os 100 melhores restaurantes do Brasil! Certamente uma tarefa difícil para o júri formado por 61 renomados críticos e influenciadores especializados no assunto, como, por exemplo, a nossa editora-chefe Renata Araújo e esta que vos fala, Duda Vétere, editora-assistente do site. Cada especialista apontou dez bares de sua preferência, sem ordem de importância, e a lista reúne endereços de 12 estados diferentes. Quem garantiu a primeira posição foi A Casa do Porco, aliás, pelo segundo ano seguido. Não à toa, figura na sétima colocação no The World’s 50 Best Restaurants. Completam o pódio mais dois restaurantes cariocas: o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, e o Oteque, comandado pelo chef Alberto Landgraf.

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

A Casa do Porco
Renata Araújo no Lasai, com o chef Rafa Costa e Silva e a sommelier Malena

O top 10

Em quarto lugar, está o formidável Origem, em Salvador, dos chefs Fabrício e Lisiane Arouca. Inaugurado em 2016, funciona apenas para jantar e com menu degustação. Já em quinto, está o Maní (SP), da chef Helena Rizzo, seguido do Manga, também em Salvador, do chef baiano Dante Bassi e a alemã Katrin Bassi. Em sétimo lugar, se destaca o Metz (SP), que serve autêntica culinária mexicana, moderna mas com toques brasileiros. Enquanto isso, a oitava posição também é do paulista Charco, do chef Tuca Mezzomo, que utiliza o fogo das mais diferentes maneiras.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo com os chefs Fabricio e Lisiane
Snacks criativos no Origem

Para encerrar o Top 10, o Nelita (SP), da jovem chef Tássia Magalhães, que faz uma cozinha autoral e contemporânea, e o Glouton (BH), do chef mineiro Leonardo Paixão, que mescla a culinária de Minas com a da França.

Chef Tássia Magalhães
Renata Araújo no Nelita

Os 100 melhores restaurantes do Brasil

Entre os melhores restaurantes do Brasil, estão também o Notiê (SP), que faz um menu degustação em homenagem à Amazônia, e o D.O.M (SP), do chef Alex Atala, na 11ª e 12ª posição, respectivamente. Já empatados em 15º lugar estão o Evvai, comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, com uma estrela Michelin, e que oferece um irretocável menu degustação, e o Mocotó, tradicional restaurante de comida sertaneja nordestina, do chef Rodrigo Oliveira.

Menu degustação no Evvai
Renata Araújo no Evvai
No famoso Mocotó

Em 16º lugar, figura o estrelado Cipriani, restaurante italiano do Belmond Copacabana Palace, sob comando do chef Nello Cassesse. Já quem ocupa o 18º lugar é o Murakami, excelente japonês nos Jardins, do chef Tsuyoshi Murakami, e que conta com balcão para apenas 12 lugares. Certamente ótimos lugares que precisa incluir na sua lista, caso ainda não conheça!

No Murakami
Renata Araújo com o chef Murakami e a chef Janaína Rueda

Gastronomia carioca

E tem mais carioca na lista! O Ocyá, inaugurado no ano passado, do chef Gerônimo Athuel, tem feito um trabalho brilhante com peixes e frutos do mar na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca, e faturou a 21ª posição. Em 24º, está o Escama, do chef consultor Ricardo Lapeyre. Búzios também apareceu na lista dos melhores restaurantes do Brasil, e em dose dupla! Em 28º, está o 74, restaurante do Casas Brancas, comandado pelo chef Gonzalo Vidal, enquanto logo em seguida, em 29º, o Rocka, do chef argentino Gustavo Rinkevich, que faz uma gastronomia autoral com ingredientes locais. Somos fãs!

Chef Geronimo Athuel
Renata Aráujo no Ocya
Vista imperdível no 74
Rocka

De fato, são muitos lugares incríveis, não só no Rio e São Paulo, mas também em outros cantos do Brasil, como Salvador, Recife, Belo Horizonte e Curitiba. Portanto, vale a pena conferir a lista completa! É só clicar aqui.

Texto e fotos por Renata Araújo e Duda Vétere.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

O que fazer no Rio depois dos 50 anos, por Kika Gama Lobo

A jornalista, escritora e criadora de conteúdo, Kika Gama Lobo acaba de lançar seu livro…

2 dias atrás

Mahré, novo e sofisticado hotel de luxo em São Miguel dos Milagres

Conheça o luxo rústico do Mahré, novo hotel em São Miguel dos Milagres, com apenas…

3 dias atrás

Os melhores restaurantes do Brasil, na lista da Casual Exame

Nossa editora-chefe Renata Araújo e editora-assistente Duda Vétere são juradas no ranking de 100 melhores…

5 dias atrás

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

6 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

1 semana atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 semana atrás