12 atrações em Roma: o que fazer na capital italiana

Com cerca de 2,8 milhões de habitantes, a capital italiana é um verdadeiro patrimônio histórico, cultural e religioso. Portanto, assim é Roma, um museu a céu aberto! Ou seja, para onde a gente olha há um monumento com mais de cem anos e repleto de história. Além de ter uma gastronomia excelente, afinal, estamos falando de Itália! Então, neste post, vamos te ajudar com 12 atrações em Roma que merecem entrar no seu roteiro.

Aproveite para ler também:

Se quiser sugestão de ajuda para reservas de hotéis, atrações e/ou restaurantes em Roma, é só mandar um e-mail para [email protected].

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Atrações em Roma

Bairro de Trastevere e a Basílica de Santa Maria

Com clima tranquilo e boêmio, certamente vale a pena passear pelas ruas de Trastevere. Há diversos restaurantes, bares e lojinhas. Além disso, é lá que fica uma das igrejas mais antigas de Roma, a Basílica de Santa Maria, que terminou de ser construída em 1143, e reformada em 1702. Fundada pelo Papa Calisto I, tem aspecto medieval e mosaicos dourados na fachada.

End.: P.za di Santa Maria Maggiore, 00100.

Coliseu

Uma das sete maravilhas do mundo moderno tinha que estar presente na nossa lista de atrações em Roma. Construído há quase 2 mil anos, o grandioso anfiteatro era palco das lutas de gladiadores e diversas apresentações na Roma Antiga, tornando-se o maior símbolo do Império Romano. Para entrar no monumento, é preciso reservar antecipadamente! Certamente uma atração imperdível em Roma!

End.:  Piazza del Colosseo, 1, 00184.

Chiostro del Bramante 

Centro cultural com diversas exibições temporárias ao logo do ano, de arquitetura renascentista. No momento, abriga uma exposição de arte contemporânea em cartaz muito divertida chamada Crazy, em exibição até 18 de janeiro. Além disso, há também uma livraria, café e loja.

End.: Arco della Pace, 5, 00186.

Fontana di Trevi

Um dos símbolos de Roma, foi construída no final do século XVIII para ser a fachada de um edifício. Adornada por estátuas, o destaque são as imagens de Netuno conduzindo uma charrete de cavalos-marinhos ao centro. A tradição diz que quem jogar uma moeda na água e fizer um pedido, garante um retorno à cidade. Certamente uma atração imperdível em Roma!

Fontana di Trevi

End.: Piazza di Trevi, 00187.

Galleria Sciarra 

Pertinho da Fontana de Trevi, esta galeria reúne imagens belíssimas de mulheres em diferentes situações do cotidiano. O pátio interno do edifício foi redesenhado em 1885 pelo arquiteto Giulio de Angelis, e coberto por uma estrutura de ferro e vidro no estilo belle époque.

End.: Via Marco Minghetti, 22.

Gianicolo

Um ótimo passeio para quem quer fugir um pouco do centro histórico de Roma. Portanto, no topo de uma montanha, o bairro de Gianicolo é considerado a oitava colina da capital italiana. Após passar pela belíssima ponte Vittorio Emanuele II, você tem uma vista espetacular da cidade, de onde é possível avistar o Vaticano bem como diversos outros monumentos. Aliás, é lá que está enterrada Anita Garibaldi, chamada de “heroína dos dois mundos”.

End.: Via Garibaldi, Salita di Sant’Onofrio, 00165.

Igreja de Santo Inácio de Loyola

Em estilo barroco impecável, foi construída entre 1926 e 1950. A pintura é ilusionista, ou seja de falsa perspectiva, característico do barroco e do renascimento. De fato, prende nossa atenção por seus desenhos detalhados no teto, impressionante!

End.: Via del Caravita, 8a, 00186.

Piazza del Popolo

Uma das praças mais bonitas de Roma, tanto de dia quanto à noite. Você pode chegar até ela pela Via del Corso, rua fechada para carros cheia de lojinhas. Ao redor da Piazza del Popolo há diversos cafés e restaurantes, assim como igrejas, monumentos e construções históricas.

End.: Piazza del Popolo, 00187.

Piazza di Spagna

É lá que estão os famosos Spanish Steps, um dos lugares mais visitados por turistas em Roma. Para se ter uma ideia, rivaliza com Fontana di Trevi e Coliseu, de tanta gente que tem por ali o dia inteiro buscando o melhor ângulo para as fotos. Cercada por vários palácios dos séculos XVII e XVIII, os 135 degraus da escada conectam a praça com a Igreja de Trinità dei Monti. Além disso, há também uma fonte, no centro da Piazza, criada por Pietro Bernini para o Papa Urbano III.

End.: Piazza di Spagna, 00187.

Piazza Navona

Instalada onde foi uma arena de competições em 80 d.C., a Piazza Navona tem estilo barroco e é uma das praças mais populares de Roma. É conhecida pela sua “Fonte dos Quatro Rios”, construída por Bernini, em 1651, que representam os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata. Além disso, no centro está instalado o obelisco de 16 metros de altura que pertenceu ao Circo de Maxêncio, que foi encontrado na Via Apia.

End.: Piazza Navona, 00186.

Vaticano

No coração de Roma, o Vaticano é uma cidade-estado e mundialmente conhecida por ser o centro da Igreja Católica. No menor estado da Europa fica a residência do Papa, um palácio cercado de jardins que podem ser visitados com reserva prévia. Aos pés da Basílica de São Pedro, fica a praça de mesmo nome, uma das mais bonitas do mundo, com capacidade para mais de 300.000 pessoas. Já os Museus Vaticanos reúnem a maior coleção de arte da Igreja Católica Romana, enquanto a Capela Sistina abriga obras-primas de Michelangelo: A Criação de Adão e o Juízo Final.

Villa Borghese

Por fim, como uma das últimas atrações de Roma, considerado um dos maiores parques urbanos da Europa, a Villa Borghese combina arte e natureza. Foi construída entre 1613 e 1616 pelo arquiteto Flamínio Ponzio. São 80 hectares de área verde com zoológico, teatro, museus e cafés. Em seus jardins, é possível ver construções, esculturas, monumentos bem como fontes de famosos artistas de diferentes épocas. Na Galeria Borghese, um dos museus mais importantes de Roma, há pinturas de artistas como, por exemplo, Rafael, Tiziano e Caravaggio. 

End.: 00197 Rome, Metropolitan City of Rome.

Texto e fotos por Renata Araújo. Janeiro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!