Cidade medieval no caminho entre Milão e Veneza, há muito o que fazer em Verona. Ruas estreitas, restaurantes charmosos e monumentos desde o século XII fazem sucesso com turistas do mundo inteiro. Foi a cidade na Itália que mais me encantou nos últimos tempos. E olha que conheço bem o país e adoro os roteiros da Costa Amalfitana e da Toscana. Mas Verona entrou para sempre no meu coração. Então, vamos lá:

Verona, uma cidade encantadora

Verona, uma cidade encantadora

Como chegar a Verona

A maioria dos turistas chega de trem, já que lá não é necessário carro. A estação Puorta Nuova fica a 2kms do centro histórico  e tem guarda malas. Dá para ir caminhando até o centro histórico se for só passar o dia. Se estiver com malas ou não quiser andar, há táxis e ônibus.

o que fazer em Verona

As ruas de Verona

Outra opção é ir de carro, como fiz. Claro que na cidade medieval você não vai precisar dele. Mas a vantagem é poder parar no meio do caminho e/ou ir para os arredores. Fiz um lindo passeio à vinícola Mosconi Bertani, a 20 minutos de Verona, que vou detalhar em um próximo post. A dica foi da Patrícia Kozmann, brasileira que faz roteiros personalizados na Itália. Se estiver com crianças, o carro também pode ser uma opção mais confortável, além de você não precisar se preocupar com horários de chegadas e partidas.

O que fazer em Verona

Vinícola lindíssima

O que fazer em Verona

Mais detalhes da vinicola

Você também pode alugar o seu, em qualquer cidade da Europa, clicando aqui neste link.

Com o carro que aluguei na Europcar

Com o carro que aluguei na Europcar

Conheça Capri, a ilha mais romântica do Mediterrâneo

O que fazer em Verona

Cidade medieval, ela começa na Porta Borsari, uma entrada belíssima. Uma muralha romana construída no ano 1 DC e marca o início da cidade antiga, onde não é permitido circular carros.

O que fazer em Verona

Porta Borsari

Dicas de 10 restaurantes em Roma

O programa em Verona é andar a pé e se perder pelas ruazinhas super simpáticas. Você pode percorrê-la facilmente em um dia. Se quiser fazer tudo com calma, dedique dois dias à cidade. Assim, você pode visitar todos os pontos turísticos e riscar da sua lista as atrações de Verona. Esqueça um pouco da vida cotidiana e se perca por esta mágica cidade, uma das mais românticas do mundo.

hotel-em-verona

O melhor jeito de conhecer Verona é a pé

O que fazer em Verona

Nada melhor que passear pelas ruas de Verona

Indico dormir pelo menos uma noite em Verona, já que ela muda de cara quando escurece e fica tão deslumbrante quanto de dia. Além disso, os restaurantes com mesas na calçada e linda iluminação tornam o ambiente ainda mais romântico. Veja mais no nosso vídeo e aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube:

Atrações em Verona

Arena de Verona

O mini Coliseu, como é conhecido, é um monumento belíssimo e fica na Piazza Brà.  Além de apreciá-lo e fotografá-lo do lado de fora, você pode pagar ingresso para vê-lo por dentro. Custa 10 euros por pessoa.  Durante o verão acontecem shows memoráveis, de rock à óperas. O cantor Tony Bennett está previsto para se apresentar neste mês.  Já imaginou assistir a um show neste ambiente, que incrível?

hotel-em-verona

Arena de Verona

Saiba o que fazer em Gênova

Um dos símbolos da cidade e sua maior atração, recebe milhares de turistas todos os anos. Afinal, é uma construção da primeira metade do século I,  do ano 30 AC, que marca o fim do reinado de Augusto e o início do de Claudio. Mais bem preservado que o de Roma, é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, sobreviveu até a um terremoto no século 12.

Casa da Julieta

Apesar de não haver provas se Shakespeare foi mesmo a Verona ou sequer à Itália, a cidade abraçou a história por completo e você respira ares de romantismo devido à uma das histórias de amor mais famosas da literatura mundial. Depois que a peça de Shakespeare virou filme com direção de George Cukor, em 1936, o drama do amor impossível foi se tornando cada vez mais popular e Verona aproveitou a onda para investir em seus pontos turísticos.

o que fazer em Verona

A estátua de Julieta

Na Via Cappello, localizada no centro histórico da cidade, fica a Casa de Giulietta. A famosa cena da sacada na casa da família Capuleto, em que Julieta está no alto e Romeu declama suas juras de amor, é uma das passagens mais lembradas pelos românticos.

A famosa Casa de Julieta

A famosa sacada da Casa de Julieta

Leia mais: Hotel Majestic, em Roma

Mais recentemente, Verona foi cenário de outro filme que faz referência à obra de Shakespeare: “Cartas para Julieta”, com Amanda Seyfried e Gael García Bernal.

Só não se espante com o número de gente para tirar fotos: uma verdadeira guerra, principalmente se você for na primavera ou no verão, como eu. Há uma lojinha estrategicamente ali na praça que vende os famosos cadeados para os casais eternizarem seu amor, além de canetas para deixar o registro dos pombinhos.

o que fazer em Verona

Os cadeados deixados pelos casais apaixonados

Conheça mais 5 cidades românticas na Europa

Piazza delle Erbe e Piazza dei Signori

Ali pertinho, fica Piazza delle Erbe, outro ponto importante na cidade e a Piazza dei Signori, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini, e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.

o que fazer em Verona

Piazza dei Signori

hotel-em-verona

A Torre dei Lambertini

Castelvecchio e Ponte Romana ou Pietra

A antiga Ponte Romana, chamada também de Ponte Pietra, ou seja, de Pedra, foi construída no ano 100 AC. É a mais antiga de Verona e foi parcialmente destruída durante a II Guerra Mundial. Ela liga a cidade ao foro romano. A ponte está colada ao Castelvecchio, onde também há um museu de mesmo nome. É a construção militar mais importante da dinastia Scaliger durante a Idade Média.

o que fazer em verona

A ponte romana

Luxo e conforto na Toscana, no L’Andana

Este é um passeio belíssimo, tanto de dia, quanto à noite, com vistas deslumbrantes de Verona.

o que fazer em Verona

Castelvecchio Brige, Verona

Para mais informações de o que fazer em Verona, entre no site oficial da cidade. Como você vê, há muito o que fazer em Verona.

Dicas de Milão

Onde ficar em Verona

Recomendo muito o Palazzo Victoria, hotel onde fiquei por duas noites. No coração da cidade medieval e construído no século XVI, o palácio, como diz o nome, reúne quatro prédios e chega ser até um museu.

hotel em Verona

Entrada do hotel

hotel em Verona

Amei meu hotel em Verona

As diárias começam em 220 euros, na baixa temporada e quartos mais simples, e pode chegar aos 700 euros nas suítes, na alta temporada, sempre com café da manhã incluído.

Quarto amplo com sofá, poltrona e cabeceira

Quarto amplo com sofá, poltrona e cabeceira

Ótima dica de hotel para o seu roteiro do o que fazer em Verona.

Dica de hotel em Roma perto da Piazza di Spagna: Hassler Roma

Restaurantes em Verona

Trattoria al Pompiere – onde tive uma das melhores refeições da minha viagem à Itália. Recomendo o risoto com trufas, simplesmente sensacional. No cardápio, pratos típicos da região de Veneto.

o que fazer em Verona

Entrada do restaurante

o que fazer em Verona

Ambiente

o que fazer em Verona

Risoto com trufas

Antica Bottega del Vino  –  histórico com uma senhora adega. Infelizmente não consegui ir porque estava cheio todos os dias. Mas a cara era ótima!

Ristorante Antica Torretta – com mesinhas ao ar livre, em um ambiente super romântico, serve pratos autênticos da região. Meu spaghetti aos frutos do mar estava divino e meu marido comeu um nhoque gigante com trufas inesquecível!

o que fazer em Verona

Entrada à noite

o que fazer em Verona

Pratos do restaurante

o que fazer em Verona

Mesinhas na calçada

Agora que você já sabe o que fazer em Verona, onde ficar e onde comer, conte pra gente como foi sua experiência na cidade.

Viajei assegurada pela GTA Seguros, em parceria com a Europcar e Easysim4u, chip para celular.

Texto e fotos por Renata Araujo

Junho de 2017


Leia mais:

Le Bristol, um dos melhores hotéis de Paris

As 7 maravilhas do mundo

Roteiro de três dias em Madrid

5 hotéis de luxo na França

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.