Com arquitetura típica das cidades litorâneas americanas, a Ilha de Nantucket, destino de verão em Massachusetts, é um lugar para relaxar e, sobretudo, sentir a brisa do mar e o cheiro inebriante das rosas. Com pouco mais de 15 mil habitantes, a ilha já foi, no passado, uma vila de caçadores de baleias. Hoje, é povoada pelos ricos e famosos do Nordeste americano e possui, por exemplo, um dos metros quadrados mais caros de Massachussetts.

?Reserve o seu hotel em Nantucket aqui pelo melhor preço.

Ilha de Nantucket

Nantucket vista de cima

Ilha de Nantucket

Certamente uma ótima dica de passeio perto de Boston

Ilha de Nantucket

Localização

Na língua nativa americana, Nantucket significa “ lugar distante” e está localizada a 165 Km de Boston. Portanto, o jeito mais fácil de chegar a Nantucket é indo de carro. A primeira parte da viagem dura cerca de 1h30, que é o tempo necessário até Hyannis. De lá, pega-se o ferry para Nantucket e são mais 2h30 mar a dentro. Diariamente saem em média 5 ferries com destino a Nantucket e a passagem pode ser comprada diretamente no porto ou pelo site (nantucketferries.com).

+O que fazer em Boston

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Ilha de Nantucket

Ferry Boat que faz o percurso

História

A ilha de Nantucket foi, durante o século XIX, um dos maiores centros de caçadores de baleias dos Estados Unidos. A finalidade era a extração do óleo dos mamíferos para ser usado na iluminação pública e, além disso, a prática era uma importante atividade econômica do período.

+5 cidades que vale conhecer nos EUA

Ilha de Nantucket

A marina de Nantucket

Tanto que a história do navio baleeiro Essex – que deixou o porto de Nantucket e acabou afundado por uma baleia, em 1820 – inspirou o americano Herman Melville (1819-1891) a escrever Moby Dick, um dos grandes clássicos da literatura mundial.

O que fazer

Um bom jeito de explorar a ilha de Nantucket é a pé ou de bicicleta. No comércio, floriculturas, livrarias e galerias de arte, por exemplo, nos lembram que a palavra-chave é relaxar. Uma curiosidade é que em muitas lojas você verá peças em tons de rosa, cor que representa a cidade, além das chamadas Nantucket Reds, as calças de algodão em tons de rosa que são um símbolo da cidade.

+Top 5 cervejarias em Boston

ilha nos arredores de boston

As ruas de Nantucket, ilha nos arredores de Boston, certamente são um charme

Uma parada obrigatória para fotos é no Old Mill, localizado na 50 Prospec Street, que é o moinho em funcionamento mais antigo do país. Além dele, há também o Brant Point Lighthouse, outro cartão postal da cidade. O farol está lá desde 1901 e foi colocado em substituição ao original, de 1746. E para quem gosta de artes, perto do porto estão várias galerias.

+Top 5 hotéis de luxo em Boston

ilha nos arredores de boston 2

O farol certamente é um dos símbolos da ilha nos arredores de Boston

Parece até cenário de filme, né?

Entre as principais praias estão a Children’s Beach, Brant Point, Jetties Beach, Surfside Beach, entre outras. Aliás, as praias de Nantucket são consideradas algumas das mais limpas do mundo. Portanto, taí mais um motivo de ser um ótimo destino de verão em Massachusetts.

+7 atrações em Atlanta

ilha nos arredores de boston

A praia de Brant Point

ilha nos arredores de boston

Imagina que delícia no calor!

Para conhecer um pouco mais da cidade, visite uma das casas históricas. As mais famosas são a Joseph Swain House, Hadwen-Wright House e Starbuck’s House. A visita a elas é uma imersão na Nantucket dos séculos XVIII e XIX.

+O que fazer em Aspen no Verão

As casinhas de Nantucket

Os museus

Como Nantucket tem grande influência marítima, dois dos seus principais museus têm como tema principal as embarcações e atividades em alto mar. No Museu do Naufrágio e Salvamento de Nantucket (158 Polpis Road), por exemplo, são exibidos barcos antigos que serviam para o resgate de sobreviventes dos mais de 700 barcos naufragados na ilha.

+Top 10 atrações em Denver, no Colorado

ilha nos arredores de boston

A ilha nos arredores de Boston tem sua própria marina

Porém, a principal atração da Ilha de Nantucket é o Museu das Baleias. O Whaling Museum conta a história da cidade que já teve um dos principais portos de caça às baleias dos Estados Unidos. Durante o tour, o visitante aprende sobre a ascensão e queda de Nantucket como a capital da exploração do óleo de baleia. Além disso, é possível ver de perto um esqueleto completo de uma baleia de 6m. O museu fica no antigo prédio da Fábrica de Óleos e Velas Hadwn &Barney, na 13 Broad Street, bem perto do terminal marítimo.

+Madison, cidade histórica na Geórgia

ilha nos arredores de boston 8

Museu que conta mais da relação da cidade com as baleias

ilha nos arredores de boston

Mais detalhes do museu

Onde comer

É no charmoso centrinho de Nantucket, este destino de verão em Massachusetts, que está a maioria dos restaurantes, dos mais informais aos mais sofisticados. Porém, muitos deles só funcionam durante o verão e fecham entre o fim de setembro e abril. Portanto, fique atento!

ilha nos arredores de boston

As casinhas todas iguais nesta ilha nos arredores de Boston

Próximo ao porto está o GH Hotel Restaurant e no outro lado da ilha, no vilarejo de Siasconset estão os famosos Chanticleer e The Summer House. Muitos dos restaurantes servem produtos orgânicos locais, como, por exemplo o badalado Dune. Por ser muito procurado, é aconselhável fazer reserva antes de ir.

ilha nos arredores de boston 7

Boas dicas de onde comer em Nantucket

Curiosidade

A ilha de Nantucket é considerado um dos lugares mais limpos do país, pois recicla mais de 90% do seu lixo. E se alguém ainda insistir em desobedecer a lei de reciclagem, irá pagar uma multa de US$500. Porém, a prática da coleta seletiva já se tornou um hábito na cidade. Tanto que a previsão é que em menos de 10 anos o aterro sanitário de Nantucket deixe de existir.

Certamente um lugar que merece ser reconhecido!

Como chegar

De Boston saem ônibus da South Station Bus Terminal e o tempo de viagem é o mesmo do de carro, 4h. Além disso, há também a opção do avião pela Cape Air. Neste caso, a vigem dura 45 minutos e é feita em aviões pequenos onde temos que indicar o nosso peso (real!Rs) e das nossas bagagens.

+10 atrações na Filadélfia

Saindo de Nova York, a maneira mais fácil é indo de carro. Porém a viagem demora 6h30.

Onde ficar

Por ser uma cidade distante tanto de Boston quanto de Nova York, o ideal é ficar em Nantucket de um dia para o outro. As melhores opções de hospedagem são o The Wauwinet e o The Nantucket Hotel & Resort. O comércio é feito basicamente de marcas locais. Então, não espere encontrar grandes redes de lojas ou restaurantes.

Portanto, que tal aproveitar esse fim de verão americano em um dos lugares mais ricos do país e, além disso, um dos mais limpos do mundo? Não é má ideia, né?

Por Renata Araújo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araújo

Agosto de 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.