Belém do Pará, com localização privilegiada, no meio da Amazônia, é rica em ingredientes únicos que compõem seus pratos típicos. Belém tem o título de Cidade Brasileira da Gastronomia Criativa pela UNESCO. Por isso, neste post, você vai conhecer 5 restaurantes em Belém do Pará e o que a gastronomia paraense tem de melhor! Afinal, o Círio de Nazaré, a manifestação religiosa mais importante do estado está quase chegando.
Se você está de viagem marcada para Belém, anote esses nomes e não tenha medo de experimentar o menu diferenciado, principalmente os peixes de água doce, camarão rosa, ingredientes como o tucupi, jambu e a maniva; passando pelas frutas regionais como o cupuaçu e o bacuri, além é claro do famoso açaí, que é servido de um jeito diferente por lá.
Se você gosta e pesquisa sobre gastronomia brasileira, provavelmente sabe quem é o chef Thiago Castanho. Ele ficou ainda mais famoso depois de participar de programas como o MasterChef Brasil. Para entender porque ele é tão reverenciado na alta gastronomia, vale conhecer seu restaurante em Belém: O Remanso do Bosque.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Detox & Yoga na Amazônia | Hotel Juma Lodge
O Remanso do Bosque está entre os 50 melhores da América Latina. Lá é possível apreciar as iguarias paraenses preparadas de um jeito todo especial. O ambiente do restaurante é uma delícia, e o menu, extraordinário.
Uma sugestão de prato é o Filhote na Brasa na Folha de Bananeira, uma das especialidades do chef. Prove também os drinques exclusivos, feitos com ingredientes da Amazônia, como a Tacachaça. Vale experimentar o Menu Degustação, onde é possível provar de tudo um pouco. Você não vai se arrepender.
Cristalino Jungle Lodge, conforto e charme no sul da Amazônia
O restaurante conta ainda com uma vendinha, onde você pode comprar os produtinhos regionais, além de livros de receitas assinados por ele.
O Remanso do Peixe existe há muito anos. Funciona desde sempre na casa da família do Thiago Castanho. Inclusive, foi lá que ele descobriu o seu dom na cozinha. O espaço fica dentro de uma vila, super reservado e simples, mas que guarda os melhores pratos de peixe da cidade. Ou seja: um menu repleto dessa iguaria, preparados com os ingredientes regionais.
Carmel Charme Resort, hotel de luxo perto de Fortaleza
Minha sugestão é a famosa Caldeirada Paraense, carro chefe da casa, que leva peixe cozido, camarão rosa, tucupi e o jambu (uma folha que dá uma sensação super diferente na boca).
10 dicas para sua mala de verão
O grande diferencial do Manjar das Garças é a sua localização. Ele fica dentro do Mangal das Garças, um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Lá é possível passar um dia inteiro apreciando as belezas naturais como a vista na beira do rio, o orquidário e as aves da região.
Para finalizar, um almoço com buffet completo, além de sobremesas feitas com as frutas regionais, como a torta de cupuaçu com queijo cuia. O ambiente é muito agradável e proporciona uma vista ótima. À noite, o menu é à la carte e é igualmente saboroso.
A culinária paraense conta com pratos únicos, como o tacacá, a maniçoba, o pato no tucupi e o vatapá paraense. Um costume bem peculiar na região é que os locais apreciam esses pratos típicos em bancas montadas nas calçadas. Sinceramente, não é lá muito confortável. É por isso que indico o Restaurante do Tomaz.
Lá eles servem os famosos pratos paraenses com maior higiene, conforto e sabor em mesas e ambiente refrigerado (o que faz toda a diferença em se tratando de Belém, uma cidade onde o clima médio é de 30ºC). E a melhor parte é que abre das 11:30 da manhã e fica aberto até as 22 horas. Bateu vontade? Vai lá no Tomaz.
Pode-se considerar o restaurante Lá em Casa como o berço da gastronomia criativa paraense. Ele foi comandado pelo renomado chef Paulo Martins, o pioneiro quando se trata de utilização de ingredientes paraenses em pratos sofisticados.
Paulo Martins já não está mais entre nós, mas deixou o seu legado. Hoje o Lá em Casa é comandado pelos filhos do chef e mantém a mesma essência de sempre. Quando você estiver passeando pela Estação das Docas, vale fazer uma pausa para apreciar os quitutes do restaurante. Um dos pratos mais diferentes por lá é o Risotto de Maniçoba.
E ai, gostou das dicas de restaurantes em Belém? Agora é só planejar a sua viagem e aproveitar para assistir às comemorações do Círio de Nazaré, que levou mais de 2,5 milhões de pessoas no ano passado!
Reserve o seu hotel AQUI com a gente.
Texto escrito por Julia Maiorana
Fotos: Julia Mariorana, Helen Pomposelli e Divulgação
Outubro de 2017
Novo Instituto Moreira Salles em SP
Hotel residência em Downtown Ny| Aka Wall Street
Uma cobertura nos Jardins: Hotel Etoile SP
Salvar
Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 467 anos. Por isso, algumas personalidades paulistas, falaram…
É mais que necessário ter cuidados com a pele no verão. Por isso, conversamos com…
Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…
Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…
Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…
Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…