Fomos conhecer o novo Instituto Moreira Salles em São Paulo, que fica em plena Avenida Paulista em um prédio de 7 andares. Com um belíssimo projeto arquitetônico, idealizado pelo escritório Andrade Morettin, começou a ser construído em 2014 e foi inaugurado há pouco mais de uma semana. Esta é a maior propriedade do centro cultural no país, que tem sua sede original em Poços de Caldas, no interior de Minas, e uma unidade no Rio de Janeiro, na Gávea.

Procurando hotel em São Paulo? A gente te ajuda!

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Vista do IMS São Paulo

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Fachada

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Em um espaço de 1.200 m² de área expositiva, atualmente 5 exposições estão sendo exibidas no IMS. Uma delas é a premiada videoinstalação “The Clock”, do artista Christian Marclay, que dura um dia inteiro. Para que os frequentadores vejam a obra completa, a sala ficará aberta durante as madrugadas de sábado para domingo até 19 de novembro. É imperdível e muito original!

Uma cobertura nos Jardins: Hotel Etoile em São Paulo

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Mostra The Clock

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Pé direito altíssimo e muitas escadas

Outro destaque é a mostra “Os americanos + Os livros e os filmes”, de Robert Frank. Pela primeira vez no Brasil, o fotógrafo traçou um retrato do país e de seus moradores na década de 50. Já o projeto do artista alemão Michael Wesely, chamada de “Câmera aberta”, reúne quatro fotos da construção do prédio do IMS Paulista, que mostram a evolução da obra através de câmeras instaladas nos edifícios vizinhos.

Restaurante Tangará Jean-Georges, em SP

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Exposição “Os americanos + Os livros e os filmes”

A exposição “Corpo a Corpo” conta com imagens que tratam do corpo como representação social e atuação política, assinadas por Bárbara Wagner, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, os coletivos Mídia Ninja e Garapa, e a artista Sofia Borges. E a 5ª mostra do novo IMS em SP é a exposição “São Paulo: três ensaios visuais”, é uma projeção de 20 minutos com fotos de São Paulo desde 1862, feitas por Militão de Augusto de Azevedo, Alice Brill, entre outros.

10 lugares para tomar café da manhã em SP

Instituto Moreira Salles em São Paulo

“Corpo a Corpo”

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Mais da mostra “Corpo a Corpo”

Um centro cultural completo

Há ainda um cineteatro para 150 pessoas, um espaço de estudos, três salas de aula para palestras e cursos e uma biblioteca de fotografia no 1º andar do prédio. O acervo abrange desde livros, catálogos e revistas de importância histórica até fotolivros. Conversas com artistas, debates e shows também estão na programação do centro. Além de um café no 5º piso, o IMS conta com o restaurante Balaio, no térreo, comandado por Rodrigo Oliveira, do Mocotó. E ainda uma filial da carioca Livraria da Travessa. Ou seja, um programa completo!

Pullman Ibirapuera | Hotel em SP

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Livraria

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Um ótimo programa em SP

Em breve no IMS São Paulo

A grade de programação do novo IMS já está completa até 2019!  Em uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, o centro cultural vai abrigar por 1 ano a obra “Viúva Negra”, de Alexander Calder. Já em meados de 2018, o instituto planeja expor dois grandes nomes da fotografia. A primeira mostra celebra o centenário do americano Irving Penn, famosos pelos ensaios de moda e retrato. A segunda é do fotógrafo africano Seydou Keita, que retrata a sociedade, os costumes e vestuários do país.

Hotel no Itaim | Etoile Hotels

Instituto Moreira Salles em São Paulo

Vista do Instituto Moreira Salles em São Paulo

O novo Instituto Moreira Salles em São Paulo é um ótimo programa cultural, muito bem localizado e vale a pena conhecer!

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Dias e Horários de Funcionamento: ter – dom, 10h às 20h; qui, 10h às 22h. feriados (exceto segunda), das 10h às 20h

Entrada gratuita.

Por Renata Araújo e Duda Vétere

Fotos: Renata Araújo e Shoichi Iwashita

Setembro de 2017


Leia mais:

Deto e Yoga na Amazônia | Hotel Juma Lodge

Evento de luxo no Ponta dos Ganchos exclusivo para mulheres

O que fazer em Boston | Dicas dos EUA

Epcot International Food&Wine

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.