São Paulo é uma cidade que tem muito a oferecer, principalmente para os amantes da cultura! Afinal, são muitos museus, galerias de arte… e já que estamos no período de férias escolares, vale a pena ficar por dentro deste roteiro artsy. O You Must Go preparou uma lista de 5 exposições em São Paulo que são imperdíveis, com Tarsila, Björk e Ernesto Neto – muito legal para crianças, também. Portanto, tome nota!

?Reserve AQUI o seu hotel em SP pelo melhor preço.

5 exposições em São Paulo

Tarsila Popular, no MASP

Parada obrigatória em São Paulo, o MASP traz  a maior exposição já dedicada à Tarsila do Amaral! São 92 obras no museu projetado por Lina Bo Bardi – e filas extensas aos finais de semanas e às terças, quando a entrada é gratuita. A mostra foi apelidada de “popular” e reforça a ligação da artista com o povo e a noção de brasilidade. A paleta de Tarsila, que, aliás, combina com as cores das paredes pintadas especialmente para a ocasião, também é popular: “azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante”. Além disso, lá é possível ver ao vivo sua grande obra, o Abaporu, símbolo do modernismo e da antropofagia e o quadro mais valioso da arte brasileira. Ele se encontra desde 2001 no Malba, na Argentina. A exposição fica em cartaz até 28 de julho.

End: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+Instituto Moreira Salles, em São Paulo

O famoso Abaporu

Ernesto Neto: Sopro, na Pinacoteca

Também com filas aos sábados, quando a entrada é gratuita, a exposição “Ernesto Neto: Sopro”, reúne uma série de instalações e estruturas coloridas, interativas e lúdicas. A ideia é que as pessoas possam ter uma experiência coletiva e de afeto entre elas mesmas e entre as obras, já que, segundo ele, o corpo é indissociável da mente e da espiritualidade. Portanto, a mostra é um recorte dos quase 40 anos da produção do artista, que desde 2013 colabora com os povos da floresta. Para esta exposição, Ernesto Neto trouxe um trabalho inédito: a instalação Cura Bra Cura Té, que tem como referência nossas três matrizes: indígena, africana e europeia.

+A Casa do Porco fica entre os 50 melhores restaurantes do mundo

A instalação Cura Bra Cura Té

Além disso, esta é uma exposição kids friendly, já que elas podem brincar nas obras de crochês, instrumentos musicais e texturas. Em cartaz até dia 15 de julho.

End: Praça da Luz, 2 – Luz

+Cór Gastronomia: restaurante de carnes em SP

Certamente um ótimo programa para ir com crianças

Björk Digital, no MIS

Depois de abrigar mostras com filas quilométricas como, por exemplo, Stanley Kubrick e David Bowie, o MIS, no Jardim Europa, recebe a recém-inaugurada exposição-instalação sobra a islandesa Björk, em colaboração com alguns dos maiores artistas visuais do mundo. A mostra traz seis trabalhos da cantora extraídos de seu penúltimo álbum, Vulnicura. As obras, divididas em quatro salas, podem ser vistas com óculos de realidade virtual. Para ter uma ideia, em um dos vídeos da mostra um avatar animado de Björk dança em meio a um oceano. Já em outra sala, você poderá compor músicas em tablets. Além disso, não deixe de conferir o novo restaurante do carioca Felipe Bronze, o Pipo, inaugurado nos fundos do museu, em janeiro deste ano. A exposição fica em cartaz até 18 de agosto.

End: Av. Europa, 158 – Jardim Europa

+O primeiro Hotel Four Seasons do Brasil, em São Paulo

Metaversø, no Farol Santander

A exposição é uma verdadeira orgia sensorial. Dentro do Farol Santader, conhecido como o antigo prédio do Banespa e o terceiro arranha-céu mais alto da cidade, a mostra Metaversø reúne coletivos e artistas paulistanos como, por exemplo, Bijari, VIGAS, SALA 28, AYA Studio, Bloco e Wesley Lee, em uma explosão de luzes, lasers e sons. A proposta é a criação de um Metaversø: espaço onde o mundo virtual transforma-se em uma metáfora do mundo real. Ao final, não deixe de ir ao café, no mirante, para ver a cidade do alto de seus 35 andares. Em cartaz até 15 de setembro.

End: R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo.

+Restaurantes com menus executivos nos Jardins, em SP

Super divertida!

Entra que lá vem história, no Shopping Eldorado

Klift Kloft Still, a porta se abriu! Se você se lembra dessa senha para entrar no “Castelo Rá-Tim-Bum”, certamente vai se emocionar na exposição “Entra que lá vem história”, em comemoração aos 50 anos da TV Cultura. Portanto, se prepare para uma imersão nostálgica! Qual criança não acompanhou com carinho “Vila Sésamo”, “Rá-Tim-Bum”, “Glub Glub” ou “Cocoricó”? E qual adolescente não vibrou pelas irmãs de “Confissões de Adolescente”? Isto sem falar dos clássicos como, por exemplo, o jornalístico “Roda Viva” – onde você pode inclusive se sentar na cadeira do entrevistado para tirar foto. São mais de 40 cenários temáticos e imersivos, dedicados a contar e reapresentar as curiosidades de aproximadamente 50 programas. A exposição está em cartaz no Shopping Eldorado até 22 de setembro.

End: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros.

+7 restaurantes novos em São Paulo

Charges em uma das exposições em São Paulo

Quem assistia Castelo Rá-Tim-Bum vai amar!

Texto e fotos por Denise Meira do Amaral. Julho 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.