5 dicas para enfrentar o isolamento social, por uma psicóloga
Como você está lidando com a quarentena? Certamente está sendo um período atípico para todos, até mesmo para quem já trabalhava em home office. Afinal, conciliar trabalho com as tarefas de casa, e filhos (para quem tem) não é fácil. Portanto, conversamos com a psicóloga Daniela Faertes que compartilha neste post 5 dicas para enfrentar o isolamento social. Aproveite para ler também sobre as dicas da Itália para enfrentar a quarentena, o cancelamento de viagens e os cuidados com as fake news.
+15 séries para viajar sem sair de casa
5 dicas para enfrentar o isolamento social
1- Trabalhe as suas próprias estratégias
Faça uma seleção, de acordo com o seu perfil, das informações e dicas que você vai consumir, inclusive as de saúde mental. Elabore em uma estratégia personalizada para o seu caso. Se você está muito voltado para a catástrofe futura, foque no presente, no aqui e agora, no que você controla ou não. Portanto, tente fazer cada dia de “sobrevivência” o menos pesado possível e não o mais perfeito. Já se você está se sentido limitado pela restrição de hoje, pense nos projetos para o período posterior e vá alimentando eles. Ou seja, se os seus pensamentos estão no presente ou no futuro, você precisa trabalhá-los mentalmente de forma individualizada.
+Isolamento social: jantar virtual entre amigos
+5 Padarias que fazem delivery no Rio
2- Divida o tempo em pedaços
Concentre a sua energia em pequenos períodos de tempo. Pense no momento específico de agora até semana que vem e faça uma programação para isso. A partir de como as coisas vão seguir a diante, faça uma nova programação. Mas vá seguindo um ritmo “por etapas”. Lembre-se, por mais que o desejo seja seguir a rotina normal, é preciso ter em mente que estamos em um momento atípico, com um roteiro e ritmo diferente. É preciso adaptar e flexibilizar a rotina para que ela não vire mais um estressor ou uma frustração por ser seguida à risca. Não conseguiu manter a rotina? Reprograme e tente novamente, mas com menos regras. Dica: anote, ao final do dia, o que deu certo e o que não deu – assim, você pode planejar a próxima semana baseada nos seus próprios “testes”.
+Relato de uma blogueira de viagem durante a quarentena, no Rio
+Mixologistas ensinam receitas de drinques para fazer em casa
3- Comece aos poucos
Se a ideia é iniciar atividades que antes você não fazia em casa, comece com cinco minutos por vez e vá aumentando. Seja exercício, arrumação, leitura. Muitos estão fechados em uma crença do “eu não consigo em casa”: trabalhar, se exercitar, etc… Porque, na verdade, estão tentando no mesmo modelo de “fora de casa” – e aí fica mais difícil. As palavras do momento são adaptação e flexibilidade.
+Chefs ensinam receitas fáceis para fazer em casa
+ 7 museus com tour virtual
4- Priorize a comunicação
Pessoas que moram com adultos podem se beneficiar – e muito – de uma comunicação mais clara. Pergunte para o outro o que é importante para ele nesse momento. Ninguém é capaz de adivinhar o que o outro sente, nem mesmo as pessoas mais próximas. Todos estão mais irritados, estressados e, por isso, as nossas necessidades estão diferentes. Pode ser que a outra pessoa precise de duas horinhas sem ser interrompida ou até mesmo queira ficar mais próxima para assistir um filme ao fim de dia. A questão é que, nessa nova dinâmica, as necessidades mudaram. As suas e as das pessoas ao seu redor.
+Atrações turísticas fechadas ou suspensas no Rio, devido ao Coronavírus
5- Tenha em mente o que está (ou não) no seu controle
Isso ajuda a evitar a ruminação de pensamentos. Dentro de um círculo, temos o controle: das horas que passamos vendo notícias, de como vamos responder aos outros, o que vamos tentar fazer hoje, como podemos ajudar quem mais precisa, nossos cuidados de higiene e isolamento. Fora dessa “bolha”, não podemos controlar: as decisões políticas de cada dia, como os outros estão fazendo o próprio isolamento, as ações, atitudes e humores dos outros. Nossa última dica para enfrentar o isolamento social.
Por Daniela Faertes. Março 2020.
Fotos: Ariana Declerck e Carol Kappaun.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário